Há mais de 50 anos, a forma de ensino era muito rígida pois professores eram a autoridade máxima, sendo assim, os mesmo podiam atuar de forma agressiva podendo ser verbal ou física como humilhações e castigos, caso os desrespeitassem. Então, não era possível que alunos fossem violentos. Porém, atualmente, houve um grande aumento de violência contra os professores no Brasil e nesse contexto há diversas fatos que contribuem para este problema. Podemos citar os problemas que crianças e adolescentes passam no seu cotidiano.
Em filmes, séries e novelas, costumamos ver o cotidiano de adolescente e sempre há um adolescente que trata mal a todos que estão a sua volta. Na maioria das vezes, essa questão se dá por causa de problemas pessoais como depressão, problemas financeiros e familiares, e também podendo dizer de traumas que aquele indivíduo passou durante a infância e passa até hoje.
A criminalidade é uma da razão que influencia a maioria de agressões, pois acontecem em colégios públicos onde pessoas mais humildades e/ou de comunidades costumam frequentar. Crianças, adolescentes e jovens costumam se refletir, claro que não generalizando, nos lugares onde frequentam, onde moram, onde se identificam. Dessa forma, acabam sendo violentos nas escolas.
Em resumo, podemos perceber que a violência contra o professor se dá por diversos motivos, isto é, por problemas cotidianos e criminalidade, por sua vez tão crescente entre jovens. Então, uma maneira de diminuir essa situação agravante é colocando profissionais especializados na área da educação, abranger mais sobre assuntos sobre violência e fazer com que pais saibam das atitudes que os filhos estão tendo na escola.
Violência contra o professor nas escolas brasileiras
Compartilhar
arthuwur
CI : 120
CII: 120
CIII: 80
CIV: 160
CV: 80
Total: 540
Notei alguns erros de concordância, a argumentação — tal como a proposta de intervenção — ficou superficial demais e a tese na introdução não especificou os “diversos problemas”. No entanto, você usa bem os mecanismos de linguagem quando articula o texto e, apesar do conteúdo ser um tanto superficial, ficou tudo bem interligado. Tem futuro.
PS: Ah sim, e em hipótese alguma use verbo em primeira pessoa. (:
PedroScalone
seu texto está bom, mas vc deveria se atentar à alguns desvios, sua introdução ficou boa, ao meu ver ficou completa. No desenvolvimento, senti falta de repertório sociocultural, isso enriquece muito o texto. A conclusão, acho que ficou meio generalizado, recomendo ser mais detalhada sobre como, por quem deve ser feita.