TEXTO I
“Atualmente, podem ser consideradas as seguintes modalidades de Educação: presencial e a distância. A modalidade presencial é a comumente utilizada nos cursos regulares, onde professores e alunos encontram-se sempre em um mesmo local físico, chamado sala de aula, e esses encontros se dão ao mesmo tempo: é o denominado ensino convencional. Na modalidade a distância, professores e alunos estão separados fisicamente no espaço e/ou no tempo.
De acordo com Nunes (1994), a Educação a Distância constitui um recurso de incalculável importância para atender grandes contingentes de alunos, de forma mais efetiva que outras modalidades e sem riscos de reduzir a qualidade dos serviços oferecidos em decorrência da ampliação da clientela atendida. Isso é possibilitado pelas novas tecnologias nas áreas de informação e comunicação que estão abrindo novas possibilidades para os processos de ensino-aprendizagem a distância. Nova abordagens têm surgido em decorrência da utilização crescente de multimídias e ferramentas de interação a distância no processo de produção de cursos, pois, com o avanço das mídias digitais e da expansão da Internet, torna-se possível o acesso a um grande número de informações, permitindo a interação e a colaboração entre pessoas distantes geograficamente ou inseridas em contextos diferenciados.
Somando-se a isso, a metodologia da Educação a Distância possui uma relevância social muito importante, pois permite o acesso ao sistema àqueles que vêm sendo excluídos do processo educacional superior público por morarem longe das universidades ou por indisponibilidade de tempo nos horários tradicionais das aulas, uma vez que a modalidade de Educação a Distância contribui para formação de profissionais sem deslocá-los de seus municípios”.
Fonte: ALVEZ, Lucineia. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Link de acesso: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/235/113 – Acesso em 22.12.2020
TEXTO II
“Estudantes de Jornalismo da faculdade Estácio, em Salvador, reclamam que a instituição quer encerrar o curso na modalidade presencial. Em uma reunião, a coordenação de ensino disse que eles têm três opções: trocar de universidade, passar para outro curso na mesma instituição ou fazer a distância.
“Com essa opção pela instituição, a modalidade ensino a distância, a gente não vai ter acesso a nenhum dos laboratórios práticos que ela oferece, laboratório de fotografia, estúdio para aula de rádio e TV. Todos os 70 estudantes que foram afetados por essa decisão, optaram, no início do curso, por fazer a modalidade presencial”, disse Osvaldo Barreto, estudante de jornalismo.
A estudante Maria Júlia disse que a faculdade já vinha demitindo professores e, como consequência, diminuindo a qualidade do ensino. Assim como a maioria dos colegas, ela se considera desrespeitada pela instituição.
“A sensação, nesse exato momento, que eu sinto é de descaso […]. Como se eles tivessem oferecendo algum tipo de favor, sendo que, nesse momento, a gente está na pandemia. A educação é o principal recurso que as pessoas têm para poder mudar de vida”, relatou a estudante Maria Júlia Cerqueira. […]
O curso de engenharia de petróleo também está com data marcada para terminar.
“A opção foi essa, migrar para outro curso de engenharia ou então procurar outra instituição, sabendo que as outras duas instituições que existem no estado da Bahia, atualmente, que tinham esse curso, já não têm mais”, comentou Derivaldo Andrade, estudante de engenharia de petróleo”.
Fonte: Portal de Notícias G1. “alunos reclamam que faculdade em Salvador quer encerrar modalidade presencial do curso de Jornalismo” Disponível em: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2020/12/21/alunos-reclamam-que-faculdade-em-salvador-quer-encerrar-modalidade-presencial-do-curso-de-jornalismo-irresponsabilidade.ghtml – Acesso em 22.12.2020.
TEXTO III
“Afinal, a educação a distância e as novas modalidades de ensino e aprendizagem ampliam o acesso à educação de qualidade ou desqualificam o processo educativo? Qual o verdadeiro papel das novas tecnologias de informação e comunicação no cotidiano das escolas e dos cursos de formação profissional?”.
Fonte: MORAN, J. M. O que é Educação a Distância. Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm – Acesso em 22.12.2020.
TEXTO IV
Fonte: https://revistapesquisa.fapesp.br/para-alem-da-sala/ – acesso em 18.12.2020.
A partir da leitura dos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do tema: O avanço do ensino a distância e o futuro da educação. Selecione e organize fatos e argumentos relacionados a distintas áreas do conhecimento que contribuam para a defesa de um ponto de vista. Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Quer ter sua redação corrigida?
Comente
You must login or register to add a new comment.