Cadastre-se

Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!

Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline

Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)

Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.

Desculpe, você não tem permissão para enviar uma redação, Você precisa acessar sua conta para enviar uma redação.

A consciência do brasileiro em relação à segurança cibernética

A consciência do brasileiro em relação à segurança cibernética

Texto 1

Devido às estrondosas falhas de segurança cibernética descobertas recentemente nos sistemas de grandes empresas, muitos especialistas alertam que é hora de novos enfoques para enfrentá-las.

Nas últimas semanas, o mundo da cibersegurança foi sacudido pela notícia de um ataque maciço contra a gigante de vendas online eBay, que afetou 145 milhões de clientes pouco após outro contra 110 milhões de usuários da rede de distribuição norte-americana Target. [protected]

Além disso, no começo deste mês, os Estados Unidos abriram um processo contra cinco oficiais do Exército da China por terem supostamente “hackeado” empresas americanas para roubar segredos comerciais, uma acusação rechaçada por Pequim.

Todos esses incidentes põem em evidência as enormes lacunas da cibersegurança ou a facilidade com que agentes maliciosos (programas ou aplicativos conhecidos como “malware”) podem entrar em um simples computador e, a partir daí, em uma rede ou na nuvem (armazenamento on-line).

“O velho modelo [de segurança cibernética] não funciona”, disse James Lewis, do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais. Para ele, a cibersegurança “está piorando e saindo do controle. Um dos dilemas é que quando as pessoas precisam escolher entre segurança e utilidade, com frequência escolhem a utilidade”.

Um estudo publicado na semana passada pela empresa de segurança Trustwave informou ter identificado 691 falhas de segurança informática em 24 países no ano passado, com até 53,6% de incidentes durante 2012. “Enquanto os criminosos conseguirem ganhar dinheiro roubando dados e vendendo informações confidenciais no mercado negro, não acreditamos que os roubos de informação sejam reduzidos”, destacou o relatório.

Grande parte do programa se deriva dos chamados ataques de “phishing”, nos quais os correios eletrônicos são disfarçados para parecerem ter sido enviados por pessoas de confiança. Quando os links contidos nas mensagens são abertos, os hackers conseguem instalar programas que lhes dão acesso ao computador e até a uma rede completa.

Um informe da empresa de segurança Symantec indicou em 2013 um aumento de 91% em ataques de “phishing” direcionados a alvos específicos, e destacou que mais de 552 milhões de identidades estavam expostas por brechas.

Recentemente, a IBM apresentou um novo sistema de defesa cibernética que se baseia em frustrar os ataques antes que ocorram, por meio de análise preditiva.

A Symantec sugeriu um enfoque similar promovendo sua plataforma “que agrega e correlaciona alertas filtrados de um conjunto variado de tecnologias, aproveitando a inteligência global sobre as ameaças para detectar padrões de tráfego associados à atividade maliciosa”, segundo post de James Hanlon no blog da Symantec. (Localizado http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/05/com-ataques-em-alta-surgem-novas-abordagens-de-seguranca-cibernetica.html)

 

Texto 2

O espaço cibernético brasileiro enfrenta um conjunto bastante diversificado de ameaças digitais, que vão desde pequenos golpes aplicados contra usuários de internet até a ciber-espionagem internacional voltada contra órgãos do Estado. Indubitavelmente, essas ameaças são bastante distintas entre si em muitos aspectos. Em termos de escala, por exemplo, os crimes cibernéticos com motivação econômica, tendo como alvos bancos, empresas e principalmente o usuário comum, são o tipo de ameaça digital mais comum no país.

Ao longo do último ano, e sobretudo no contexto dos protestos de junho de 2013, verificou-se também o aumento de casos de um tipo de ameaça de fundo político, o hacktivismo, muito embora haja controvérsia em torno da legitimidade desta prática. Por fim, apesar de mais pontual, a espionagem cibernética ganhou os holofotes das ameaças digitais no país depois do caso Edward Snowden, em que foi revelado que o Brasil foi um dos principais alvos do esquema global de espionagem colocado em prática pela NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) e por alguns outros países do grupo “Five Eyes”. Nem as comunicações da Presidência e do Ministério de Minas e Energia teriam sido poupadas pelo esquema de espionagem.

A despeito de uma preocupação crescente em Brasília e em outras capitais latino-americanas com as ameaças cibernéticas, muito pouco é conhecido sobre elas. Praticamente não há debates sobre os responsáveis em potencial por essas ameaças, e tampouco sobre quais são suas motivações, seus interesses, como operam, ou como estão conectados a organizações políticas e criminosas. Poucos são os especialistas que se dedicam a avaliar criticamente essas ameaças digitais e seus autores, e muito menos as respostas que vêm sendo desenvolvidas e implementadas pelos setores público e privado. (…)(MUGGAH, G. DINIZ, G. GLENNY, M. Brasil aposta na militarização da segurança cibernética. In: Le Monde Diplomatique Brasil, http://www.diplomatique.org.br/acervo.php?id=3082)

 

[box]

O uso dos computadores e da Internet já faz parte do cotidiano de muitas pessoas, inclusive de governos, porém é preciso prestar atenção às ameaças de espionagem e vírus, etc. Com base nos textos acima de no seu conhecimento de mundo, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:

 

A consciência do brasileiro em relação à segurança cibernética

[/box]

 

A redação não tem limite de linhas, porém, os vestibulares no geral fornecem ao candidato uma folha pautada contendo de 30 a 40 linhas. Tente não passar desse limite. Leve em conta o tamanho da sua letra de mão na hora de escrever seu texto no computador.

 

Envie sua redação para correção:

[button link=”https://psalm.escreveronline.com.br/nova-redacao/” newwindow=”yes”] Clique aqui para enviar sua redação para correção comunitária (Grátis)[/button]
[button link=”https://psalm.escreveronline.com.br/premium/enviar-premium” color=”orange” newwindow=”yes”] Clique aqui para enviar sua redação para correção profissional (Premium)[/button]

[/protected]

Conteúdo relacionado

Comente