Na obra “Utopia” do escritor inglês Thomas More é retratada uma sociedade perfeita ,na qual corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade é o oposto do que o autor prega, uma vez que a violência contra indígenas se torna cada vez mais comum, o que dificulta a concretização dos planos de More .Esse cenário antagônico é fruto tanto da ineficácia estrutural do governo, quanto do preconceito diante a sociedade. Assim sendo, torna fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.
Sobretudo, é crucial pontuar que a ocorrência de atos violentos contra indígenas deriva-se da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências .Segundo o pensador Thomas Hobbes”O estado é responsável por garantir o bem-estar da população”, entretanto isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação do poder público que deveria cumprir seu papel enquanto agente fornecedor de direitos mínimos, os indígenas vivem de forma desumana, sofrendo assassinatos (e tentativas), ameaças de morte, lesões corporais e estupros.Desse modo, faz-se mister a reformulação estatal de forma urgente.
Ademais,é imperativo ressaltar a discriminação em relação à cultura indígena como promotor do problema.Segundo , o Conselho Indigenista Missionário(CIMI),nas últimas três décadas, foram 1119 casos de assassinatos deste tipo contra essa população.Partindo desse pressuposto, observa-se à incoerência do poder público em relação à constituição de 1988, que diz “O estado deve proteger as manifestações das culturas populares inclusive indígenas”.Tudo isso retarda a resolução do impecilho, já que o alto índice de violência contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Assim,medidas exequiveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com intuito de mitigar à violência contra indígenas, necessita-se urgentemente que o governo federal em conjunto com o Conselho Indigenista Missionário, projetem políticas públicas, específicas e diferenciadas de modo a fazer respeitar as maneiras de ser e viver dos 305 povos indígenas no país. Desse modo, atenuar-se-á em médio e longo prazo, ou impacto nocivo da violência e alcançará à Utopia de More.
Faileszz
Legenda:
😁: muito bom
😄: bom
🙂: mediano
😑: insuficiente
😨: precário
Competência 1 (🙂)
▪ Convenções de escrita: acentuação, ortografia, hífen, maiúsculas/minúsculas e separação silábica (🙂)
▪Gramática: regência, concordância, pontuação, paralelismo sintático, emprego de pronomes* e crase(🙂)
▪Escolha de registro: ausência de informalidades/marcas de oralidade (😄)
▪Escolha de vocabular: ausência de escolhas lexicais imprecisas (🙂)
▪Estrutura sintática: construções sintáticas e fluidez textual (🙂)
➡ Justificativa da nota final: há alguns desvios, em quantidade relativamente grande. Os de vírgula e de estrutura sintática são os mais numerosos, como, por exemplo, deveria haver uma vírgula na introdução entre a citação do livro e a preposição “do”. Ademais, há a falta de um artigo na primeira linha, “(o) corpo social”. Atente-se na utilização do “se”, ele só pode ser utiliza na forma”palavra + se” em começo de frase apenas. Você usou em meio de períodos: padroniza-se, deriva-se etc…
Competência 2 (😄)
▪Adequação ao tema: apresentação do tema na introdução e abordagem de todos os elementos ao longo de todo o texto (😄)
▪Adequação à tipologia dissertativo-argumentativa: impessoalidade, predominância do caráter argumentativo sobre o expositivo e presença de uma introdução, de um desenvolvimento e de uma conclusão (😄)
▪Ausência de partes embrionárias: desenvolvimento suficiente de todas as partes do texto (😄)
▪Repertório sociocultural: utilização de outra área do conhecimento de forma pertinente ao tema, legitimada e produtiva, com retomada em algum momento do texto (🙂)
▪Tese: presença de um resumo do ponto de vista do autor sobre o tema, com posicionamento consistente(🙂)
➡ Justificativa da nota final: o maior problema aqui foi o excesso de exposição, você precisa argumentar mais e colocar o seu ponto de vista. Você no D1(desenvolvimento 1), apenas me deu informações, como, por exemplo, quais são as consequências com os indígenas, mas é necessário explicar como isso ocorre.
Competência 3 (😄)
▪Argumentação: capacidade do autor de selecionar, relacionar, organizar e interpretar argumentos (🙂)
Selecionar: escolher argumentos conectados com o tema e com a tese (😄)
Relacionar: encadear os argumentos de forma lógica, com progressão temática (😄)
Organizar: dispor os argumentos visando ao cumprimento do projeto de texto (😄)
Interpretar: estabelecer conexão entre o argumento e o tema e a tese (🙂)
▪Autoria: presença de um projeto de texto estratégico (🙂)
▪Coerência externa e interna: adequação das informações aos fatos e às ideias contidas no texto (😄)
➡ Justificativa da nota final: argumente mais, exponha menos.
Competência 4 (🙂)
▪Ausência de ambiguidades: construções sintáticas com sentido claro e único (😄)
▪Ausência de repetições: repertório diversificado de recursos coesivos de retomada (🙂)
▪Uso de recursos coesivos inter paragrafais: coesão entre parágrafos (🙂)
▪Uso de recursos coesivos intra paragrafais: coesão entre orações e períodos (🙂)
Justificativa da nota final: boa articulação, com poucas inadequações. Cuidado com as repetições. Percebi a utilização muito do “o que”, isto pode prejudicar muito sua nota nessa competência, uma vez que você não soube articular muito o que era citado, de modo a gerar o “queismo”, por causa disso perde pontos. Além disso, não vi muitos conectivos em sua redação, o que me fez perder o raciocínio do parágrafo.
Competência 5 (😑)
▪Adequação ao tema: conexão da proposta com o tema (🙂)
▪Clareza: o quão compreensível é a proposta (😑)
▪Coerência externa e interna: adequação das informações aos fatos e às ideias contidas no texto (😑)
▪Eficiência: o quão eficaz para resolver o problema a proposta seria após sua implementação (🙂)
▪Especificidade: o quão específica é a proposta (😑)
▪Presença dos cinco elementos: ação, agente, meio ou modo, finalidade e detalhamento (😑)
▪Viabilidade: o quão possível seria implementar a proposta (🙂)
➡ Justificativa da nota final: não se esqueça dos cinco elementos. Ademais, procure sugerir algo mais detalhado e específico.
⚠Comentários gerais: redação razoável, cujo principal problema foi a solução tangente à proposta.
🎇Continue praticando que, aos poucos, você melhora!
Atenção: Por favor, eu demoro muito fazendo essas correções, se puder marque como melhor correção, pois ira me ajudar bastante a melhorar as minhas correções.
Redator
Oi, eu sou a mesma pessoa. Eu tive que fazer outra conta para colocar a nota, porque eu me esqueci de colocara a nota em cada competência exigida pela banca do Enem.
🔰Nota em cada competência:
C1: 120
C2: 160
C3: 160
C4: 120
C5: 80
🔰Total: 640 ✅
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marialauraoliveira
Competência 1: 160
Competência 2: 160
Competência 3: 160
Competência 4: 180
Competência 5: 100
Na sua introdução é bom explicitar que é uma violência contra os indígenas no Brasil, atenção na vírgula e espaço depois, por exemplo´´uma sociedade perfeita, na“ , correção; quanto do preconceito diante da sociedade. Assim sendo, torna-se fundamental.
No segundo parágrafo achei desconexo esse trecho ´´no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências“, já que existem leis de proteção, o problema é que elas não são executadas, além de que esse trecho deixa seu tópico frasal muito longo. Lembre-se que Estado (esfera social) é com letra maiúscula, note que houve uma repetição de que o problema está na atuação governamental, mas isso não foi desenvolvido, você poderia abordar que o interesse por áreas florestais faz dos indígenas vítimas, além da sua localidade que corrobora para a continuidade dessa violação e que são marginalizados e por isso não são representados ou tem voz na sociedade brasileira. O trecho ´´Desse modo, faz-se mister a reformulação estatal de forma urgente.“ reforça a ideia inicial mas esse não é o problema.
No terceiro parágrafo, você poderia ter aprofundado naa temática de discriminação, que é perpetuada desde os primeiros anos de ensino, tanto a desvalorização da cultura quanto dos povos sobreviventes, porém você retomou a falta de atuação do governo e acabou ficando redundante.
Na conclusão, lembre- se que você escreveu a sigla CIMI justamente para não ter que escrever o nome completo novamente (atente-se aos detalhes, eles fazem a diferença e mostram que houve planejamento) e orgãos públicos em letra maiúscula: Governo Federal. Achei sua intervenção incompleta e ineficiente, note que os problemas brasileiros em gerais são por falta de execução como já escrevi, pois existem projetos e leis até que demais, então tente focar num plano de execução, com verbas e orgãos capazes e que selecione sua problemática, como por exemplo: uma parceria do Ministério da Cultura com a FUNAI ou a CIMI para aumentar a fiscalização de intrusos em áreas índígenas através das verbas destinadas aos patrimônios culturais, a fim de diminuir a violência .
Use mais de alusões e dados geográficos, atenção ao uso da vírgula e argumentação.
Espero ter ajudado, continue escrevendo.