TEXTO 1
O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS NO BRASIL
O Brasil é o quarto produtor mundial de alimentos (Akatu, 2003), produzindo 25,7% a mais do que necessita para alimentar a sua população (FAO). De toda esta riqueza, grande parte é desperdiçada.
Segundo dados da Embrapa, 2006, 26,3 milhões de toneladas de alimentos ao ano tem o lixo como destino. Diariamente, desperdiçamos o equivalente a 39 mil toneladas por dia, quantidade esta suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e jantar (VELLOSO, Rodrigo. Comida é o que não falta. Superinteressante. São Paulo: Ed. Abril, nº 174, março/2002). [protected]
De acordo com o caderno temático “A nutrição e o consumo consciente” do Instituto Akatu (2003), aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva:
20% na colheita;
8% no transporte e armazenamento;
15% na indústria de processamento;
1% no varejo;
20% no processamento culinário e hábitos alimentares. (…)
(Localizado em http://www.bancodealimentos.org.br/o-desperdicio-de-alimentos-no-brasil/)
TEXTO 2
Cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos desperdiçados anualmente não só causam grandes perdas econômicas, como também tem impacto significativo nos recursos naturais dos quais a humanidade depende para se alimentar. Essa é a conclusão de um novo relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) lançado nesta quarta-feira (11).
Os Rastros do Desperdício de Alimentos: Impactos sobre os Recursos Naturais é o primeiro estudo que analisa os efeitos do desperdício de alimentos global, a partir de uma perspectiva ambiental, focando particularmente em suas consequências para o clima, uso da água e do solo e biodiversidade.
O documento informa que, a cada ano, os alimentos produzidos, mas não consumidos, utilizam um volume de água equivalente ao fluxo anual do rio Volga, na Rússia, e são responsáveis pela emissão de 3,3 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera do planeta. Além destes impactos ambientais, as consequências econômicas diretas do desperdício de alimentos (sem incluir peixes e frutos do mar) atingem o montante de 750 bilhões dólares por ano, de acordo com as estimativas do estudo da FAO.
“Todos nós, agricultores e pescadores, processadores de alimentos e supermercados, governos locais e nacionais e consumidores individuais, temos de fazer mudanças ao longo de toda a cadeia alimentar humana para impedir que ocorra, desde já, o desperdício e, não sendo isto possível, promover a reutilização ou a reciclagem”, afirmou o Diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva.
“Não podemos simplesmente permitir que um terço de todos os alimentos produzidos seja perdido ou desperdiçado devido a práticas inadequadas, quando 870 milhões de pessoas passam fome todos os dias”, disse ele. (…)
(Localizado em http://www.onu.org.br/desperdicio-de-alimentos-custa-ao-mundo-750-bilhoes-de-dolares-alerta-novo-relatorio-da-fao/)
TEXTO 3
(…)Se você frequenta redes sociais, provavelmente já viu ou até mesmo publicou fotos de refeições apetitosas, sobremesas e drinks. Pelo mundo, começa a surgir a tendência oposta: a de mostrar imagens de pratos vazios, em busca de uma conscientização sobre o desperdício de alimentos. Na China, a ‘Operação Prato Limpo’ se tornou sucesso nos sites, com clientes de restaurantes postando fotos para provar que não deixaram sobrar nenhum grão de arroz para ser jogado fora, e pedindo que os amigos não peçam mais do que podem comer. (…)
(Localizado em http://odia.ig.com.br/2014-05-03/pratos-vazios-contra-o-desperdicio-de-alimentos.html)
TEXTO 4
Saudita instala geladeira na rua para incentivar doação de alimentos
Na cidade de Ha’il, no norte da Arábia Saudita, um homem instalou uma geladeira em frente a sua casa e convidou os vizinhos a doarem a comida excedente para distribuir aos mais necessitados.(Localizado em https://queminova.catracalivre.com.br/2014/06/03/saudita-instala-geladeira-na-rua-para-incentivar-doacao-de-alimentos/)
[box]
As discussões acerca do problema do desperdício de alimentos nos mostram que este é um assunto de ordem econômica, ambiental e humanitária. Com base nos textos acima e nos seus conhecimentos de mundo escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:
Desperdício de alimentos e a fome mundial.
[/box]
A redação não tem limite de linhas, porém, os vestibulares no geral fornecem ao candidato uma folha pautada contendo de 30 a 40 linhas. Tente não passar desse limite. Leve em conta o tamanho da sua letra de mão na hora de escrever seu texto no computador.
[button link=”https://psalm.escreveronline.com.br/nova-redacao/” newwindow=”yes”] Clique aqui para enviar sua redação para correção comunitária (Grátis)[/button]
[button link=”https://psalm.escreveronline.com.br/premium/enviar-premium” color=”orange” newwindow=”yes”] Clique aqui para enviar sua redação para correção profissional (Premium)[/button]
[/protected]
Comente
You must login or register to add a new comment.