TEXTO I
“A atividade turística é uma das mais importantes no setor econômico e da geração de emprego e renda, assim como na criação de novos negócios e aumento da produção de bens e serviços, uma vez que traz desenvolvimento às localidades e possíveis melhorias na infraestrutura, trazendo benefícios aos turistas e à comunidade local.
O setor representa 7,9% do PIB nacional e é responsável por 6,59 milhões de empregos. De acordo com os dados do Ministério do Turismo do Brasil, referentes ao ano de 2017, foram 6,6 milhões de turistas do mundo que entraram no país, gerando uma receita cambial de 6 bilhões de dólares americanos, segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT). Ao todo, foram mais de dez milhões de desembarques internacionais feitos nos aeroportos brasileiros em 2017. O Turismo injetou US$ 163 bilhões no Brasil em 2017”.
Fonte: https://administradores.com.br/artigos/contribuicao-do-turismo-para-o-desenvolvimento-da-economia – Acesso em 23.07.2021.
TEXTO II
“Viajar é muito mais do que pura diversão. Envolve descobertas, conexões, aprendizado. Além disso, pode promover o desenvolvimento e a preservação de uma determinada região ou comunidade. Mas isso vai depender diretamente do tipo de turismo escolhido por cada viajante.
O turismo responsável é uma maneira de viajar que respeita o meio ambiente, a sociedade e a economia local do destino. É a maneira de viajar e explorar um destino respeitando sua cultura, o meio ambiente e as pessoas, fazendo com que, sobretudo, a experiência satisfaça as necessidades da geração atual sem comprometer os recursos para o uso das gerações futuras.
O conceito de turismo responsável existe para criar lugares melhores para as pessoas morarem e lugares melhores para as pessoas visitarem. E para que ele exista é preciso que hoteleiros, governantes, comunidades locais e turistas assumam responsabilidades e tomem medidas para tornar o turismo mais sustentável”.
Fonte: https://porondeeuvou.com/turismo-responsavel/ – Acesso em 23.07.2021.
TEXTO III
“É inegável o poder de transformação da atividade turística nos territórios, com consequentes implicações no âmbito econômico, social e ambiental, podendo levar cidades e regiões a elevarem seus índices de desenvolvimento.
No emaranhado número de serviços essenciais à atividade turística, no Brasil, desponta o setor de alimentação fora do lar, com 1 milhão de negócios formais e aproximadamente 6 milhões de postos de trabalho em todo país, de acordo com a Abrasel.
O Brasil, segundo a US News and Word Report, foi classificado em 2019 com a 9ª economia do mundo, oscilando na 40ª posição no raking de países que mais recebem turistas. Ainda em 2019, os brasileiros registraram um gasto no exterior na cifra de US$ 19 bilhões, enquanto a entrada de turistas internacionais contribuiu com US$ 5,8 bilhões para a economia nacional.
O mercado já havia nos revelado fortes tendências de consumo em 2019, em especial no turismo, uma delas é a valorização dos processos sustentáveis de serviços e produtos, a exemplo do alimento. Tais tendências vêm sendo conduzidas por novos padrões e valores de comportamento na sociedade contemporânea, implicações tecnológicas e de segurança alimentar.
Eis que a ameaça sem precedentes surgiu, um vírus pouco conhecido pela sociedade científica mundial, com alto grau de transmissão, jamais visto pelas últimas gerações, e perigosamente neste cenário de trocas sociais e econômicas no território mundial.
Afora o drama humano, um dos maiores impactos da pandemia aferiu-se na economia, proporcionalmente com maior incidência nos serviços atrelados à atividade turística, como os transportes, em especial o modal aéreo, que apresentou em abril de 2020 uma queda acentuada de 80% no mundo e até 92% no Brasil, segundo o Observatório Global do setor aéreo; e no setor de alimentação fora do lar, com redução média de 81% no país, segundo pesquisas da Abrasel.
Análises preliminares apontavam para uma recuperação lenta e desanimadora do mercado, entretanto, a atividade turística se apresenta mais resiliente, e as inserções de enfrentamento à pandemia do Coronavírus são seguidas pelo poder motivador humano, consequente das próprias medidas de isolamento: a necessidade de lazer e entretenimento”.
Fonte: https://abrasel.com.br/revista/artigos-de-opiniao/sandro-belo-a-importancia-do-turismo-para-a-retomada-das-atividades-economicas/ – Acesso em 23.07.2021.
A partir da leitura dos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma-padrão, a respeito do tema: O valor do turismo no desenvolvimento da economia brasileira. Selecione e organize fatos e argumentos relacionados a distintas áreas do conhecimento que contribuam para a defesa de um ponto de vista. Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
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