De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral. Contudo, nos últimos anos e principalmente durante o período de isolamento social, os casos de violência sexual aumentaram. Tal problemática ocorre pela falta de educação sexual nas escolas e pela ineficiência do governo.
Em primeiro plano, é lícito postular que as escolas têm grande importância para atuar no assunto, já que são responsáveis pela formação do pensamento do indivíduo. A educação sexual para crianças serve para ensiná-las sobre seus corpos e que ninguém pode tocá-los. Sob essa análise, concluí-se a importância de que esse assunto seja abordado nas escolas. Contudo, segundo à pesquisadora Mary Neide Figueiró, menos de 20% das instituições de ensino tratam sobre essa temática.
Ademais, a ineficiência do governo contribui deveras para o tema. É papel do governo cumprir efetivamente as leis, entretanto, as autoridades não cumprem seu dever, uma vez que os organismos federais, possuem um papel passivo e ignoram as ações que poderiam, potencialmente, fomentar políticas públicas para reverter esse quadro nefasto.
Em suma, a violência sexual contra menores é um tema que precisa ser abordado e que carece de soluções. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação promover palestras, em associação às escolas, por meio de materiais didáticos sobre a problemática e a importância da educação sexual nas instituições de ensino, a fim de conscientizar a população. Além disso, cabe ao Governo Federal, prender os agressores e dar apoio efetivo às vítimas, no intuito de cumprir efetivamente a lei. Assim, através disso, espera-se que esse tema, daqui alguns anos, seja apenas uma utopia.
DAR A NOTA SE PUDER POR FAVOR :)
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO:
▪︎De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral. Contudo, nos últimos anos e principalmente durante o período de isolamento social, os casos de violência sexual aumentaram. Tal problemática ocorre pela falta de educação sexual nas escolas e pela ineficiência do governo.
OBS:
▪︎Ausência de vírgulas em (e, principalmente, ).
▪︎Essa parte de (isolamento social) ficou solto, pois você tem que dizer que esse (isolamento social) está acontecendo no cenário atual.
DESENVOLVIMENTO 1:
▪︎Em primeiro plano, é lícito postular que as escolas têm grande importância para atuar no assunto, já que são responsáveis pela formação do pensamento do indivíduo. A educação sexual para crianças serve para ensiná-las sobre seus corpos e que ninguém pode tocá-los. Sob essa análise, concluí-se a importância de que esse assunto seja abordado nas escolas. Contudo, segundo à pesquisadora Mary Neide Figueiró, menos de 20% das instituições de ensino tratam sobre essa temática.
OBS:
▪︎(em primeiro plano) não é mais considerado um elemento coesivo, substitua com (Deve-se pontuar, de início,… ou Convém ressaltar, a princípio,… ou De início,…)
▪︎Poderia ter usado um conectivo para ligar o tópico frasal com o segundo período. (Nesse sentido, Nesse viés, Nesse parâmetro, Seguindo tal raciocínio, Seguindo tal lógica).
▪︎Poderia ter argumentado um pouco mais.
▪︎Faltou o encerramento do parágrafo. Este vai ser uma reafirmação do que você argumentou.
▪︎Equívoco de crase em (segundo à pesquisadora).
DESENVOLVIMENTO 2:
▪︎Ademais, a ineficiência do governo contribui deveras para o tema. É papel do governo cumprir efetivamente as leis, entretanto, as autoridades não cumprem seu dever, uma vez que os organismos federais, possuem um papel passivo e ignoram as ações que poderiam, potencialmente, fomentar políticas públicas para reverter esse quadro nefasto.
OBS:
▪︎Essa parte (para o tema) quebrou a coesão do texto, substitua por (para o problema).
▪︎Poderia ter colocado um conectivo para ligar o tópico frasal com o segundo período.
▪︎Argumentou muito pouco.
▪︎Faltou o encerramento do parágrafo.
CONCLUSÃO:
▪︎Em suma, a violência sexual contra menores é um tema que precisa ser abordado e que carece de soluções. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação promover palestras, em associação às escolas, por meio de materiais didáticos sobre a problemática e a importância da educação sexual nas instituições de ensino, a fim de conscientizar a população. Além disso, cabe ao Governo Federal, prender os agressores e dar apoio efetivo às vítimas, no intuito de cumprir efetivamente a lei. Assim, através disso, espera-se que esse tema, daqui alguns anos, seja apenas uma utopia.
OBS:
▪︎Novamente essa parte (é um tema) afetou a coesão.
▪︎Uso inadequado da palavra (através) uma vez que significa algo que atravessa, sunstitua por (por meio ou por intermédio).
▪︎Novamente (esse tema) afetou a coesão.
▪︎Equívoco de vírgulas depois de (tema e anos).
▪︎Foque em uma solução, não é mais obrigatório fazer duas solucoe
NOTA:
▪︎C1: 160
▪︎C2: 160
▪︎C3: 160
▪︎C4: 160
▪︎C5: 160
▪︎TOTAL: 800
Juliana Gomes de Oliveira
Oi, tudo bem?
Antes de tudo queria dizer que sou só uma aluna, e não uma profissional, mas vamos lá.
Achei uma introdução perfeita, porém ficou um pouco grande, acredito que deveria ser mais simples e objetiva.
O uso dos conectivos estão ótimos.
A proposta de intervenção também.
Acredito que deveria ter mais cuidado com o número de linhas
kiira
Sou somente um estudante, então a minha análise será de interpretação, e não de cunho profissional.
Primeiramente queria dizer que gostei bastante da sua introdução, porém, uma coisa ou outra prendeu minha leitura durante o período. Como por exemplo você repetir duas palavras logo no começo do texto, e também o fato de você não especificar o tema no início.
Na minha concepção sua tese ficou consistente, e você adiantou de maneira correta o seus desenvolvimentos.
Os dois desenvolvimentos na minha visão estão bem construídos, porém esses dois não tem relação DIRETA um com o outro, assim fiquei esperando dois desenvolvimentos de causa e efeito, e me frustou um pouco (vale ressaltar que é uma preferência minha e não uma regra do ENEM).
A sua conclusão estava perfeita até: “Assim, através disso, espera-se que esse tema, daqui alguns anos, seja apenas uma utopia.” Isso não fez sentido no contexto do tema e nem na sua conclusão, entendo que pode ter sido um uso incorreto do termo “Utopia”, uma sociedade que é almejada.
D1: 160
D2: 180 (Um corretor daria 200 e outro 160)
D3: 160
D4: 120
D5: 180 (Um corretor daria 200 e outro 160)
Total: 800