VIOLÊNCIA INFANTIL: como garantir os direitos da criança e do adolescente?

  • 1

O filósofo Raimundo de Texeira Mendes, em 1889, adaptou o lema “Ordem e Progresso” não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que, atualmente, enfrenta inúmeros empecilhos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, destaca-se a violência infantil, problema recorrente na sociedade brasileira, principalmente devido à má influência familiar e a não abordagem do assunto nas escolas.

Sob esse viés, é notório que as práticas de violência no ambiente doméstico é um grave empecilho, visto que muitas vezes os costumes e pensamentos, sejam bons ou ruins, são transmitidos de pai para filho, influenciando no modo como a criança age e acredita. Segundo o advogado Mahatma Gandhi, a violência não deve ser erradicada com o uso do ódio, para que se conviva em harmonia é preciso ser paciente e ter bons sentimentos em relação às outras pessoas, tal narrativa é descrita no livro “A virtude da raiva” escrito por Arun Gandhi, neto do pensador citado. Nesse sentido, observa-se a urgência de se combater a falta de empatia entre sociedade, o que infelizmente é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar a lacuna escolar como impulsionador das consequências do abuso aos jovens. Percebe-se a falta de comunicação entre o colégio e o aluno diante da temática, isto ocorre pois o assunto é negligenciado e tratado de maneira ofuscada no âmbito pedagógico, dificultando, deste modo, os relatos das crianças ou adolescentes. O filme “Matilda”, da rede televisiva Disney Channel, exemplifica o tema, já que a personagem principal, Matilda, convive com uma família alienada em programas de entretenimento e não demonstram importância para com a filha, esta é violentada psicologicamente por seus pais e irmão. A menina só consegue apoio após conhecer uma professora na escola que frequentava, conquistando, assim, a adoção por parte da pedagoga, que lhe dá auxílio e uma moradia decente.

Portanto, analisa-se a necessidade de uma intervenção diante desse panorama. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação, por meio de divulgações nas mídias influenciadoras como Instagram, Twitter e jornais, crie uma campanha para a não agressão aos jovens, disponibilizando psicólogos e especialistas nas instituições de ensino, com formas mais dinâmicas e lúdicas de se trabalhar os fatos e depoimentos. O intuito de tal ação é que as pessoas que cometerem atos fora da normalidade e que fujam do bem estar dos menores de idade possam ser penalizados. Diante dessa perspectiva, diminuirão os altos índices de abuso infantil, e consequentemente o grupo social se tornará a nação de ordem e progresso, como proferiu Raimundo de Teixeira Mendes.

Compartilhar

5 Correções

  1. olá Jú.
    C1- 200
    Sob minha análise você se saiu muito bem na c1.
    C2- 160
    Embora você tenha demonstrado uma boa criticidade sobre o assunto, notei uma certa exposição exagerada sobre suas citações, ocupando linhas que poderiam ter sido utilizadas para exibir seus argumentos e o seu ponto de vista sobre o texto. Tente demonstrar a sua percepção sobre o assunto e em seguida utilizar um repertório que reforce suas palavras.
    C3- 200
    Parabéns, você arrasou nos repertórios, gostei da retomada do filosofo na conclusão, mas se possível tente utilizar na redação algo como dados, acontecimentos históricos etc… para não fazer duas ou mais citações de filósofos, escritores… Assim, você demonstrará uma ampla bagagem sociocultural.
    C4- 120
    Percebi a ausência de alguns recursos coesivos ao longo do texto, principalmente do D3.
    C5- 200
    Você redigiu uma excelente proposta com todos os critérios necessários.

    Total- 880
    Parabéns, você foi muito bem, mas em breve com um pouco mais de treino você irá se sair ainda melhor.

    • 1
  2. Olá.
    Você se saiu muito bem utilizando ótimos repertórios. Tornou a sua redação interessante.
    Na introdução eu não consegui perceber totalmente o real problema discutindo, mas a sua conclusão foi ótima e bem detalhada ( provavelmente adquiriu os 200 pontos)
    A sua proposta de intervenção foi bem original e bem objetiva para solucionar o problema.

    • 1
  3. Repetição: empecilhos,

    2º e 3º Parágrafo -> Faltou explicar melhor a relação do filme/ pensador com seu argumento.

    Conclusão -> Tem os 5 elementos necessários. Tira 200 pontos.

    De modo geral, aconselho a pesquisar sobre a Competência II, você utiliza bons repertórios mas precisa assegurar uma explicação de que ele é produtivo(possui relação com o tema). Minha sugestão é que leia a cartilha da Redação que contém a competência II, ou veja vídeos no YouTube sobre.

    • 1
  4. essa é minha primeira correção de redação,então espero que não ligue muito pra minha correção.
    eu acho que para garantir 200 na competência 2(abordagem completa do tema)
    você poderia ter citado o Conselho Tutelar,mas fora isso acredito que você teria
    tirado 160 na COMPETÊCIA 2
    já na competência 3 acredito que tenha conseguido 200,pelo fato de grandes
    quantidades de repertórios e desenvolvimento de informações fatos e opiniões
    na competência 4 acredito que o corretor teria de descontado alguns pontos pelo fato
    de você ter repetido várias vezes o artigo “é” como por exemplo em:é fundamental,
    é imprescindível,é notório.
    fora isso acho que tudo certo e te daria no mínimo 160.
    e finalmente na competência 5,você citou todos os 5 elementos então acredito que
    tenha ganhado 200.Agente:Ministério da Educação,Acão:mídias influenciadoras,
    modo/meio:psicólogos e especialistas nas instituições de ensino,detalhamento: O
    intuito de tal ação é que as pessoas que cometerem atos fora da normalidade e…
    infelizmente eu não sou dotado o suficiente para te analisar na competência 1
    por isso não te darei uma nota nela,mas fora isso o seu total nas 4 competências
    “na minha opinião de leigo” tenha sico 720 (sem a nota da competência 1).

    • 1
  5. Olá, então na competência 1 gramática vc se saiu muito bem. Mais essa introdução não me situou totalmente do problema. Vc se saiu muito bem ao pegar referências como o filme Marilda. Vc tem que ter um pouco mais de atenção com os citados.as tangencias passaram raspando. Gostei da sua conclusao e da sua resolução desse problema

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.