Iniciante

Violência doméstica

  • 0

´´ O amor não causa dor, não causa medo, não deixa trauma ou dividas.´´ Essa é uma é uma das mensagens que o governo, juntamente com a ( CNJ) conselho nacional de justiça, está usando para combater a violência contra as mulheres do pais. O primeiro caso registrado no Brasil de violência doméstica, ocorreu em 1983.

A vitima dessa agressão foi Maria da penha maia Fernandes, que foi agredida 2 vezes, pelo seu marido Marcos Antônio, que a deixou paraplégica em uma cadeira de rodas. Mesmo estando fragilizada, Maria da penha foi lutar por justiça, e foi nesse periodo que Maria da penha escreveu seu livro. ´´Sobrevivi…. posso contar.´´ ( Publicado em 1994 e reeditado em 2010) com os relatos de sua história e os andamentos do processo contra Marcos Antônio.

A partir desse momento vimos que os casos vem aumentando ,  principalmente nesse periodo de confinamento causado pela pandemia do covid 19.  De acordo com uma pesquisa ´´violência doméstica durante pandemia do covid 19´´, realizado pelo fórum brasileiro de segurança pública, as brigas de casais aumentaram 431% entre fevereiro e abril de 2020. No estado de São Paulo, o total de socorros oficiais prestado pela policia militar, passou de 6.775 para 9.817, na comparação entre Março de 2019 e Março de 2020.

Assim chegamos a conclusão de que literalmente a mulher está venerável, mesmo com tantos cuidados e prevenção que as autoridades estão tendo, não está sendo o suficiente. As escolas podem adotar uma vez por semana fazerem, palestras, rodinha de conversas e teatros, seria uma ótima oportunidade  para os alunos  tanto para os professores . Fazendo isso conseguimos   conscientizar as crianças dez de cedo.

Compartilhar

3 Correções

  1. Boa tarde!
    Vou corrigir seguindo as competências do ENEM. Não sou professora, mas vou tentar ajudar.

    INTRODUÇÃO
    1-Ese paragrafo está muito expositivo, você deve sim apresentar informações e explicá-las, mas também precisa colocar sua opinião, no final desse parágrafo que deve estar relacionada com o que você explicou anteriormente;
    2-Coloque esses três nomes : “conselho nacional de justiça” iniciados por letra maiúscula, pois é um órgão do governo, logo, substantivo próprio;
    3-Aqui: “Essa é uma é uma das mensagens que o governo” acredito que tenha sido erro de digitação, mas atente-se nas repetições;
    4-A palavra país tem acento agudo no “i”.

    D1
    1-Inicie esse parágrafo com um conectivo: “Nesse sentido, destaca-se …”;
    2-Aqui você expõe a história ,mas não retoma sua tese. Você teria que expor a história e relacioná-la com sua tese (que ficaria na introdução).É importante lembrar que mesmo retomando a tese, se você escrevê-la com outras palavras, sem pedir o mesmo significado é melhor, evitando que o texto fique repetitivo.

    D2
    1-Coloque uma vírgula após: “A partir desse momento”;
    2- A palavra “vimos” é conjugada na primeira pessoa do plural (nós). Na dissertação-argumentativa, ao contrário do artigo de opinião, não recomenda-se essa conjugação, porque a redação deve expressar impessoalidade, apesar de ter que mencionar a opinião, os verbos em primeira pessoa não são permitidos. Assim, ao invés de escrever “vimos que…” substitua por: “é perceptível…”, por exemplo.
    3-Nesse desenvolvimento você menciona a pandemia, tente detalhar um pouquinho mais, explicando o motivo pelo qual a pandemia aumenta os casos de violência doméstica, mas sem se aprofundar muito. Afinal, precisa de espaço para colocar os dados que você mostrou nessa parte, e se escrever muito ultrapassa o limite de linhas da redação. Não esqueça de colocar um conectivo antes de colocar os dados, ou seja você explica a razão pela qual a pandemia fez aumentar o número de casos em seguida coloca: “Tendo isso em vista, ressalta-se em dado …..”
    4-Sempre escreva de onde é a notícia. Apenas: “segundo uma pesquisa”, não dá credibilidade no que você está expondo. O corretor pode pensar que você inventou a informação.

    CONCLUSÃO
    1- Virgula depois do “Assim”;
    2- Não escreva a palavra: “conclusão” nesse parágrafo, pois ele já é a conclusão. Isso acaba configurado redundância. Substitua: ” chegamos a conclusão” por: “Assim, sabe-se que…”, “Assim é notório que…”, Assim entende-se que..”
    3-O adjetivo: “venerável”, dá a ideia de adoração, que deve-se reverenciar. O significado aplica-se à essa frase, por exemplo: Adoro à Deus. Deus é venerável. No entanto, de acordo com o contexto, é possível perceber que você quis dizer que as mulheres ainda encontram-se fragilizadas, sem apoio. Por isso, o adjetivo que poderia se adequar a esse sentido é “vulnerável”.
    4-“As escolas podem adotar uma vez por semana fazerem”. Essa parte ficou sem coerência. Tente colocar: “As escolas podem fazer, uma vez por semana,…”;
    5-Aqui tem muitas ações com pouco detalhamento. Como essas palestras seriam realizadas? Através do que ?. Seriam todas as escolas que fariam isso?
    6-Sua finalidade está incompleta. Tente acrescentar: “Fazendo isso conseguimos conscientizar as crianças desde cedo, o que viabiliza a formação de jovens que não praticarão violência doméstica, por consequência, diminuindo as taxas desse impasse na sociedade”;
    7-Lembre-se também de evitar o uso de gerúndio no texto. Ao invés de colocar “fazendo isso..” Coloque: “Com isso…”.

    Em geral suas ideias são boas, mas precisam ser trabalhadas mais. Pratique bastante, leia redações nota mil, assista vídeo-aulas, tudo isso vai te ajudar a melhorar. Vou dar a nota por competência:

    C1:120
    C2:120
    C3:120
    C4:120
    C5:120

    TOTAL:600

    • 0
  2. Oi! Tudo bem? Não sei se sua redação pretende seguir modelo ENEM (dissertativo-argumentativo), mas caso seja: atente-se à estrutura do texto. Seu texto não se encaixa no formato do ENEM e parece uma reportagem.

    Segue as competências:

    C1: 40 pontos: Demonstra domínio precário da norma culta, desvios frequentes e diversos.

    Você não está usando aspas para a citação. Ao usar uma sigla, o que deve ser usado entre os parênteses é o nome da instituição, nesse caso seria “CNJ (Conselho Nacional de Justiça).” Atente-se tb ao uso da vírgula!

    C2: 80 pontos: Copia trechos dos textos de apoio ou não possui proposição, argumentação e conclusão.

    C3: 40 pontos: Informações, fatos e opiniões são pouco relacionados com o tema ou incoerentes, não há defesa de um ponto de vista

    c4: 80 pontos: Repertório precário de recursos coesivos e articulação inadequada entre as partes do texto

    c5: 40 pontos: Proposta de solução vaga, ou relacionada somente ao assunto

    NOTA FINAL: 280.

    Cuidado ao usar a primeira pessoa em uma redação!

    Boa sorte e bons estudos! ;)

    • 0
  3. Olá, tudo bem?

    Primeiramente, parabens, você escreve muito bem. Entretanto, esse não seria o modelo de redação proposto pelo Enem (caso seja pra esse vestibular que você vá prestar). A redação deve ser dissertativa-argumentativa e o que foi feito parece um texto de reportagem.

    É necessario, logo na introdução, expor a sua tese sobre o tema e seus argumentos, que devem ser melhor apresentados e aprofundados nos dois paragrafos de desenvolvimentos. No caso, você não expos nenhum argumento apenas contou a história de Maria da Penha.
    Sua conclusão ta na linha certa, mas para ganhar a maxima pontuação (200) na Competencia 5 é necessario que tenha esses elementos: agente, ação, modo/meio, efeito e detalhamento.

    Indico que você procure modelos de redação e leia as redações nota 1000. Espero ter ajudado, boa sorte! :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.