Violência urbana no Brasil

  • 0

A Magna Carta brasileira, de 1988, garante o direito à vida, à igualdade e à liberdade. Todavia, a prática deturpa a teoria, uma vez que a violência urbana no Brasil tem aumentado, na última década 553 mil brasileiros foram vítimas de homicídio, fruto do racismo e da desigualdade social.
Antes de tudo, é necessário constatar que o Estado falha em combater o racismo. Posto isso, é relevante destacar que 71,5% de pessoas negras ou pardas são assassinadas no Brasil. Essa caótica realidade rompe com o artigo 6 da Constituição Federal, o qual afirma ser dever da União garantir segurança a todos os cidadãos.
Somado a isso, tem-se o fato da desigualdade social. Isso faz com que pessoas de condições precárias busquem uma forma de ganhar dinheiro para melhorar sua qualidade de vida, sendo assim, acabam se envolvendo com tráfico, podendo ser capazes até mesmo de matar pessoas para alcançar seu objetivo. Logo, é imprescindível a atuação estatal e social para que tais obstáculos sejam superados.
Dessa forma, o Ministério da Justiça deve punir rigorosamente assassinatos contra negros, aplicando multas mais severas e prisão permanente por meio de leis a fim de acabar com esses crimes. Além disso, o Ministério da Educação em parceria com o Ministério do Trabalho precisa melhorar o sistema de ensino e dar mais oportunidades de entrar em empresas para aquelas pessoas mais carentes. Assim, os índices de criminalidade serão reduzidos e a economia florescerá.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oii :)
    Interessante sua abordagem quanto a CF/88.
    Atenção quanto à estrutura do texto, a pontuação adequada é importante pois proporcionará fluidez ao texto, quando você cita informações demais sem um cuidado de pontuação e organização dos parágrafos, as ideias se perdem, fica confusa a sua argumentação.
    Cuidado quanto a ausência de conexão de ideias, às vezes queremos falar bastante, mas não damos conta de explicar devidamente cada aspecto. Menos é mais.
    Parabéns!

    • 0
  2. • Redação com um ótimo repertório, no entanto, esse deveria ter sido aprofundado em outro parágrafo. Na introdução foi abordado 2 repertórios enquanto o desenvolvimento carece deles. O ideal é usar um repertório por parágrafo.
    • Procure detalhar a ação que deve ser feita. Melhorar o sistema de ensino é uma expressão mais superficial.
    •Tome cuidado também com a forma que o racismo é trazido, a maioria da população brasileira é negra e parda então a tendência é que as mortes siga a proporção.
    • Ótimo uso de conectivos e boa escrita!

    • 0
  3. Alyssa, sua redação está boa. Seu repertório cultural é muito bom. O seus conectivos foram bem diversificados. Você apresentou muitas informações, o seu texto está bem rico, cada parágrafo tem uma nova informação, e isso é muito bom. Cuidado com a sua proposta de intervenção. Dica: ao invés de colocar duas propostas diferentes, coloque apenas uma de forma bem detalhada, seguindo a AAMED(agente, ação, meio, efeito e detalhamento), pois no seu texto ficou em falta alguns desses elementos.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.