Viver em rede no século XXI:Os limites entre o público e privado

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O Artigo terceiro da constituição federal brasileira,discorre acerca dos objetivos fundamentais do brasil,sendo o primeiro, a construção de uma sociedade livre,justa e consciente.No entanto, nota se uma discrepância em relação tal garantia pois a questão da falta de limites na exibição de informações privadas nas mídias sociais, tem se configurado em um grave problema social,que persiste sem solução, a custa da falta de consciência social e da negligência governamental.

Primeiramente, pontua se que a alienação coletiva acerca do assunto e causa expressa da questão. Nesse sentido, a filósofa Hanna Arendt, em seu livro “Banalidades do mal” refletiu sobre o processo de massificação grupal, onde os indivíduos não refletem sobre o seu padrão de comportamento.Com efeito,quando se fala da exposição indevida de informações nas redes sociais e fácil perceber que a idéia defendida por Hanna tem total relação com a temática, já que os usuários são inconscientes e não conseguem perceber que divulgar dados pessoais na web pode lhes proporcionar consequências negativas,pois não existe uma lei restritiva que impeça o acesso de pessoas desconhecidas a perfis públicos.Tendo em vista que ,a internet não proporciona nenhuma garantia de segurança ao utente.Logo, nota se que o Estado, como detentor do dever de conscientizar a população, mostra se indiferente em relação a problemática tornando essa uma das causas nocivas das questão.

Em segundo plano, a negligência governamental tem papel coadjuvante em relação ao imbróglio. Nesse sentido,Aristóteles diz, em seu livro “Etica a nicômaco”,que as leis servem para refrear os cidadãos ou tentar educa los.Entretanto, e fácil perceber que em relação a convivência social na internet, tal disposição de Aristóteles não se consuma, uma vez que o poder público não propõem as pessoas que possuem acesso a rede, a noção de que a preservação do Espaço particular do outro trata se de um direito que deve ser mantido mesmo em ambientes virtuais.Desse modo, fica evidente a deficiência das leis para tratar das inúmeras questões sociais e das consequências desses atos, a exemplo da exposição de fotos íntimas da atriz Carolina Dickman em diversos perfis na Rede em 2008. Tal ação e uma afronta a sociedade e aos princípios morais.

Portanto, medidas são necessárias para solucionar a problemática. À população, por meio de um projeto de iniciativa popular,deve criar um projeto social on line, que crie uma equipe de trabalho a fim de monitorar e cobrar a atuação governamental em relação as questões sociais, como propor limites entre o público e o privado na rede.Tal projeto, deve eleger representantes de todo um país e ter um perfil e site público nas mídias sociais, com informações diárias de suas atividades para o acesso e salvaguarda da população. Espera se, dessa forma, que a população brasileira possa exercer os seus direitos mais também usufruir dos seus deveres.

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3 Correções

  1. Oii Lia, tudo bem ? Vou corrigir por parágrafos e atribuir uma nota no final, pode ser? =) Não sou especialista, mas espero ajudar como puder!! :)

    INTRO
    -“Constituição Federal Brasileira” é escrito com as iniciais maiúsculas (nome próprio)
    -“Brasil” é escrito com as inicial maiúscula (lugar próprio)
    -ausência do hifen: “nota-se”
    -ausência de vírgula e do artigo: “a tal garantia, pois a questão…”
    -ausência da crase: “à custa da falta…”
    -tese clara e bem argumentada
    -2 problemáticas bem identificáveis

    D1 (falta de consciência social)
    -!! não deve-se escrever “primeiramente” em uma redação, pois passa a ideia de um “segundamente”, “terceiramente”… e esses adverbios são considerados incomuns, note que vc mesmo escreveu “em segundo plano” para cotntinuar na mesma linha de raciocínio
    -ausência de hifen: “pontua-se” (prejuízo na leitura e entendimento; C4)
    -“pontua-se que a alienação coletiva acerca do assunto e causa expressa da questão.” -?
    -ausência de vírgula após nome do livro
    -ausência de vírgula e ausência de acento agudo: ” exposição indevida de informações nas redes sociais, é…”
    -ideia não tem mais acento desde 2009
    -ausência de hifen: “nota-se”
    -ausência de hifen, crase e vírgula: “mostra-se indiferente em relação à problemática, tornando essa uma das causas nocivas das questão.”

    D2
    -ausencia de hifen: “educa-los”
    -ausência de acento agudo e vírgula: “é fácil perceber que, em…”
    -ausência de crase: “acesso à rede…”
    -ausência de hifen: trata-se
    -ausência de vírgula: “fotos íntimas da atriz Carolina Dickman em diversos perfis na Rede, em 2008.”
    -ausência de de crase: “à sociedade”

    CONCLUSÃO
    -evite frases prontas, os corretores do enem detestam
    -uso indevido da crase: “à população”
    -ausência de hifen e aspas: “on-line” (deve vir em aspas pois é uma palavra estrangeira agregada ao portugues)
    -repetição seguida e muti próxima (projeto)

    -o que: criar um projeto social on-line
    -como: por meio de um projeto de iniciativa popular
    -quem: população
    -pra que: a fim de monitorar e cobrar a atuação governamental em relação as questões sociais
    -detalhamento: deve eleger representantes de todo um país e ter um perfil e site público nas mídias sociais, com informações diárias de suas atividades para o acesso e salvaguarda da população

    Lia, não sei qual a sua rixa com o hifen, mas aconselho fazerem as pazes logo pq dificultou muito na leitura kkk Você tem um ótimo potencial pra escrita, além de um repertório socio-cultural recheado de informações. Note que seus erros foram todos na C1, o que acabou interferindo nas outras competências.

    C1: 80
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 200
    NOTA: 800

    Qualquer coisa estou à disposição! Parabéns. :)

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  2. C1: demonstrar conhecimento da norma culta da língua portuguesa – 40 pontos: apresenta muitos erros de ortografia em geral.

    C2: compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo – 180 pontos: utilizou uma diversidade de repertórios socioculturais e com uma contextualização razoável.

    C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 80 pontos: suas ideias estão confusas e desorganizadas, frases muito longas e cansativas.

    C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 120 pontos: apresenta diversidade de conectivos, tanto nos intraparágrafos, quanto nos interparágrafos. Porém, como citado acima, evite usar “primeiramente”, isso soa estranho pois dá continuidade, “segundamente”, “terceiramente”.

    C5: elaborar proposta de intervenção para o problema, demonstrando respeito aos direitos humanos – 120 pontos: uma boa conclusão, porém mal elaborada, está muito grande e seja mais objetiva!

    Nota: 540

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  3. Na Introdução o segundo período ficou muito longo, o o que dificultou a compreensão, falaram algumas vírgulas e não se separa sujeito do verbo: O artigo… discorre…, sem o uso de vírgulas.
    No desenvolvimento vc usou bastante repertório, o que enriquece o texto, no entanto, faltaram alguns acentos.
    Proposta de intervenção necessita de 5 elementos :
    Agente
    Ação
    Modo
    Detalhamento
    Finalidade
    O agente que vc usou foi a população, mas ficou vago, é preciso explicar quais pessoas ou quais camadas da população. Fora isso, o texto está ótimo.

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