Cadastre-se

Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!

Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline

Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)

Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.

Desculpe, você não tem permissão para enviar uma redação, Você precisa acessar sua conta para enviar uma redação.

Causas e consequências do imediatismo na sociedade contemporânea

Causas e consequências do imediatismo na sociedade contemporânea

TEXTO I

“Desde os anos 90 se discute a chamada cultura da urgência, que se constituiu a partir de ambientes corporativos e rapidamente foi incorporada à rotina social.  ‘É como se tudo precisasse de uma resposta imediata. Logo, o fato de eu tomar ciência de alguma coisa já implica que eu precise agir e reagir a isso prontamente’, expõe Cláudio Anastácio de Paula, doutor em psicologia social. Uma dinâmica que é, portanto, anterior à popularização dos mecanismos de troca de mensagens instantâneas, mas que encontrou neles terreno fértil. 

E esse imediatismo está entre as características que especialistas apontam como potencializadoras da disseminação de informações falsas, pois somos chamados a reagir a tais notícias antes mesmo de saber se são mesmo confiáveis. Além disso, se aproveitando dessa vulnerabilidade sociocultural, há empresas que se especializaram no disparo em massa de mensagens, permitindo, inclusive, segmentação do público. Uma prática que, diga-se, fere as normas de uso da plataforma WhatsApp.

Neste aspecto, é importante lembrar que, de acordo com pesquisa realizada a pedido da Câmara dos Deputados e do Senado Federal em 2019, 79% dos brasileiros usam o WhatsApp como principal fonte de informação. Veículos tradicionais e redes sociais aparecem em segundo e terceiro lugar, respectivamente”.

Fonte: https://www.otempo.com.br/interessa/imperio-do-whatsapp-imediatismo-que-pode-gerar-ansiedade-1.2395882 – Acesso em 22.07.2021.

 

TEXTO II

“Nem sempre os seres humanos tiveram a habilidade de pensar de maneira abstrata sobre o tempo a longo prazo. Alguns pesquisadores afirmam que essa ‘viagem no tempo’ é uma adaptação vital que levou ao sucesso da nossa espécie. Segundo Thomas Suddendorf, da Universidade de Queensland, humanos podem ser os únicos animais com essa habilidade. 

‘É uma habilidade tremendamente poderosa’, disse Suddendorf a Claudia Hammond, da BBC Future, em 2016. ‘Nós podemos imaginar situações como o que faremos amanhã, na semana que vem, onde vamos tirar férias, que carreira seguir, e podemos imaginar versões alternativas a essas. E podemos analisar cada uma delas em termos de sua possibilidade e conveniência.’

Apesar de nossas faculdades mentais planejarem adiante, temos uma fraqueza no nosso pensamento chamado ‘viés presente’, que favorece recompensas de curto prazo mais que no longo prazo. E se tendemos a negligenciar nosso próprio bem-estar futuro, é ainda mais difícil ter empatia por nossos descendentes. Isso é muito nítido no mundo da política e da economia.

É assustador tentar entender como nós podemos agir com bondade com pessoas que ainda não nasceram. Perceber que somos apenas um em uma cadeia de gerações e aceitar que por mais que sejamos esquecidos no futuro, temos um dever ético com nossos descendentes de deixar um mundo melhor do que o que herdamos”.

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-47260625 – Acesso em 22.07.2021.

 

TEXTO III

Fonte: http://evandrooliveira.pro.br/wp/2016/12/01/rede-social-sublime-e-belo/ –  Acesso em 22.07.2021.

A partir da leitura dos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma-padrão, a respeito do tema: Causas e consequências do imediatismo na sociedade contemporânea. Selecione e organize fatos e argumentos relacionados a distintas áreas do conhecimento que contribuam para a defesa de um ponto de vista. Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

Conteúdo relacionado

Comente