Estudante

Desafios atuais das grandes cidades brasileiras. Que mudanças são necessárias para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

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                                   Os desafios das grandes cidades e seus agravos na qualidade de vida

                  As problemáticas no que tange os desafios das grandes cidades brasileiras, estão intrinsicamente ligadas a uma péssima qualidade de vida. Fatores como a falta de acessibilidade, congestionamento no transito ,crescimento populacional de forma desordenada nas periferias são constantes que requerem atenção dos poderes públicos.

               As citações elencadas acima afetam de forma direta a saúde de cada cidadão que habitam nessas grandes cidades. As áreas comerciais   invadem as poucas calçadas que existem obrigando os pedestres ou cadeirantes a disputarem espaços com os carros e outros veículos, pondo assim suas vidas em risco, espaços  públicos que não dispõem de estacionamento suficiente e acessibilidade  adequada, barreiras arquitetônicas  que dificultam o acesso aos serviços, ruídos excessivos que causam perturbações  e perda auditiva ao médio e longo prazo são fatores que corroboram para uma má qualidade de vida.

              Para alguns pesquisadores o crescimento populacional nas periferias compromete ainda mais a qualidade de vida daqueles que moram nos grandes  centros, uma vez que ambos irão disputar serviços em comum  como: saúde, educação, lazer e trabalho.

                     Diante do exposto, para melhorar a qualidade de vidas das pessoas que moram nas granes cidades é necessário que o governo invista em infraestrutura e mão de obra qualificada de curta e longa duração, fiscalização populacional, educação continuada, além de expandir os serviços  básicos e intermediários de saúde para as periferias, reduzir o uso de automotores, melhorar o transporte coletivo para incentivar aqueles que já possuem carros a usarem  o transporte publico .

 

 

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5 Correções

  1. oii Juscenilda

    Vamos lá

    Na introdução: Utilize um repertório legitimado, Utilize no mínimo 3 conectivos diferentes , Utilize dois tópicos frasal para os dois desenvolvimentos no final do parágrafo

    No Desenvolvimento 1: Utilize um repertório legitimado, Utilize no mínimo 3 conectivos diferentes

    No Desenvolvimento 2: Utilize um repertório legitimado, Utilize no mínimo 3 conectivos diferentes

    Na Conclusão: Período muito grande, utilize mais ponto final para separar as ideias, retome uma ideia apresentada na introdução para melhorar o seu texto, a conclusao deve ser composta por 5 elementos, estude um pouco sobre eles tipo: quem vai fazer?, o que vai ser feito?, qual o objetivo? para que vai ser feito? e o detalhamento, pode ser expecificando a responsabilidade do órgão público frente à problemática, (Ministério da Educação, responsável por..) , ( Ministério público, responsável por..), opte por citar os ministérios do que citar apenas governo ou estado, seja mais objetivo. Utilize no mínimo 3 conectivos de conclusão

    C1: 80
    C2: 80
    C3: 0
    C4: 40
    C5: 120

    Nota: 320

    assistia os vídeos de redação do canal do YouTube da Poxa Lulu e da Débora Aladim, eles vao te ajudar muito, tente fazer pelo menos uma redação por semana, comece com os temas antigos do Enem a partir de 2009

    Você consegue! não desista ❤

    bjss

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  2. A redação obedeceu a divisão exigida pelo ENEM de 4 parágrafos no mínimo, mas na introdução, não ficou claro a apresentação do tema, ou que questão o tema exige (faça de conta que o corretor é um completo leigo no assunto).
    No segundo e terceiro parágrafo, o desenvolvimento ficou vago, e não trouxer nenhum dado concreto, ou repetrório sociocultural sobre o assunto.
    No último paragrafo, não ficou detalhado a ação do governo em solucionar a temática, sendo necessário uma descrição do agente, além de como vai ser feita tal ação.

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  3. Olá! Tudo bem? Vou expor a minha opinião sobre a sua redação(com base nos critérios estabelecidos pelo ENEM)

    Introdução: Senti falta de um repertorio para contextualizar o tema, além disso, não consegui identificar a sua tese. Ambos são fatores importantes para uma redação.

    D1 e D2: Assim como na introdução, não há repertórios, seus argumentos em relação ao tema proposto são bons, porém, o D2 ficou muito superficial.

    Conclusão: Na minha opinião, ela esta muito boa, apenas se atente ao detalhamento, por exemplo, como o governo irá arrecadar o dinheiro necessário para o investimento? Como reduzir o uso de automotores? são perguntas que acredito que seria interessante se fossem respondidas.

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  4. Sua redação está até aceitável, mas em alguns pontos vc pecou, por exemplo na falta de argumentos concretos para falar sobre a falta de qualidade de vida, também alguns erros gramaticais que pecam muito uma redação, mesmo tendo uma boa ideia sendo modtrada, outra coisa foi sua exposição de idéias na fechamento da redação, que poderiam ser mostradas ao longo do DESENVOLVIMENDO do texto em situação

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  5. Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa – 120
    Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita

    Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa – 80
    Apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.

    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 40
    Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.

    Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 80
    Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.

    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 120
    Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    Introdução
    Ausência de tese. Você apenas expõe o tema e as problemáticas, mas não coloca tese (seu ponto de vista em relação ao tema).

    As problemáticas (vírgula) no que tange os desafios das grandes cidades brasileiras, estão intrinsicamente (intrinsecamente) ligadas a uma péssima qualidade de vida. Fatores como a falta de acessibilidade, congestionamento no transito, crescimento populacional de forma desordenada nas periferias são constantes que (e) requerem atenção dos poderes públicos. (Aqui é o momento de colocar a sua tese) Diante disso…

    D1
    Nunca comece o D1 referenciando a sua introdução, o D1 não é continuação da introdução. Entretanto, o primeiro período do D1 poderia facilmente ser a sua tese, com alguns ajustes.
    As informações apresentadas nesse parágrafo estão desconectadas.

    D2
    Insuficiente.
    Para alguns pesquisadores (vírgula) o crescimento populacional nas periferias compromete ainda mais a qualidade de vida daqueles que moram nos grandes centros, uma vez que ambos irão disputar serviços em comum como: saúde, educação, lazer e trabalho.

    Conclusão
    Está razoável, só faltou detalhamento.

    Ao elaborar sua proposta, procure responder às seguintes perguntas:
    1) O que é possível apresentar como solução para o problema?
    2) Quem deve executá-la?
    3) Como viabilizar essa solução?
    4) Qual efeito ela pode alcançar?
    5) Que outra informação pode ser acrescentada para detalhar a proposta?

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