TEXTO I
“De acordo com o estudo do CFPB (Consumer Financial Protection Bureau, órgão de proteção ao consumidor financeiro dos Estados Unidos), bem-estar financeiro pode ser definido como um estado de estar no qual as pessoas:
• Têm controle sobre as finanças do dia a dia, mês a mês;
• Têm a capacidade de absorver choques financeiros;
• Estão no caminho para atingir seus objetivos financeiros; e
• Têm liberdade financeira para fazer escolhas que lhes permitam aproveitar a vida.
Portanto, bem-estar financeiro pode ser diretamente relacionado a quatro componentes da vida financeira. São eles: controle financeiro; tranquilidade financeira; objetivos de vida; e liberdade financeira”.
Fonte: https://www.investidor.gov.br/portaldoinvestidor/export/sites/portaldoinvestidor/menu/Menu_Academico/Programa_Bem-Estar_Financeiro/Apostilas/apostila_01-bef-bem-estar.pdf – Acesso em 09.02.2021.
TEXTO II
“Nem só de presente nem só de futuro se faz o bem-estar financeiro. O segredo é equilibrar os dois momentos, de modo que se possa ter algum desfrute hoje sem que o amanhã nos tire o sono. Não é fácil conjugar todos os pilares do bem-estar, especialmente em um momento econômico ainda desafiador. Mas nem tudo deve ser colocado na conta da conjuntura. Ao quadro econômico, soma-se ainda uma série de hábitos e comportamentos que levam à priorização da satisfação no presente, em detrimento do futuro.
A grande dificuldade dos consumidores, segundo esta sondagem, está em formar reserva financeira e em preparar-se para o futuro, o que reduz o bem-estar financeiro. Esse é um aspecto importante, pois, ainda que orçamento esteja equilibrado no zero a zero, a ocorrência de imprevistos pode trazer problemas ao consumidor, podendo levá-lo até a uma situação de inadimplência”.
Fonte: https://static.poder360.com.br/2019/09/Indicador-de-Bem-Estar-Financeiro.pdf – Acesso em 09.02.2021.
TEXTO III
Fonte: https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/especial-cidadania/despreparo-financeiro-da-populacao-e-preocupante – Acesso em 09.02.2021.
A partir da leitura dos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma-padrão da língua portuguesa, a respeito do tema: Caminhos para melhorar o bem-estar financeiro do brasileiro. Selecione e organize fatos e argumentos relacionados a distintas áreas do conhecimento que contribuam para a defesa de um ponto de vista. Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Quer ter sua redação corrigida?
Comente
You must login or register to add a new comment.