Violência contra a mulher

  • 0

No desenho ”Os Flinstons”, é comum se deparar com cenas que evidenciam o monopólio do uso da força, que o homem usa contra a mulher, como no caso do arrastar do cabelo da figura feminina.Fora das animações, é evidente a manifestação de instituições provenientes da idade da pedra na sociedade contemporânea, algo visto na crescente da violência contra a mulher.

Em primeiro plano, urge entender o porque destas agressões se encontrarem presentes em nossa sociedade.Desde o início dos tempos, o homem, em função da sua imposição física, sempre desenvolveu a sociedade em torno de si, no que é conhecido como sociedade patriarcal.Nesse tipo de sociedade, os valores vigentes direcionam as mulheres a um papel de submissão acerca do homem, como no caso da poligamia, vigente até hoje em diversas comunidades indígenas, que consiste no comprometimento de um único homem com diversas mulheres.

Consequentemente, este tipo de interação cria na mulher uma sensação de estar presa, o que pode resultar no não aceitamento dos valores vigentes por parte da mesma.Analogicamente às revoltas de escravos, severamente punidas pelos senhores de escravos, a revolta das mulheres acerca das obrigações que lhes são impostas pode resultar na violência contra as mesmas.

Com base nos dados supracitados, se encontra necessário lidar com a situação.Assim sendo, é necessário que o Ministério da Educação(MEC) crie, na grade escolar, uma matéria de cidadania para que a constituição seja melhor compreendida pelas pessoas, garantido às mulheres os seus direitos.Também urge que o Ministério da Cultura promova palestras que abordem o assunto, visando o desenvolvimento das pessoas como cidadãs.Só assim para que no futuro, as mulheres possam dispor de uma vida em que sua natureza não lhe é negada.

 

Nota: Avaliem levando em consideração que o tema se refere ao Brasil(Acredito que eu fugi um pouco do tema).

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá! Boa noite! Começo dizendo que sou apenas uma estudante do ensino médio, portanto não tenho experiência com correção de redações! Vamos lá.. sua introdução ficou boa, senti falta de um tcham, do tópico frasal bem claro e objetivo, mas tirando isso, referência muito bem colocada! Os desenvolvimentos ficaram ótimos! Alusões e referências muito bem inseridas! Na conclusão notei a falta de um detalhamento maior e por qual meio a sua hipótese de intervenção poderia acontecer. Enfim, ADOREI a redação! Parabéns!!

    • 1
  2. olha, tipo, não sou corretora ou algo relacionado, não lido com redações, mas vou destacar algumas coisas que eu notei: Introdução – cara, ok, você mencionou os Flinstons, mas tipo tá meio que… SÓ ISSO? Tipo, você não fala o que tem a ver de forma coesiva sabe, No outro período já vai partindo pra conclusão do paragrafo. Você já conclui. Seria necessário que cada paragrafo abordasse 3 períodos, e disso você não fez. Esses três períodos são divididos em: Período 1- Introdução do paragrafo (analogias ou tese 1) Período 2 – ( Tese 2 ou as teses proclamadas a partir da analogia) Período 3 – Conclusão a partir das analogias. Você não fez o período 2, entende?
    Desenvolvimento- olha, se fosse eu escrevendo, eu não mencionaria a poligamia e dos escravos e revoltas. Achei meio que nada a ver com o tema. Além disso o D2 está muito pequeno fora aos outros parágrafos, mas no contexto gostei do desenvolvimento.
    Conclusão – PERFEITA! só faltou por COMO o MEC vai fazer as ações (ex; verbas do Estado…). Mas no geral AMEI tua PI, perfeitaa!
    Enfim, só acho que você deve rever esses conceitos! Minha intenção não é te criticar, e sim te ajudar! Você lida MUITOO bem com redação, mas acho que deve corrigir essas coisas. Bem, é isso! Espero que você tenha me entendido! Bons estudos e persistência, você já tá BEMMM além da metade do caminho, mais umas estudadinhas e ai tcharammm… nota máxima!!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.