Texto 1
O habitar é uma necessidade básica do ser humano e a maneira como é satisfeita nas sociedades é indicativo da forma de organização social que se estrutura (ENGELS, 2008). A questão habitacional é um dos muitos desafios presentes nas cidades brasileiras contemporâneas, em especial nas de grande porte. Trata-se de um dos temas de maior relevância na problemática das cidades, principalmente por constituir em um direito básico. Esse tema, por envolver várias questões que interferem diretamente na vida das pessoas, assume importância inquestionável. O direito à moradia digna, conforme consta na Constituição Federal de 1988 e na Lei Federal 10.257, de 10 de Julho de 2001 (que regulamenta o princípio constitucional), é requisito básico para o pleno exercício da cidadania. [protected]
Os maiores esforços para a amenização do problema das moradias se concentram nos programas habitacionais populares. Porém, os estudos realizados sobre os projetos de habitação de interesse social efetivados pelo poder público no país apontam para a predominância de modelos homogeneizados e massificados (ALVES, 2013; SILVA, 2012; AVELAR, et.al. 2011). Essa tipologia construtiva não atende, na maioria dos casos, às reais necessidades e demandas da população, pois não considera seus interesses. As habitações produzidas, com a rigidez de suas formas, através da política do “consenso único” acabam por impor aos moradores a ideia de que esse é o único modo de acesso à moradia.
Na contramão dos programas oficiais ocorre produção de moradias por meio de autogestão e autoconstrução através das ocupações. Os processos de ocupação apresentam significativa distinção em re¬lação a propostas oficiais implantadas, pois, quando comparados às proposições governamentais, representam uma oportunidade de acesso à moradia, já que a comunidade atendida apresenta suas demandas e necessidades locais e participa, ativamente, de todo o projeto: da concepção à implementação. (…) (CANETTIERI, T. Ocupações, remoções e luta no espaço urbano. http://web.observatoriodasmetropoles.net/index.php?option=com_k2&view=item&id=929:ocupa%C3%A7%C3%B5es-remo%C3%A7%C3%B5es-e-luta-no-espa%C3%A7o-urbano&Itemid=181&lang=pt)
Texto 2
Acesse o link http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,apos-4-meses-milhares-de-familia-deixam-ocupacao-copa-do-povo,1552612 e leia a reportagem Após 4 meses, milhares de família deixam a ocupação Copa do Povo, publicada no jornal O Estado de São Paulo.
[box]
A moradia, atualmente, é um grande problema nas grandes cidades brasileiras. Com o alto valor dos alugueis, muitos não conseguem pagá-lo e acabam recorrendo a meios alternativos de moradia, como as ocupações. Com base no seu conhecimento de mundo e nos textos acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:
O problema da moradia nas grandes cidades brasileiras
[/box]
A redação não tem limite de linhas, porém, os vestibulares no geral fornecem ao candidato uma folha pautada contendo de 30 a 40 linhas. Tente não passar desse limite. Leve em conta o tamanho da sua letra de mão na hora de escrever seu texto no computador.
[button link=”https://psalm.escreveronline.com.br/nova-redacao/” newwindow=”yes”] Clique aqui para enviar sua redação para correção comunitária (Grátis)[/button]
[button link=”https://psalm.escreveronline.com.br/premium/enviar-premium” color=”orange” newwindow=”yes”] Clique aqui para enviar sua redação para correção profissional (Premium)[/button]
[/protected]
Comente
You must login or register to add a new comment.