Aprendiz

Violencia no ambiente escolar

  • 0

Muito se debate a respeito da violência dentro do ambiente escolar, pois por se tratar de um lugar de grande relevância no aprendizado dos jovens, é de se esperar que seja seguro. No entanto, a influência de meios externos violentos na formação da personalidade do indivíduo e o agravante do bullying, demonstram-se cada vez mais agentes incentivadores no avanço da instabilidade da segurança escolar. Logo, avaliar os motivos que levam até tais atos e como combate-los torna-se essencial.

Primeiramente, vale apena ressaltar o quão grave é o surto de agressividade nas escolas brasileiras fazendo-se menção ao infeliz ataque a escola pública de Sussano, em meados de 2019, realizada por dois de seus próprios alunos, e resultando na morte de várias pessoas. Ambos os alunos sofreram bullying em algum momento de suas vidas, levando-se assim, ao desenvolvimento do desejo de vingar-se. De tal forma, é perceptível como o bullying está diretamente ligado ao constante crescimento da violência nas salas de aula.

De maneira idêntica ao bullying, fatores externos também influenciam dentro da escola. Crianças e adolescentes que crescem em ambientes hostis, tendem a ter comportamentos igualmente agressivos e destrutivos em outras áreas de sua própria vida, sendo uma delas a escola. Segundo pesquisa do Ministério da Educação, jovens que crescem em lares desequilibrados tem 10 vezes mais chances de se tornarem pessoas violentas. Esses indivíduos podem ser, futuramente, tanto a pessoa que pratica o bullying quanto a pessoa que reage ao mesmo de forma devastadora. Logo, percebe-se que sem as medidas necessárias, toda a violência se torna um ciclo interminável.

Segundo o filósofo Immanuel Kant, ” O homem não nada além daquilo que a educação faz dele” Portanto, para promover a pratica de uma educação segura, medidas são necessárias. Inicialmente, o Ministério da Educação deve atuar juntamente com os diretores das escolas publicas e particulares na inclusão massiva de agentes da saúde mental no ambiente escolar, cujo intuito seria realizar sessões especiais com cada turma para identificar alunos com problemas em casa ou na escola e auxilia-los a lidar com tal situação. Ademais,  cabe aos mesmo agentes da saúde ministrarem palestras semestrais acerca dos males causados pelo bullying, com o objetivo de ajudar na conscientização e na não propagação do mesmo. Assim, a violência no ambiente escolar seria reduzida.

 

 

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Competência 1 – domínio da norma culta da língua escrita: 200/200
    Competência 2 – compreender a proposta da redação: 200/200
    Competência 3 – coerência do texto: 200/200
    Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos: 200/200
    Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado: 180/200
    TOTAL: 980.
    Texto incrível, porém ao citar a questão de violência no ambiente familiar, na proposta de intervenção deveria demonstrar como combater a mesma.

    • 1
  2. suas competências estão indo ótimas mas, seja mais dinâmica e faça de suas opiniões mais autenticas.
    a abrangeu um tema bastante atual, o qual é bom sempre nos prepararmos né?!
    continue assim. o seu ponto de vista é embasado na realidade e fatos atuais e isso é muito bom para garantir uma boa nota. a sua contraproposta é muito boa seu português é recheado riquezas a qual sempre deve ter em uma boa redação,
    , a linguagem é necessária e você conseguiu usar bem suas palavras deixando sua redação muito rica. Parabéns!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.