A constituição federal promulgada em 1988 garante a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos. No entanto, quando se observa a intolerância religiosa no Brasil, hodiernamente verifica-se que esse direito constitucional é constatado na teoria, e não desejavelmente na prática. Dentre os fatores que dificultam os caminhos ao combate a intolerância, destaca-se a falta de conhecimento da população, e a falta de medidas que inibam essas práticas.
Primeiramente, destaca-se a falta de conhecimento da população em relação as diversas religiões e práticas pelo Brasil, com a sociedade no geral condenando os cultos baseando-se no senso comum sem qualquer entendimento, como acontece com as religiões de matrizes africanas, com essas sendo os maiores alvos, com seus seguidores sendo os mais prejudicados segundo a Secretária de Direitos Humanos.
Também, observa-se a falta de medidas que inibam a intolerância na prática, o artigo 208 do código penal garante a pena de um mês a um ano de detenção ou multa, mas é uma punição que não inibe o crime e, na maioria das vezes é incapaz de punir devidamente quem comete a intolerância, acontecendo assim a reincidência.
Infere-se, portanto, que há entraves para garantir a liberdade religiosa no Brasil. Dessa maneira, urge que o melhor caminho para combater esse mal é através da educação, as secretárias de educação devem colocar o ensino religioso como matéria avaliativa nas escolas, com o estudo das religiões e sempre salientando como a intolerância religiosa prejudica a sociedade. Somente com essas medidas os caminhos para o combate a esse mal no Brasil se abrirão, e a sociedade poderá superar esse problema.
[Avaliar com nota por favor]
Fabiano Ramos
Muito boa sua introdução, além dos argumentos que ficaram muito bem organizados, além de escrever de uma forma muito boa, a conclusão esta ótima, ficou clara e bem direcionada, não sei dar nota, pois sou novo na plataforma, mas acho que sua redação receberia uma nota bem alta, parabéns mesmo.
JoaoLucasVerissimo
Oii, Ryan!! Bom texto!!
– Competência 1
Demonstrar domínio da norma da língua escrita. Sua nota nessa competência foi: 120
– Competência 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
– Competência 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
– Competência 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Sua nota nessa competência foi: 160
– Competência 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Nota Final:
640