Iniciante

Violência doméstica no Brasil- Correção modelo enem, com notas por cada competência, apontando erros e exemplos de como melhorar.

  • 1

“Construímos muitos muros e poucas pontes”. Essa afirmação do teólogo e cientista inglês Isaac Newton pode ser facilmente aplicada ao comportamento da sociedade diante da violência doméstica no Brasil. Nesse viés, a violação de direito a segurança pública está marcada na atualidade por concentrar não só barreiras mas também a ausência de medidas para sua erradicação. Desse modo, atuam agravando o quadro central não a negligência governamental como também a má influência da mídia.

Em primeiro plano, é evidente que o descaso do governo se apresenta como um rígido empecilho no que diz respeito as agressões sofridas por mulheres no país. No que se refere a isso, a afirmação de Abraham Lincoln que diz que a política é serva do povo e não o contrário se relaciona fortemente. No que lhe concerne, o poder público não está servindo a sociedade com planos, ações e metas que revertam o cenário atual, no qual segundo dados recentes do levantamento realizado pelo Portal de Notícias do Grupo Globo, cerca de 25% das mulheres brasileiras já foram vítimas de alguma violência. Dessa maneira, o que ocorre realmente é uma falta de diligência e cuidado por parte das autoridades públicas, que se não vierem acompanhadas de políticas populares que ajam na reversão do dado exposto, dificulta sua resolução.

Além disso, a inadequada atuação dos meios de comunicação ainda é favorável para o aumento nos números de agressões contra o gênero feminino na nação. Acerca disso, o filósofo Foucault defende que, na sociedade pós-moderna, alguns temas são silenciados para que as estruturas de poder sejam mantidas. Por essa óptica, pode-se observar que a mídia ao invés de promover matérias que elevem os níveis de informação das pessoas, influencia na consolidação da violência, devido o silenciamento midiático de uma situação que persiste atualmente e que precisa ser cessada.

Logo, é evidente a necessidade de intervenção com relação à violência doméstica no Brasil. Para tanto, o Ministério da Justiça e Segurança Pública deve promover campanhas de conscientização social através de escolas, universidades e praças públicas para combater a alienação social sobre o desrespeito doméstico. Dessa forma, tais campanhas devem ter alcance nacional, inclusive pela internet, com transmissões ao vivo, por exemplo, para serem apresentadas as principais questões do tópico, com o objetivo de diminuir o número de vítimas e lhes garantir seus direitos como cidadãs. Feito isso, espera-se a construção de mais pontes e menos muros se comparada com a afirmação de Isaac Newton.

Compartilhar

3 Correções

  1. C1 : Possui bom domínio sobre a norma culta da língua portuguesa, e possui um vocabulário com bastante variedade, o que é essencial. Nota : 160

    C2: Repertório excelente, porém um pouco previsível. Além de que na introdução, para mim as partes não ficaram muito conectadas Nota : 120

    C3 : Bons argumentos e souber organiza -lós e usa-los da melhor forma : Nota :160

    C4 : Articulou super bem as partes do textos, e soube usar com perfeição os conectivos. Nota : 200

    C5 : Possui todos os elementos necessários na proposta de intervenção. Nota : 200

    Total : 840

    Comentário extra : Ótima redação, mas tenta focar em uma coisa só, não jogue tantas informações, apesar de você saber organiza-las bem.

    • 2
  2. competência 1- domínio da norma culta: 200
    competência 2- compreensão da proposta + repertório: 200
    competência 3- argumentação consistente: 160
    competência 4- coesão e substituição correta: 160
    competência 5- proposta de intervenção completa que respeite os direitos humanos: 200

    nota total: 920

    • 1
  3. Olá!

    Tema: Violência doméstica no Brasil

    INTRODUÇÃO:
    “Construímos muitos muros e poucas pontes”. Essa afirmação do teólogo e cientista inglês Isaac Newton pode ser facilmente aplicada ao comportamento da sociedade diante da violência doméstica no Brasil. Nesse viés, a violação de direito a (à) segurança pública está marcada na atualidade|1| por concentrar não só barreiras|2| mas também a (*pela) ausência de medidas para (*a) sua erradicação. Desse modo, atuam agravando o quadro central não (?)|3| a negligência governamental como também a má influência da mídia.

    1 – É recomendado isolar a expressão “na atualidade”.
    2 – Quando você colocar “(…) por concentrar não só barreiras|2| mas também a ausência de medidas…” infere-se que há uma concentração de barreiras e ausências de medidas que coíbem a resolução do problema, o que não é muito legal, pois a concentração de ausências é um pouco… entende? Recomendo que seja reescrita para algo como: “(…) a violação de direito à segurança pública está marcada na atualidade não só pela concentração de barreiras mas também pela ausência de medidas…”. Só uma sugestão.
    3 – Ausência de termo que prejudica o sentido.

    — A alusão atribuída é pertinente, legítima, mas falta ser produtiva, afinal como a citação de Newton pode se relacionar com a violência doméstica?
    Fora isso, está boa a introdução. Gostei, principalmente, por nos adiantar dos temas que serão abordados ao longo do desenvolvimento.
    ___________

    DESENVOLVIMENTO 01:
    Em primeiro plano, é evidente que o descaso do governo se apresenta como um rígido empecilho no que diz respeito as (*às) agressões sofridas por mulheres no país. No que se refere a isso, a afirmação de Abraham Lincoln que diz que a política é serva do povo (*vírgula aqui) e não o contrário se relaciona fortemente.|1| No que lhe concerne, o poder público não está servindo a sociedade com planos, ações e metas que revertam o cenário atual, no qual (*vírgula aqui) segundo dados recentes do levantamento realizado pelo Portal de Notícias do Grupo Globo, cerca de 25% das mulheres brasileiras já foram vítimas de alguma violência. Dessa maneira, o que ocorre realmente é uma falta de diligência e cuidado por parte das autoridades públicas, que (*vírgula aqui) se não vierem acompanhadas de políticas populares que ajam na reversão do dado exposto, dificulta sua resolução|2|.

    1 – Recomendo a reescrita desse período e a utilização de dois pontos. “No que se refere a isso, é pertinente trazer a afirmação de Abraham Lincoln sobre a política: esta é serva do povo, por isso tem a incumbência de lhe assegurar os seus direitos.” O porquê eu solicito refazer esse período? Porque ficou deveras confuso, basta dá uma lida nesse período que você saberá.
    Tipo, além de ter marca de oralidade (com os queísmos), não temos uma conexão muito precisa entre as premissas devida à falta de uma explicação mais avantajada e específica.
    2 – Aqui temos uma certa confusão, dificulta a resolução de quê, precisamente?
    _____________

    DESENVOLVIMENTO 02:
    Além disso, a inadequada atuação dos meios de comunicação ainda é favorável para o aumento nos números de agressões contra o gênero feminino na nação. Acerca disso, o filósofo Foucault defende que, na sociedade pós-moderna, alguns temas são silenciados para que as estruturas de poder sejam mantidas. Por essa óptica (*ótica), pode-se observar que a mídia (*use vírgula aqui) ao invés de promover matérias que elevem os níveis de informação das pessoas, influencia na consolidação da violência, devido o (*ao) silenciamento midiático de uma situação que persiste atualmente e que precisa ser cessada.
    ____________

    CONCLUSÃO:
    Logo, é evidente a necessidade de intervenção com relação à violência doméstica no Brasil. Para tanto, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (Agente) deve promover (Ação) campanhas de conscientização social através|1| de escolas, universidades e praças públicas (Meio) para combater a alienação social sobre o desrespeito doméstico (Efeito). Dessa forma, tais campanhas devem ter alcance nacional, inclusive pela internet, com transmissões ao vivo, por exemplo, para serem apresentadas as principais questões do tópico, com o objetivo de diminuir o número de vítimas e lhes garantir seus direitos como cidadãs (Detalhamento do Meio). Feito isso, espera-se a construção de mais pontes e menos muros se comparada com a afirmação de Isaac Newton (Detalhamento do Efeito).

    1 – Bem, uma sugestão: substitua o “através”, que significa basicamente atravessar algo, por “por meio”, visto que é um tanto mal visto o uso de através nesses contextos.

    — Boa conclusão!

    •••••|||••••••

    Vamos lá!

    C1 – 120pts: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.

    C2 – 200pts: Desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.

    C3 – 120pts: Apresentou informações e desenvolveu algumas, de forma desorganizada, em defesa de um ponto de vista.

    C4 – 160pts: Seu texto foi marcado pela presença constante de elementos coesivos e poucas repetições.

    C5 – 200pts: Elaborou muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    Somando, então, temos: 800pts!

    Muito boa produção, siga adiante, com um pouco mais de prática, conseguirá os 1000 logo! ;3
    Espero ter ajudado de alguma maneira, bjs e boa sorte em sua jornada!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.