Iniciante

Bullying e suas consequências na educação

  • 1

Na série mexicana “Control Z”, lançada no ano de 2020, há uma forte crítica a respeito do bullying vivenciado pelo personagem Luis que acaba falecendo devido as lesões provocadas por Gerry, o agressor. Analogamente, essa é uma problemática mundial que vem afetando a vida de milhares de pessoas principalmente os jovens. Desse modo, são diversos os fatores que dificultam o fim da impasse como a negligência escolar e a intolerância individual.

Primordialmente, vale ressaltar que o maior foco de ocorrência discriminatória é nas escolas, na qual há falta de empatia. Sob esse viés, de acordo com o ativista Martin Luther King, “a injustiça num lugar qualquer é uma ameaça a justiça em todo lugar”. Nessa perspectiva, a negligência educacional é um grande problema para aqueles que sofrem com tal brutalidade, pois se tornam vulneráveis a todo tipo de violência, não somente, no ambiente escolar mas em suas casas. Logo, é necessário que os indivíduos estejam vigilantes quanto a ambiguidade.

Por conseguinte, cabe pontuar que a intolerância é a causa de inúmeras barbáries pelo mundo. Sob essa ótica, de acordo com a escritora Helen Keller, ” o resultado mais sublime da educação é a tolerância”. Dessa forma, o saber é aquilo que transforma homem, desenvolvendo o respeito ao próximo e as diferenças individuais, como por exemplo: crenças, sexualidade, gênero, etnia, entre outros. Portanto, uma nação instruida é sinônimo de um ambiente harmônico.

Diante do exposto, é essencial buscar soluções práticas para reverter esse cenário. A princípio, é preciso urgentemente que o Ministério da Educação juntamente com Instituições de ensino, promovam campanhas de conscientização sobre o bullying, por meio de palestras nas escolas ou em redes sociais, a fim de modificar esse panorama. Ademais, é fundamental a presença não só dos alunos nas conferências mas também dos responsáveis e professores para a ampliação do tema discutido. Dessa maneira, será possível superar a agressividade física e verbal como sofrida pelo personagem Luis.

Compartilhar

4 Correções

  1. Oii, Yasmin!!

    Seu texto possui uma ótima estruturação (introdução, desenvolvimento e conclusão), todavia alguns erros, sobretudo, de coerência prejudicaram a qualidade textual.

    Minhas dicas e pontuações:

    + Faça mais uso de adjetivos, advérbios e verbos de comentário no seu texto!!
    (denunciar, corromper, danosa, revoltante, preocupante, infelizmente, escravizar …)
    Isso já deixa bem claro para o corretor a sua opinião, trazendo, também, uma marca de autoria. (C3)
    Ex:
    “Analogamente, tal crítica conjuntura pode traduzir a danosa problemática do bullying, o qual afeta a vida de milhares de indivíduos, especialmente, da juventude – um grave embate motivado pela majoritária negligência escolar na prevenção desses casos e, ainda, pela vergonhosa intolerância social de densa parte comunitária. Desse modo, faz-se urgente discutir medidas para mitigar esse triste impasse.

    + Tenha muito cuidado com as generalizações! Isso compromete a coerência textual (C3)
    Ex:
    “Primordialmente, vale ressaltar que o maior foco de ocorrência discriminatória é nas escolas, na qual há falta de empatia (todas as escolas possuem uma falta de empatia?? Além disso, faltou especificar que não seria a escola em si, mas a juventude que faz parte dela ou a direção dos institutos)”

    + Tente utilizar mais coesivos de “retorno”, como “esse” e “tal”, e tenha cuidado com as construções sem complemento!! (C4)
    Ex:
    “Nessa perspectiva, a negligência educacional (que negligência? sempre especifique) é um grande problema para…”
    “Logo, é necessário que os indivíduos estejam vigilantes quanto a ambiguidade (que ambiguidade?).”

    Obs: Yasmin, pelo contexto, suas ideias são compreensíveis, porém o corretor cobra essa completude das ideias!!!

    + Sempre traga exemplos do cotidiano e dados estatísticos para o seu texto!! Muitas das ideias ficaram incoerentes por não haver uma comprovação concreta – algo caracterizado como “achismo” – comprometendo ainda mais a sua coerência textual!! (C3)

    + Tenha cuidado com a concordância verbal e com o uso da vírgula e da crase!! (C1)
    Ex:
    “… personagem Luis que acaba falecendo devido as (às**) lesões provocadas por…”
    “A princípio, é preciso urgentemente que o Ministério da Educação, * juntamente com Instituições de ensino, promovam (promova*) campanhas de conscientização…”

    + Nunca use “conscientizar” na proposta, pois é algo que é inerente ao ser humano. Então, não se conscientiza, se educa, instrui, ensina, orienta!!!! (C5)

    + Vc trouxe duas citações – algo excelente – todavia busque trazer uma maior variedade de repertórios (vc poderia ter trazido uma citação + filósofo ou citação + história) (C2)
    Ex:
    “Vc poderia ter feito uma analogia entre a ideia de preconceito que ocorre na escola transcender o ambiente escolar com a evasão dos ideais nazistas no período da segunda guerra”

    – Competência 1
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita. Sua nota nessa competência foi: 160

    – Competência 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Sua nota nessa competência foi: 180

    – Competência 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Sua nota nessa competência foi: 80

    – Competência 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Sua nota nessa competência foi: 160

    – Competência 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Sua nota nessa competência foi: 180

    Nota Final:
    760

    Continue escrevendo! Qualquer dúvida é só perguntar!! Valeuuu

    • 0
  2. Falta uma vírgula após “Luis” na introdução, e também na hora de enumerar os argumentos na tese, após “impasse”

    Acho que o segundo argumento está meramente expositivo, não consigo ver a defesa de uma opinião nele

    Acho que a nota ficaria em torno de 920, por causa da norma culta (vírgulas) e da argumentação na competência III

    • 0
  3. Boa tarde!!!
    Se o modelo usado foi o do Enem, você precisa, no primeiro parágrafo, comentar a situação no contexto do seu país, use a palavra Brasil ou as derivadas, como brasileiros. Uma coisa que te ajudaria muito mais na sua introdução seria utilizar exatamente os termos chave da proposta, no caso “bullying”, “consequências” e “educação”. Quando é dito “são diversos os fatores que dificultam o fim da (correto: do) impasse”, dá a entender que o recorte é sobre causas, não consequências em si.
    Em relação ao desenvolvimento, eu aconselharia um desenvolvimento melhor dos argumentos, e nesse caso, a inversão dos parágrafos, pois o segundo é menos detalhado que o primeiro, logo, deveria estar antes, porque o segundo parágrafo deve sempre ser mais aprofundado (claro que se isso fosse feito, a inversão dos ganchos também ocorreria no fim do 1o parágrafo). Além disso, o texto não se consiste apenas na escrita de repertório, é preciso que você relacione-o melhor com o tema.
    No último parágrafo, você escreveu todos os elementos conclusivos, mas deve haver um detalhamento do agente, meio, ação ou finalidade, o que não ficou muito explícito. Seria bom que fossem colocadas todas as palavras do recorte temático na conclusão, incluindo “consequências”, termo que não foi muito bem retratado na dissertação, podendo causar uma decaída na nota no vestibular.
    Fora isso, também foram comidas algumas vírgulas e ocorreram erros de regência em algumas partes.
    Gostei muito da dissertação, espero que eu tenha conseguido fazer uma análise útil para você, abraços.

    • 0
  4. Olá, tudo bem?
    Deixarei algumas anotações sobre o que encontrei em sua redação:

    1° parágrafo: No segundo período há um erro de concordância (ou de digitação): a vida “de” milhares de pessoas, a vida “dos” jovens. Impasse é substantivo masculino, portanto mesmo observação anterior. Poderias colocar desse impasse, para retomar e reforçar que você está se referindo ao bullying.
    2° parágrafo: No Primeiro período, eu fiquei com a sensação de que tinha algo errado, mas eu reli algumas vezes e não encontrei nada, então talvez eu tenha deixado passar alguma coisa. Eu notei que você não coloca muito sobre o autor do repertório, nesse caso eu não acho que teria problema, todo mundo sabe quem foi Martin Luther King, mas é bom saber que às vezes o repertório pede mais informações para gerar legitimidade, a exemplo: ativista estadunidense que lutou pelos direitos da população negra. Repetição de Negligência, nesse caso acredito que dá para trocar por “indiferença” sem ter que mudar mais nada na frase, nem perder o sentido. “Não somente” exige um “como também”, na maioria das vezes os corretores nem notam, mas alguns notam, para usar o mas eu acredito que puxaria um “também” para acompanhar. O último período ficou um pouco confuso em relação há qual individuo deve ficar atento, se for os alunos não faz muito sentido, eles não tem muita voz ou até mesmo vontade de se atentar a essas questões.
    3°parágrafo: Senti falta de um pouco mais de argumentação nesse parágrafo. Falta do artigo “o” antes de homem- segundo período.
    4° parágrafo: Eu acho que o urgentemente teria que vir entre vírgulas aqui. Falta de as antes de instituições, que inclusive colocar entre vírgulas facilita a concordância do agente com o restante dos agentes. Mesmo observação de não só… como também- repetição do termo. Falta de vírgula no comentado anteriormente.Ampliação é uma palavra que abre, aqui, portas para pensar sobre a ampliação do tema, ou da discussão acerca desse, o primeiro pode levar a um entendimento ambíguo sobre concordar ou não com tudo que foi dito na sua redação, seria melhor trocar por desconstrução, acredito que somaria mais ao seu texto. Proposta de intervenção contendo todos os agentes: Agente, ação, meio/modo, detalhamento e finalidade.

    COMPETÊNCIA I: 200- Domínio da norma culta com desvios da língua portuguesa e deslizes leves.
    COMPETÊNCIA II: 200- Domínio do texto dissertativo-argumentativo.
    COMPETÊNCIA III: 160- Argumentação consistente e Repertório sociocultural
    COMPETÊNCIA IV: 160- Repetição de palavras e uso de conectivos.
    COMPETÊNCIA V: 200- Proposta de intervenção.

    TOTAL: 920.

    A maioria das coisas que eu notei no seu texto foram relacionadas a concordância, a vírgula,a gramática no geral, o que pode ser facilmente resolvido. Senti falta de um pouco de argumentação para comprovar sua tese, especialmente, em seu segundo projeto de texto: intolerância individual.

    Espero ter ajudado, qualquer coisa é só entrar em contato.
    Parabéns pela redação e boa sorte! ^-^

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.