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Esporte e cidadania

Esporte e cidadania

TEXTO I

“O esporte não é apenas uma palavra, um substantivo comum e não se define com um único conceito. A prática esportiva, no contexto atual, vem ganhando diversas formas, modalidades e, principalmente, sua finalidade tem sido ampliada. […] Nos últimos anos, é expressivo o aumento de projetos esportivos destinados aos jovens das classes populares, financiados ou não por instituições governamentais e privadas. A prática de esportes não é apenas um símbolo de cuidado com a saúde. Os esportes têm sido, cada vez mais, uma ferramenta de integração e inclusão social. Durante a prática esportiva, crianças e jovens aprendem muito mais que as técnicas que envolvem o esporte. Aprende-se a ter respeito pelas regras e pelos outros jogadores, agregam-se o entendimento, o convívio com o coletivo, as resoluções de conflitos, o esforço e a responsabilidade.

A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes, capacita o sujeito a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, bem como com as necessidades, expectativas e desejos dos outros. É uma forma de desenvolver as competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social.”.

Fonte: http://www.joaquimnabuco.edu.br/noticias/educacao-e-esportes-como-ferramentas-de-integracao-social – Acesso em 23.12.2020.

 

TEXTO II

“A origem da palavra cidadania vem do latim civitas, que quer dizer cidade. Na Grécia antiga, considerava-se cidadão aquele nascido em terras gregas. Em Roma, a palavra cidadania era usada para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer. Juridicamente, cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado. Em um conceito mais amplo, cidadania quer dizer a qualidade de ser cidadão, e consequentemente sujeito de direitos e de deveres”.

Fonte: http://www.dedihc.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=131 – Acesso em 23.12.2020.

 

TEXTO III

‘Do morro para o ringue’: projeto oferece aulas de boxe e muda a vida de crianças e jovens no Morro do Tuiuti

O nome de um projeto social criado na comunidade do Tuiuti, Zona Norte do Rio, reúne mais de 50 alunos e diz muito sobre o caminho que eles querem seguir: “Do morro para o ringue”. São meninos e meninas, crianças e jovens, que conheceram o boxe e se apaixonaram pelo esporte. A ideia do projeto foi da lutadora Bruna Mendes, de 23 anos. Ao lado do marido, Gláucio Rodrigo, eles queriam atrair os jovens da comunidade a conhecerem um mundo diferente através do esporte. “Por sempre morar em comunidade, eu via a falta do esporte onde a gente está localizado hoje. A minha vontade era levar o esporte para essas crianças para poder tirá-las das ruas e estar mais envolvida com a luta”, explicou Bruna.

Ao contrário do que muitos pensam, Bruna explica que, apesar de ser uma luta, o boxe está longe de ser um esporte violento. Entre as histórias dos alunos do projeto, a melhora no comportamento e a disciplina são vistas no dia a dia.

“Tem uma história de um aluno nosso que ele começou com a gente do zero. O Rafael tem 10 anos e tem uma história de vida bem difícil. A gente conseguiu resgatar ele para o esporte e, com isso, ele vem numa evolução que a gente não imaginava. A rua que ele ficava, hoje em dia, ele já não fica mais, já pensa em treinar. A mudança na vida dele, relativamente, foi o esporte. Ele é apaixonado pela luta”, afirma a professora.

Fonte: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/05/20/do-morro-para-o-ringue-projeto-oferece-aulas-de-boxe-no-tuiti-rio-e-transforma-a-vida-de-criancas-e-jovens-da-comunidade.ghtml – Acesso em 23.12.2020.

 

TEXTO IV

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/10/repercussao-de-jovens-musicos-em-favela-do-rio-surpreende-autor.html – Acesso em 23.12.2020.

A partir da leitura dos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do tema: Esporte e cidadania. Selecione e organize fatos e argumentos relacionados a distintas áreas do conhecimento que contribuam para a defesa de um ponto de vista. Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

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