Cadastre-se

Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!

Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline

Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)

Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.

Desculpe, você não tem permissão para enviar uma redação, Você precisa acessar sua conta para enviar uma redação.

Desafios atuais do empreendedorismo como fator de mobilidade social

Desafios atuais do empreendedorismo como fator de mobilidade social

TEXTO I

“Mobilidade social: Se caracteriza pelo acesso de uma pessoa para uma classe social que tanto pode ser positiva – sair de uma classe social inferior para outra superior -, como pode ser negativa – sair de uma classe social superior para um inferior.

O empreendedorismo tem grande influência nessa mobilidade, pois é em sua grande maioria o fator decisivo que pode alavancar os indivíduos economicamente, levando assim a economia a girar e produzir maiores resultados”.

Fonte: https://aulasdafacul.blogspot.com/2011/09/mobilidade-social-e-empreendedorismo.html – Acesso em 26.04.2021.

 

TEXTO II

“A história do empreendedorismo vem mostrando o papel relevante reservado aos grupos sociais marginalizados, muitas vezes originários de comunidades de imigrantes, nas conquistas econômicas. Foi o caso dos libaneses na África Ocidental, dos chineses na Ásia do Sudeste, dos indianos na África Oriental etc. No Brasil, a historiografia econômica e empresarial, embora limitada, também registra a presença de fenômeno semelhante. Os grandes empuxos industriais no País, que vieram, sobretudo, a partir de iniciativas governamentais – a exemplo das implementadas pelo Governo Vargas – estimularam o desenvolvimento de um capitalismo de estado, por meio da criação de grandes empresas de base. Apesar da prioridade reservada ao capitalismo de estado, alguns empreendedores tiveram um papel destacado no processo de industrialização do País.

Os fundadores dos grandes impérios industriais privados foram, muitas vezes, imigrantes pobres ou filhos de imigrantes, até mesmo semianalfabetos, que, com obstinação e espírito de luta, conseguiram projetar-se no mundo dos negócios, a exemplo das famílias Matarazzo, Lorenzetti, Gianetti, Pignatari. Vários estudiosos contemporâneos do fenômeno de mudança social e empreendedorismo vêm buscando compreender a influência da afiliação a diferentes grupos sociais, minoritários ou marginalizados, na formação do espírito empreendedor. Para muitos autores clássicos, o empreendedorismo não seria um fenômeno originário da elite da sociedade”. 

Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902014000300006 – Acesso em 26.04.2021.

 

TEXTO III

“De acordo com o Sebrae (2019), 99% das empresas do país são micro e pequenas, responsáveis por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e respondem por 54% do emprego formal. Esse cenário era antes da pandemia. Agora sabemos que há uma luta dos empreendedores, sobretudo periféricos, para sobreviver em meio à crise do coronavírus, como bem pontua a matéria publicada no site Periferia em Movimento.

Uma pesquisa realizada pelo Desabafo Social e Afrotrampos, ouviu 200 empreendedores de diferentes cidades do Brasil, sendo 81,6% pretos e 77,7% mulheres. Dos entrevistados, 60,3% dos empreendedores são MEI e 30,8% não possuem CNPJ. Além disso, o maior setor de atuação é moda (20,7%), seguido de gastronomia (12,4%). Os dados divulgados pelo Sebrae, em março de 2020, mostram que o setor de moda teve uma queda de 80% no varejo e 74% em todo seguimento. Já o de gastronomia, a queda é de 67% e aqueles que conseguirem se adaptar às entregas, podem minimizar os impactos dos seus negócios.

O que os empreendedores estão vivendo, mostra que os futuros foram antecipados e a transformação digital acelerada. A reinvenção não é só a palavra da vez, mas também o comportamento da vez”.

Fonte: http://moniqueevelle.com.br/blog/o-futuro-das-desigualdades-e-geracao-de-renda-em-tempos-de-pandemia/ – Acesso em 26.04.2021.

 

TEXTO IV

Fonte: https://fernandonogueiracosta.wordpress.com/2019/02/05/divulgacao-de-ilusao-mobilidade-social/ – Acesso em 26.04.2021.

A partir da leitura dos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma-padrão, a respeito do tema: Desafios atuais do empreendedorismo como fator de mobilidade social. Selecione e organize fatos e argumentos relacionados a distintas áreas do conhecimento que contribuam para a defesa de um ponto de vista. Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

Conteúdo relacionado

Comente