No filme “Tropa de Elite”, há uma clara demonstração da violência urbana no Brasil. No mesmo, contempla-se a equipe do batalhão de operações especiais (BOPE), que por sua vez, respondem todos os atos inerentes à lei com extrema violência, ocasionando ainda mais conflitos entre os envolvidos. Dessa forma, vê-se que a violência está cada vez mais presente no cotidiano brasileiro, sendo obtidas principalmente pelo preconceito racial e a interligação entre a violência e as agressões físicas.
A princípio, dentre as mais diversas formas de violência nas cidades brasileiras destaca-se a racial, que por sua vez é originada desde a descoberta das terras brasileiras pelos portugueses. Com isso, a desigualdade ocasionada por tal preconceito tem radiado resultados absurdos. Diante desses fatores, o site “O Globo.com” afirma que apenas 28,5% dos negros não morrem violentamente, ou seja, maior parte dos negros são alvo de preconceito irradiante na sociedade. Todavia, a escassez de um recurso que combata essa dificuldade, faz com que os níveis de violência sejam cada vez mais elevados no Brasil.
Segundamente, a frase “A violência das mãos do povo não é violência, mas justiça.”, dita por Eva Perón, recebe uma conscientização de que a agressão deve ser retribuída com “a mesma moeda”, relembrando os princípios do código hamurabi, “olho por olho, dente por dente”. Todavia, essa subtendência faz com que o problema seja cada vez mais complicado, influenciando cada vez mais a violência e ocasionando maior criminalidade no país. Desse modo, conclui-se que a falta de rigidez persuasiva, juntamente da educação para com os praticantes de determinados crimes mantém a problemática sem um avanço progressivo e redutor.
Sendo assim, com o conhecimento obtido através das problemáticas transmitidas pela violência urbana do Brasil, vê-se necessário ações sábias pelos agentes do poder lesgislativo e evidentemente a polícia federal do poder executivo. É preciso que os mesmos imponham propostas de domínio sobre a violência e o preconceito. Fazendo isso através da educação e punição organizada, com a utilização de recursos como aulas de ética social. Para desse modo, a nação brasileira tornar-se estabilizada e admirável.
douglasasted
Não tenho muito a adicionar além das outras correções, só gostaria de dizer que muitas vezes utilizar do termo “segundamente” ou qualquer outra forma de enumeração em conectivos pode deixar o texto cansativo.
De resto gostei muito dos seus argumentos, principalmente no terceiro parágrafo.
luisaa
Introdução:
1- “batalhão de operações especiais” (linha 2) colocar as primeiras letras maiúsculas – “Batalhão de Operações Especiais”.
2- Em “sendo obtidas” (linha 5) substituir por “sendo motivada”, “sendo ocasionada” ou “sendo causada”.
3- Substituir “e a interligação […]” (linha 6 e 7) por algo parecido com: “e pela ligação entre a violência e agressões físicas”.
4- Gostei da apresentação das ideias.
Desenvolvimento 01:
1- Gostei muito do desenvolvimento, você contextualizou muito bem.
2- Única observação é na parte “apenas 28,5% dos negros não morrem violentamente” (linha 12), eu colocaria a porcentagem dos negros que morrem violentamente, (se 28,5% não morre de forma violenta então 71,5 morre) acho que impactaria mais, porém isso não é nenhum problema.
Desenvolvimento 02:
1- Talvez substituir a palavra “segundamente” (linha16) por algo como “além disso”, “conjuntamente”, etc.
2- Ao invés de “com ‘a mesma moeda'” (linha18), coloque “na mesma moeda”.
3- Achei ótima sua argumentação e os dados apresentados.
Conclusão:
1- Ficou muito boa.
Parabéns pelo texto, ficou muito bem organizado, com dados e argumentos claros, só alguns probleminhas de coesão mas nada demais.
hugo2007
Corrija minha redação por favor!
https://psalm.escreveronline.com.br/redacao/tema-da-redacao-https-www-youtube-com-watchvkgxbn5xyn4c-nao-e-redacao-do-enem-e-sim-de-concursos-publicos/
Ótima redação! Na introdução é interessante só pontuar a temática a ser desenvolvida e levantar um questionamento. Percebi que sua introdução se apresentou com muitos conteúdos. Essa citação ‘No filme “Tropa de Elite”, há uma clara demonstração da violência urbana no Brasil. No mesmo, contempla-se a equipe do batalhão de operações especiais (BOPE), que por sua vez, respondem todos os atos inerentes à lei com extrema violência, ocasionando ainda mais conflitos entre os envolvidos.’ poderia estar no desenvolvimento, sendo uma exemplificação de um dos argumentos sobre as críticas pontuadas.
Quanto ao mais foi perspicaz e objetiva! Parabéns!
BRENDsousa
Na 4° linha eu acredito que a vírgula correta é: (BOPE), que, por sua vez, respondem…
Na 9° linha: sendo obtidas, principalmente, pelo…
No segundo parágrafo: “dentre as mais diversas formas de violência nas cidades brasileiras, destaca-se a racial, que, por sua vez, é originada…”
Terceiro parágrafo: “determinados crimes, mantém…”
Não sou prof, nem nada. Não estou criticando, então posso estar errada também. Achei sua tese e proposta de intervenção muito boas e claras, a redação vai em volta de 950.
Parabéns 🎉
Gabriellyblasques
introdução
deve ser (respondem “a” todos )
seria melhor ao invés de ” sendo obtidas”, advinda
” a interligação entre a violência e as agressões físicas” em vista do tema não ficou tão claro
talvez falar da resposta agressiva das forças públicas à violência deixaria tua tese ainda mais clara e direta sabe.
** no geral: gostei muito da introdução, com a contextualização com filme( tb minha preferida), a coesão ficou boa com os conectivos e a tese com os 2 elementos que serão trabalhados tá bem feita, só com a pequena correção que fiz acima mesmo :))
D1
está muito bem feito real, só faria 2 colocações (que não tá errado), mas poderia melhorar teu texto.
1° trocaria “essa dificuldade” (entendo q vc quis evitar repetição), mas acho que tal violência deixaria mais impactante e claro, já que o tema trata realmente de violência.
D2
“recebe uma conscientização” essa parte ficou meio desconexa, não traduziu bem oq vc quis dizer, talvez um “reflete a ideia” ou algo do gênero seria mais claro.
“a falta de rigidez persuasiva, juntamente da educação para com os praticantes de determinados crimes” essa parte ficou numa primeira leitura um tanto quanto contraditória (e tendo em vista que podemos pegar um corretor cansado, facilitar a leitura é a regra sempre), o contraditório é pelo fato de vc criticar a violência e tal e esse rigidez persuasiva pode ser entendido como agressão oral tb entende e ficou parecendo que tinha educação e não falta dele para os criminosos. Enfim, só questão de organizar a frase.
Conclusão
está super completa
só um detalhe, dnv pra facilitar a leitura, coloca poder executivo e depois a polícia federal para que ela entre como o detalhamento entende!?
Não sou prof, então não entendo todos os termos da nota, mas acredito q seria entre 920 e 940