TEXTO I
Conflito
substantivo masculino
Luta armada entre países conflitantes; guerra: o conflito entre Palestina e Israel.
Ausência de concordância, de entendimento; oposição de interesses, de opiniões; divergência: conflito entre capitalistas e socialistas.
[Por Extensão] Choque violento: conflito entre policiais e traficantes.
Discussão intensa; altercação.
Oposição mútua entre as partes que disputam o mesmo direito, competência ou atribuição.
Fonte: https://www.dicio.com.br/conflito/ – Acesso em 21.06.2021.
TEXTO II
“É possível observar no mundo todo que o debate político vem parecendo cada vez mais uma briga de torcida de futebol. Não importa mais o que se está defendendo, mas quem está defendendo. As pessoas assumiram para si um pacote de opiniões que seus líderes formaram e as defendem como se fosse uma verdade absoluta. Isso acontece em todos os campos do espectro político. Esse fenômeno tomou proporções mundiais, mas me parece que é no Brasil que ele se torna mais caricato e literalmente protagoniza as discussões e debates políticos no país.
Vemos que ao menos duas forças distintas do ponto de vista ideológico são as que influenciam as maiores massas de pessoas no debate brasileiro. Essas duas forças representariam um antagonismo de direita e esquerda, algo muito comum em qualquer nação civilizada, porém será que realmente se trata disso no Brasil? Será que essas duas correntes de força política se pautam por um debate ideológico de direita e esquerda?
Esses dois lados se alimentam fortemente da polarização, ou seja, quanto mais o debate brasileiro for pautado na discussão quase violenta, mais esses mesmos dois lados saem fortalecidos. O resultado prático é o que estamos vivenciando em qualquer comentário político de rede social, pessoas se ofendendo por futilidades, discussões calorosas e infinitas entre pessoas que não estão dispostas a mudar de opinião, porém fazem questão de agir como soldados em defesa de seus respectivos líderes.
A conclusão que se tira é que, enquanto ficarmos nos degolando para debater qual é o melhor caudilho, ou qual é o pior, as questões que realmente importam para a nação brasileira ficam em segundo plano.”.
Fonte: https://www.uaaau.com.br/imprensa-livre/as-consequencias-da-polarizacao-do-debate-politico-no-brasil – Acesso em 21.06.2021.
TEXTO III
“Um dos mais importantes vilões do bem-estar do eleitor hoje é o discurso violento, que prejudica a livre expressão entre as pessoas, na visão da psicóloga e professora da Faculdade de Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Gabriela Gramkow. O diálogo, para ela, é uma ferramenta potente contra o processo de esgotamento mental pelo qual as pessoas — cada vez mais isoladas — têm passado. ‘É um desamparo psíquico extremo que segrega os indivíduos em si próprios’, explica a especialista. A situação se agrava ainda mais à medida que a falta de diálogo afeta as esferas familiares, cotidianas, educacionais e de trabalho.
Temores e preocupações têm assolado pacientes de todos os espectros políticos, mas os mais jovens devem pagar mais caro, pelo menos no que diz respeito à saúde mental. Isso porque, primeiro, eles estão mais expostos a informações negativas compartilhadas nas redes sociais, onde o discurso de ódio e as notícias falsas correm soltos; segundo, como explica o psiquiatra Luiz Scocca, porque há um excesso de expectativa. ‘Toda a expectativa das pessoas mais jovens, ainda mais presentes nas redes sociais, vem aumentando nos últimos anos. Eles selecionam o que há de melhor para postar em suas redes sociais, explicitando essa busca por perfeição e resultados excelentes’, analisa. Scocca revela que seus pacientes de 18 a 37 estão mais ansiosos com o futuro político do Brasil. ‘Quem não frequenta tanto as redes sociais, se mostra menos preocupado’, analisa. Ainda assim, ‘o medo está contagiante’”.
Fonte: https://exame.com/brasil/os-impactos-da-polarizacao-politica-na-saude-mental-de-brasileiros/ Acesso em 21.06.2021.
TEXTO IV
Fonte: https://horizontesafins.wordpress.com/2017/02/02/a-verdade-da-pos-verdade/ – Acesso em 21.06.2021.
A partir da leitura dos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma-padrão, a respeito do tema: Consequências do conflito premeditado como estratégia política no Brasil. Selecione, organize e apresente fatos e argumentos relacionados a distintas áreas do conhecimento que contribuam para a defesa de um ponto de vista. Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Quer ter sua redação corrigida?
Comente
You must login or register to add a new comment.