No limiar do século XXI, é comum encontrar descasos quando o assunto é o trânsito e as ações dos motoristas. No livro “Fé em Deus e pé na tábua”, o autor Roberto DaMatta retrata o comportamento dos brasileiros diante ao volante, na qual estes transformam-se em indivíduos egocêntricos. Nesse sentido, percebe-se que em meio ao trânsito no Brasil, há extrema violência e infrações de regras.
Em primeira análise, observa-se que os envolvidos agem com extintos de superioridade e individualismo. Conforme o psicólogo Goldberg afirma,”As pessoas tomam os lugares públicos como seus alegando ter chego primeiro”. Dessa forma, às consequências aumentam, levando por vezes a óbito, uma vez que os cidadãos não obedecem às cláusulas impostas.
Em segunda análise, é importante ressaltar o quanto a ferocidade no trânsito vem se ampliando, sendo um dos motivos mais recorrentes, o uso de bebidas alcoólicas e do celular durante a condução do veículo. Além disso, de acordo com os dados obtidos pelo Ministério da Infraeestrutura, declara que, 30,3% dos acidentes são provocados por desacatar as leis e 23,4% por desvio de atenção.
Portanto, é mister que o Código de Trânsito Brasileiro(CTB), responsável por estabelecer diretrizes para a engenharia de tráfego, reforce as fiscalizações e torne as leis com penalidades mais rigorosas com o fito de amenizar essa problemática. É preciso ainda, que por meio da mídia propague-se campanhas de conscientização a fim de alcançar grandes quantidades de pessoas, e assim, erradicar este infortúnio.
Obs: Dêem uma nota.
LeoGuedes
Olá. Seu texto ficou bom!
Apresenta uma boa estrutura, usou corretamente os conectivos. Além dos parágrafos estarem bem divididos. A citação enriqueceu seus argumentos.
Contudo, o texto termina de uma maneira muito simples. Sabe aquele filme que você está assistindo e quando se dá conta ele já terminou. Sua redação foi teve uma boa conclusão, pautada no senso comum, que é conscientização. A maioria das pessoas terminam seus textos usando essa palavra, e ainda mais dizendo que toda a sociedade precisa disso. E como todas as camadas sociais terão acesso ? Pela mídia. Tudo muito óbvio.
Nota: 800 (Perdendo pontos principalmente na C5)
GuilhermeDoc
Achei muito bom! Texto fluido, não cansativo, com bom emprego das palavras, alem do uso de dados seguindo por argumentos bem estruturados. Porem, eu acho que na conclusão vc deveria tentar sair no senso comum usando frases como “alguém deve fiscalizar…”. Você pode até usar isso, mas deve falar quem vai fiscalizar, onde vai, nas rodovias? nos centros urbanos? por meio de câmeras?
Você deve pensar que hoje, no Brasil, já ha grande quantidades que fiscalização, principalmente por meio de câmeras que geram multas ao motorista, então qual seria a alternativa, já que isso não funciona tanto na prática?