Nem sempre é bom ver o lado bom das coisas com essa decorrente adversidade da sociedade contemporânea que evolui .Viver globalmente parece cada vez mais difícil ,ser esperançoso e otimista num mundo que se mostra ,muita das vezes não promissor ,parece ilusório .
O mundo está em constante modernização e estamos indo na mesma direção nessa empreitada ,as tecnologias nos fazem perceber o quanto podemos aprender e viver plenamente. Filósofos da antiguidade como Platão e Friedrich Nietzsche já expressavam suas opiniões de como conseguiríamos alcançar e superar tais conflitos para nos darmos conta de como a vida é bela mesmo com tantos acontecimentos que nos dizem o contrário .
Se conhecer e se autodescobrir ,seria “a arte de viver” segundo Sócrates ,essa missão de autodescobrimento proposto pelo mesmo nos ajudaria a ver,a refletir e a ter uma visão diferente de sociedade ,alcançar o desenvolvimento para desfrutar de si próprio ,e consequentemente ,aprendendo .
Portanto,é imensurável o quanto ainda temos que aprender para viver ou vice – versa . A ver a vida de outros ângulos com vários caminhos a serem percorridos em que você possa descobrir de forma encorajadora de como pode torna- la mais bela,como bem disse Platão que “o homem que faz tudo que o leva a felicidade e depende de si mesmo e não de outro homem ,adotou o melhor plano para viver feliz ”, em outras palavras ,encontrando satisfação na experiência de viver.
Gostaria que colocassem a nota segundo o critério do Enem. Por exemplo,competência 1,2,3,4 e 5.
Esse foi o tema da redação de 1998,primeira redação do Enem.
Bibs
Olá! Tudo bem?
A sua redação possui elementos argumentativo, mas poderia ter estruturado ela melhor.
Competência 1: Há alguns desvios ortográficos e falhas de concordância. Nota: 120.
Competência 2: suas citações são pertinentes, mas pouco aprofundadas. Há os três repertórios, mas vocês não os aprofundo ou explica o que está defendendo. Estruture melhor sua tese. Nota: 160
Competência 3: O texto está confuso, busque estruturar seus parágrafos de desenvolvimento com: tópico frasal+repertório+explicação do repertório e argumentação+desfecho crítico. Nota: 120
Competência 4: Busque usar conectivos entre períodos, por exemplo: Nesse sentido, Nesse viés e etc. Nota: 120
Competência 5: Faltou alguns elementos. Nota: 160
Obs: seu texto traz uma riqueza de diversificado repertório. Parabéns!! Você errou em alguns detalhes, mas apenas estruture melhor sua redação que ela será excelente!! Continue escrevendo!
Mateusallb
Olá boa tarde!
Minhas observações! Achei o texto bem confuso ,” Com esta decorrente adversidade”, que adversidade?. Foi alegado na introdução que ” viver globalmente parece cada vez mais difícil, porém o desenvolvimento não suporta essa tese, pelo contrário, alega-se que estamos no caminho da modernização.
A citação dos nomes de Platão e Nietzche é muito vaga, e refere-se a “tais conflitos”, que conflitos?, eles não são explanados no parágrafo, tudo que é alegado é que “O mundo está em constante modernização e estamos indo na mesma direção nessa empreitada ,as tecnologias nos fazem perceber o quanto podemos aprender e viver plenamente”, isto não seria um conflito.
Existem alguns erros na questão de aposição das vírgulas e de concordância como por exemplo em “ser esperançoso e otimista num mundo que se mostra ,muita das vezes não promissor ,parece ilusório .”
Na conclusão existem alguns erros de pontuação também, sugiro que você de uma lida nesses temas, são bem complicados , eu também tenho sérios problemas com isto. Como também dê uma olhada na questão dos conectivos, seria interessante usá-los para iniciar seus parágrafos retomando a ideia anterior e ia lhe garantir pontos na competência IV.
A Proposta de intervenção precisa ser mais incisiva.
Todavia, existe uma riqueza argumentativa, foram utilizados argumentos fortes de autoridade que se bem estruturados vão de garantir excelentes notas.
I – 120
II – 160
III – 80
IV -120
V- 80
Chernoboy
achei sua intro muito filosófica, não vi conectivos… além de q não identifiquei tese explícita. Gostei do D1, trouxe repertório e contextualizou com a sua própria opinião… No seu D2 so tem um período, é bom no mínimo 2… A conclusão ficou boa, porém vejo falta de muitos conectivos na sua redação completa.
ketlenmoliveira
I – 120
II – 160
III – 80
IV – 120
V – 120
O desenvolvimento não desenvolveu muito bem a tese apresentada na introdução.
Houve um uso exagerado de vírgulas onde poderiam ser usados pontos de continuação (principalmente no 3°parágrafo).
Onde houve a citação dos pensadores apenas disse que eles defendiam tal coisa, mas não aprofundou, nem disse o que eles defendiam de forma muito clara.
Poderia ter feito o uso de mais conectivos.
A conclusão não foi tão persuasiva.
Mas não fugiu do tema e tem ótimas ideias, que se bem trabalhadas, com certeza fará um texto nota 1000! :).