Observando o cenário atual do Brasil, a violência urbana é algo notável, de acordo com a lei todos os cidadãos tem total direito a segurança e a educação, mas colocando em pratica não funciona bem assim, o descaso do governo com a falta de comprometimento com a educação pública agrava ainda mais a violência no país, acarretando no maior índice de criminosos do que de agentes policiais.
Portanto, como já dizia Aristóteles “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, será que o governo usa a educação como uma arma poderosa? A resposta é não, de acordo com a Degase, 65% dos jovens presos são entre 13 e 14 anos e que alegam que entraram para a vida criminal por falta de estudo e oportunidades, já que muitos são de famílias carentes, dentre isso podemos observar o que a falta de educação pode causar na vida de um jovem.
E em conjunto desses fatores, o índice de criminosos a solto no país é de 13% a mais que de policiais contratados, fazendo que muitos bairros, metrópoles, cidades ficarem mais perigosas por conta da devida falta de policiamento, fazendo-os esses jovens perderem o medo de cometer alguns delitos.
Entretanto, com bases a dados e pesquisas, uma grande forma de diminuir esses dados seriam com novas escolas públicas de tempo integral em bairros carentes, disponibilizando alimentação necessária para o estudante, e outro método seria mais viaturas e policiais capacitados para combater a criminalização nas ruas das cidades.
Guilherme_20
Darlan, boa tarde!
* evite utilizar “portanto” no inicio do segundo paragrafo, por ser um conectivo de conclusão.
* “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, uso inadeqado do você, porque transmite dialogo com o leitor.(no texto dissertativo argumentativo nao é permitido). Procure substituir a frase com “A educação é a arma mais poderosa que se pode utilizar para mudar o mundo”
* “[…], dentre isso podemos observar o que a falta de educação pode causar na vida de um jovem. ” podemos-> transmite dialogo com o leitor( nao permitido).
*Ótimo 3º paragrafo!
* No ultimo paragrafo a proposta de intervencao é muito boa, mas faltou xplicitar o Agente(quem fará a medida) e o Detalhamento(o que se espera atingir com isso).
NOTA: 720
harmon
Você escreve muito bem, Darlan!
Agora só falta estudar a estrutura da redação do enem. O pensamento critico tá bem formulado no seu texto, você tem visão de mundo, mas os critérios estão em carência.
Veja só: a competência 1 avalia as questões gramaticais do seu texto, a 2 avalia o repertório sociocultural, a 3 analisa a coerência, a 4 pontua a coesão/conectivos e a 5 uma proposta de intervenção.
Talvez 600. Com a estrutura adequada, uns 800.
Hendos
Bom dia, boa tarde e boa noite
Ei darlan, eu acompanho sempre suas redações e você melhorou muito em comparação a ultima que você fez. Eu notei apenas dois pontos negativos.
-Você ainda tem deslizes na gramática, da para notar no meio do texto palavras em 1° pessoa como “podemos” e a redação é completamente escrita na 3° pessoa tanto do singular quanto do plural. Existe outros erros como palavras que poderiam ser substituídas mas isso é mais estética do que errado kkkkk “fazendo-os esses jovens” por exemplo nessa frase que poderia ser retirado “esses” da frase.
-E você ainda continua com problemas na sua conclusão, você relatou que deveriam ser construídas escolas de tempo integral, mas quem faria isso? com qual intuito eles construíram elas? só para dar alimentos aos alunos? quem colocaria mais viaturas nas ruas? resolveria por completo a criminalidade ou só reduziria? faltou você dizer quem faria no caso os (agentes), dizer o que aconteceria (finalidade) especificar com mais precisão como mudaria a sociedade (detalhamento)
Eu o pontuaria entre 700-740
continue melhorando assim e logo logo chegará a fazer redações perfeitas, qualquer duvida sinta-se livre para me mandar mensagem e eu responderei.