Mestre

Virtualização da vida social

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No contexto hodierno, pode ser observado que o mundo real está se tornando cada vez mais ultrapassado, cedendo espaço à virtualidade. De maneira análoga ao Mito da Caverna de Platão, nos encontramos limitados à tela do celular, não vivenciando a realidade de fato. A praticidade da era digital nos coloca como reféns da zona de conforto, transformando a realidade não-tecnológica em algo inabitual, por conseguinte, vivemos através dos nossos alter-egos virtuais, versões imaculadas, portanto, inautênticas de nós mesmos.

Em primeira análise, a inautenticidade nas redes sociais é uma questão que requer mais atenção. O episódio “Queda Livre” da série britânica “Black Mirror” pontua justamente esta problemática, contando a história de uma integração do mundo virtual com o real, onde as pessoas adquirem altos níveis de popularidade conforme são avaliadas positivamente por outras, através de um aplicativo. Desse modo, são beneficiadas e bem vistas pela sociedade. Caso não possua uma classificação alta, terá má reputação e por consequência, extrema dificuldade em socializar, conseguir empregos, etc. Nesse prisma, inseridos no cenário digital, julgamos com base no que é exibido pelas redes sociais, fazendo com que a falsa felicidade e gentileza sejam necessárias para a aprovação alheia, gradualmente distanciando-nos da realidade.

Além disso, faz-se indispensável acentuar as inúmeras utilidades do meio digital, como a facilidade de contatar qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer momento, o entretenimento mais acessível e a possibilidade de estudar ou trabalhar no conforto da própria casa. Por exemplo, a música “Welcome to the Internet” do comediante estadunidense Bo Burnham tem cunho tragicômico e explicita a alegação supracitada com o verso “Apatia é uma tragédia e tédio é um crime”, referindo-se a infinidade de conteúdos proporcionados pela internet, de modo que seja impossível não estarmos sendo constantemente estimulados por algo. Assim sendo, faz jus à ideia de que a vida fora da virtualidade está se tornando obsoleta, contribuindo com o auto-isolamento.

Em síntese, é imprescindível para o melhor convívio social, o esclarecimento da hipocrisia que rege as redes sociais e o incentivo a socialização. Sendo dever do Ministério da Educação orquestrar palestras nas instituições de ensino que alertem sobre as falsas personalidades e que motivem os discentes a desapegarem da necessidade de viver “online”, bem como disponibilizar verbas das quais escolas utilizariam para a realização de passeios fora de campo, a fim de incentivar os jovens a se tornarem mais sociáveis. Destarte, as relações sociais serão preservadas de forma saudável e seremos libertos da Caverna de Platão.

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5 Correções

  1. Olá 👋

    Parágrafo 01
    Linha 01: só uma observação, não está errado como você empregou mas esse “pode ser observado” pode ser substituído por observa-se, uma única palavrinha
    Linha 04: “nos encontramos” também pode e deve ser substituído por algo como ” os cidadãos/indivíduos/ a comunidade”
    Linha 07: novamente o “nos”, evite usar. Tente ser o mais impessoal possível no texto, sem citar a primeira pessoa (eu,tu,nós)
    Linha 09: deveria ser um ponto final após “inabitual”
    Linha 10: e de versões imaculadas*

    Poderia ter citado um pouco do mito da caverna para ficar um pouco mais didático, mas explicativo, antes de relacionar com o tema, mas ainda sim foi bom a relação que vc fez entre Platão e o uso excessivo da tecnologia
    Alguns conectivos estão estão empregados de forma incorreta, como aquele “portanto” na linha 10. Poderia ser “sendo, portanto,”
    Não consegui identificar sua tese

    Parágrafo 02
    Linha 03: da série britânica Black Mirror deve estar entre vírgulas
    Linha 10: e, por consequência *
    Linha 12: e etc*

    Parágrafo 03
    Linha 07: há necessidade de vírgula após “internet”
    Linha 07: há necessidade de vírgula após “Bo Burnham”
    Linha 08: Explícita *

    Parágrafo 04
    Linha 01: deveria ter uma vírgula após “imprescindível ”
    Linha 03: insira um conectivo antes de falar sobre o agente ou substitua o ponto final por vírgula
    Faltou o meio/modo, por meio de que o Ministério da Educação vai fazer as ações que você citou?
    Seu texto é bom e você está seguindo um bom caminho na escrita, algumas dicas:
    Organize suas ideias, seu texto vai ficar tão mais bonito, compreensivo e coeso depois que você passar a organizar da forma certa.
    Ex: no meu projeto de texto sempre sigo a linha na conclusão
    •problematizar/ apresentar o tema, falar que ele existe e está presente na sociedade
    •repertório sociocultural logo em seguida
    •relacionar repertório com a atualidade
    teses
    •fechamento
    Apesar de em alguns parágrafos as ideias e os períodos estarem organizados, em outros deixam a desejar um pouquinho. Então, se você não tiver praticando projeto de texto, comece. E se já estiver, aperfeiçoe, pq a confusão que ocorre entre algumas ideias ao longo do texto não é problemas com gramática, vírgula ou recurso e sim com a organização
    Percebi que sua argumentação é boa, parabéns! Mas seria ainda melhor ver mais dela nos parágrafos de desenvolvimento, aprofunde mais o tema, explicite mais sua opinião, me convença do problema.
    Parabéns
    Espero ter ajudado

    • 1
  2. Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?

    Introdução
    Apresenta contextualização e tema bem introduzidos, mas a tese não ficou completamente clara, são várias informações não muito organizadas. Tente melhorar isso.

    Desenvolvimento 1

    ” O episódio “Queda Livre”, da série britânica “Black Mirror,”.
    Há vírgulas, pois é um detalhe sendo inserido na frase.

    “Desse modo, são beneficiadas e bem vistas pela sociedade. Caso não possua uma classificação alta, terá má reputação e por consequência, extrema dificuldade em socializar, conseguir empregos, etc.”
    Isso deve ser um período só, não precisa separar a primeira frase por um ponto de continuação, apenas vírgula.

    Desenvolvimento 2

    ” a música “Welcome to the Internet”, do comediante estadunidense Bo Burnha, ”
    Também entre vírgulas pois é um detalhamento sendo inserido.

    “vida fora da virtualidade está se tornando obsoleta”
    Essa frase é meio radical, a vida real não está se tornando obsoleta, as pessoas trabalham, estudam e vivem na vida real.
    O que acontece é que a vida real está sendo invadida por uma realidade virtual, sendo negligenciada, priorizada, mas não obsoleta.

    Conclusão
    Apresenta uma síntese do texto e proposta de intervenção completa. Ótima finalização.

    C1 – 160
    C2- 200
    C3- 120
    C4 – 160
    C5 – 200

    • 1
  3. Oiee. Tentei corrigir sua redação de acordo com o pouco que sei sobre as competências do ENEM. Espero que goste :)

    Competência 1 – 200
    [Seu texto apresenta precisão vocabular e demonstra o domínio da norma culta.]

    Competência 2 – 160
    [Você demonstra bom entendimento da estrutura do texto, entretanto, sua tese não ficou muito bem explícita.]

    Competência 3 – 120
    [Sua argumentação pode ser melhor desenvolvida, suas ideias são boas, mas não estão muito bem relacionadas. Procure “gastar” menos espaço do seu texto com a exposição do repertório, e invista melhor em suas marcas de autoria.]

    Competência 4 – 160
    [Busque por mais conectivos, para fortalecer a fluidez do seu texto.]

    Competência 5 – 160
    [Busque relacionar melhor suas ideias para a proposta de intervenção, de modo que todos os componentes necessários (ação, agente, modo, finalidade e detalhamento) fiquem explícitos.]

    Nota: 800

    • 1
  4. Competência 1

    1-  Separar sujeito do verbo. Ex: O instituto, deve.. (isso não pode acontecer)
    2- Não usar “juntamente com”
    3- Coloque vírgula após conectivo aditivo e conclusivo. Ex: além disso, / portanto,
    Não coloque algum Ministério governamental com inicial minúscula. Ex: o correto é Ministério da Saúde

    Competência 2

    1- Dívida o seu texto em introdução ( 1 parágrafo ), desenvolvimento (2 parágrafos) e conclusão (1 parágrafo ).
    2- Use um Repertório Sociocultural na introdução. ( Citação, série, alusão histórica, documentário, artigo ou algo do tipo …)
    3-  Use um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 1.
    4-  Usar um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 2

    Obs: é importante apresentar REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL na introdução e nos 2 desenvolvimento. Consegui relacionar bem os seus  Repertórios com os argumentos

    Competência 3

    1- Apresentar duas teses (causas) na introdução.
    2- Argumentar sobre a tese 1 no desenvolvimento 1 e sobre a tese 2 no d2.
    3- Aprofundar suas teses em cada parágrafo de desenvolvimento, de modo a apresentar a consequência de cada 1 delas.,
    4- Apresentar um Repertório Sociocultural em cada parágrafo de desenvolvimento para confirmar seu argumento
    5- Apresentar marca de autoria ( meu posicionamento) em ambos desenvolvimentos.
    6- Seus dois parágrafos de desenvolvimento apresentaram de 3 a 4 períodos? (Conte pelos pontos de continuação)
    7- Cada parágrafo de desenvolvimento apresentar de 6 a 8 linhas.

    Competência 4

    1- Iniciar o seu desenvolvimento 2 com um Conectivo aditivo.Ex: além disso; Outrossim; ademais; em segunda análise….
    2- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo. Ex: portanto; logo; sendo assim; em suma…
    3- Ao fazer uma citação ou apresentar alguma pesquisa, use “de acordo com” ou “segundo..”
    4- Use conectivo para relacionar seu Repertório da introdução com o tema.
    5- Use conectivos no seu desenvolvimento para relacionar um argumento ao outro ou, melhor, um período ao outro..

    Competência 5

    1- Fazer até duas propostas de intervenção. ( Não faça mais de duas propostas, viu?)
    2- Fazer as propostas de modo a combater as duas teses que você apresentou (As teses são os problemas que você desenvolveu e, por isso, deve solucioná-los na conclusão!)
    3- Ao fazer duas propostas de intervenção, você deve fazer uma para cada causa. Ao fazer somente 1 proposta, esta deve combater as duas causas de uma vez só. Está consciente disso?
    4- Para cada proposta de que você fizer, apresentar o agente solucionador.
    5- Para cada proposta que fizer, apresente uma ação.
    6- Para cada proposta que fizer, apresente o modo de como a ação será realizada.
    7- Para cada proposta que fizer, apresente o intuito.
    8-  Para cada proposta que fizer, apresente o detalhamento de um dos passos acima.
    9- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo.

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  5. Parágrafo 01
    Linha 01: só uma observação, não está errado como você empregou mas esse “pode ser observado” pode ser substituído por observa-se, uma única palavrinha
    Linha 04: “nos encontramos” também pode e deve ser substituído por algo como ” os cidadãos/indivíduos/ a comunidade”
    Linha 07: novamente o “nos”, evite usar. Tente ser o mais impessoal possível no texto, sem citar a primeira pessoa (eu,tu,nós)
    Linha 09: deveria ser um ponto final após “inabitual”
    Linha 10: e de versões imaculadas*

    Poderia ter citado um pouco do mito da caverna para ficar um pouco mais didático, mas explicativo, antes de relacionar com o tema, mas ainda sim foi bom a relação que vc fez entre Platão e o uso excessivo da tecnologia
    Alguns conectivos estão estão empregados de forma incorreta, como aquele “portanto” na linha 10. Poderia ser “sendo, portanto,”
    Não consegui identificar sua tese

    Parágrafo 02
    Linha 03: da série britânica Black Mirror deve estar entre vírgulas
    Linha 10: e, por consequência *
    Linha 12: e etc*

    Parágrafo 03
    Linha 07: há necessidade de vírgula após “internet”
    Linha 07: há necessidade de vírgula após “Bo Burnham”
    Linha 08: Explícita *

    Parágrafo 04
    Linha 01: deveria ter uma vírgula após “imprescindível ”
    Linha 03: insira um conectivo antes de falar sobre o agente ou substitua o ponto final por vírgula
    Faltou o meio/modo, por meio de que o Ministério da Educação vai fazer as ações que você citou?
    Seu texto é bom e você está seguindo um bom caminho na escrita, algumas dicas:
    Organize suas ideias, seu texto vai ficar tão mais bonito, compreensivo e coeso depois que você passar a organizar da forma certa.
    Ex: no meu projeto de texto sempre sigo a linha na conclusão
    •problematizar/ apresentar o tema, falar que ele existe e está presente na sociedade
    •repertório sociocultural logo em seguida
    •relacionar repertório com a atualidade
    teses
    •fechamento
    Apesar de em alguns parágrafos as ideias e os períodos estarem organizados, em outros deixam a desejar um pouquinho. Então, se você não tiver praticando projeto de texto, comece. E se já estiver, aperfeiçoe, pq a confusão que ocorre entre algumas ideias ao longo do texto não é problemas com gramática, vírgula ou recurso e sim com a organização
    Percebi que sua argumentação é boa, parabéns! Mas seria ainda melhor ver mais dela nos parágrafos de desenvolvimento, aprofunde mais o tema, explicite mais sua opinião, me convença do problema.
    Parabéns
    Espero ter ajudado

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