Os lobos quando afetados pela doença Raiva ficam extremamente agressivos, tais quais os humanos quando sofrem pelas consequências das desigualdades sociais. A CF/88, tem regido no artigo quinto, o direito a vida, que foi violado veementemente. As medidas insuficientes do Estado e o temor da população, criam um ambiente propício à violência.
As disparidades socioeconômicas e índices de violência, se tornam um quando emparelhados. De acordo com o IBGE, Roraima apresenta um PIB de 12 bilhões, ademais São Paulo apresenta um PIB de dois trilhões. Analogamente o IPEA divulgou os 10 primeiros municípios com maior índice de homicídios, os quais apenas o Paraná era da região sul-sudeste, enquanto os outros nove eram da região norte-nordeste; que apresentam PIB’s muito inferiores em comparação ao sul. Ambos amalgamados criam mais um pilar causal da violência.
O medo presente na população, consequente da má segurança, viola outro direito fundamental. De acordo com o jornal Datafolha, três entre quatro brasileiros tem medo de serem assassinados. Artigo 22 da DUDH: “todo ser humano tem direito a segurança”. Que no Brasil, com o grande temor do povo, mostra a violação e mal emprego deste.
O Poder Executivo, tem de focar investimentos na infraestrutura dos estados mais desiguais, para que a economia seja homogeneizada. Com isto, diversas sedes de instituições que garantem segurança, como delegacias, devem ser distribuídas por todo o espaço urbano, a fim de resguardar a população. Assim, um dos pilares causais da violência serão derrubados e gradualmente, o temor se tornará raro.
CachorroQuenteIniciante
Violência e seus grandes pilares
Compartilhar
yansumerio
Oi, tudo bem ?
farei aqui algumas observações quanto aos erros e acertos e coisas que você pode melhorar.
Primeiramente, achei sua introdução boa, mas ela apresenta um erro gramatical no trecho: “Os lobos quando afetados pela doença Raiva ficam extremamente agressivos, tais quais os humanos quando sofrem pelas consequências das desigualdades sociais.” mas o certo seria: “Os lobos quando afetados pela doença Raiva ficam extremamente agressivos, tal qual os humanos quando sofrem pelas consequências das desigualdades sociais.” quanto ao seu repertório sociocultural , só tenho elogios.
Segundo, você compreendeu a proposta de redação, mas não aplicou conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, mas você desenvolveu muito bem o tema. mas a sua redação não está dentro dos limites do texto dissertativo-argumentativo. pois ele está mais para expositivo do que para argumentativo.
Ademais, você demonstra um bom domínio do conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Além disso, você demonstrou a sua capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
NO tocante a sua proposta de intervenção, ela não atendeu todas as exigências para ser um boa proposta de intervenção, mas veja pelo lado bom a sua proposta de intervenção respeita os direitos humanos
com base nas 5 competências do enem, a minha nota para você é :
C1: 160
C2: 160
C3: 200
C4: 200
C5: 140
PHNalon
Essa introdução está um pouco estranha, não fez muito sentido pra mim essa analogia, mas consegui identificar suas teses que serão explanados nos desenvolvimentos.
Há alguns desvios gramaticais
Está faltando problematizar mais seus argumentos, você mais informou do que de fato problematizou e argumentou. Foque mais nessa parte, pois é muito cobrada no Enem
Fique atento também com os conectivos.
Sua proposta de intervenção está incompleta, fique atento com os 5 elementos cobrados. A proposta sozinha vale 200 pts.
C1- 120
C2- 120
C3- 120
C4- 120
C5- 120