Estudante

Vidas Secas

  • 1

Olá gente abençoada rsrs alguém poderia corrigir minha redação e me ajudar a dar uma melhoradinha rsrs Obrigada!!

SEGUE A MESMA…

 

O filme “Vidas Seca” de Nelson Pereira dos Santos estreado no ano de 1963 vai retratar a história de uma família do sertão Nordestino que enfrentou uma das piores estiagem do Brasil. O fato se passa em 1941, e pressionados pela seca, uma família de retirantes composta por Fabiano, Sinhá Vitória, os dois filhos e a cadela Baleia, atravessa o sertão em busca de meios para sobreviver. Seguindo um rio seco, eles chegam a um casebre abandonado nas terras do fazendeiro Miguel, quando em seguida percebem uma chuva vindo. Com a recuperação dos pastos, o proprietário retorna com o gado, e a princípio os repele, mas Fabiano diz que é vaqueiro e que a família pode ajudar em vários serviços, então o fazendeiro Sr, Miguel os aceita. A família tem esperança de prosperar, Sinhá Vitória sonha com uma cama com colchão e Fabiano em ter seu próprio gado. Mas ao final do primeiro ano de muito trabalho e dificuldades perceberão que, apesar de tudo, a miséria da família persiste e nova seca está para assolar novamente o sertão.
O Brasil vem enfrentando uma crise hídrica muito severa, várias regiões do país está enfrentando uma forte estiagem de chuva, no entanto as regiões mais assoladas com a seca são as áreas Nordestinas, não é de hoje que ouvimos notícias sobre essa escassez de água, o consumo desenfreado e desmedidos, a alta de manada industrial, populacional e da agricultura e por fim o clima seco tem fortalecido essa crise infelizmente existencial.
A seca no Nordeste, além de ser um problema climático, é uma situação que gera dificuldades sociais para as pessoas que habitam a região. E para desespero da população, a água e os investimentos nunca chegam ao local de forma efetiva, ou seja, faltam medidas mais enérgicas para que isso ocorra de forma rápida e eficaz. Com a falta de água, torna-se difícil o desenvolvimento da agricultura e da criação de animais.
As principais causas da seca são naturais. A região está localizada em uma área em que as chuvas ocorrem poucas vezes durante o ano. Esta área recebe poucas massas de ar úmidas,uma massa de ar quente e seca fica muito tempo no Sertão nordestino, não gerando precipitações (chuva). O desmatamento nessa região também contribui para o aumento da temperatura.
Como resultado, a seca provoca a falta de recursos econômicos, gerando fome e miséria. Muitas vezes as pessoas precisam andar durante horas, sob sol e calor forte, para pegar água, muitas vezes contaminada, correndo sérios riscos de doenças. O desemprego também é muito elevado, provocando um êxodo rural.
Em suma, para que ocorra uma diminuição no impacto da seca Nordestina, o Governo Federal e Estadual deve adotar algumas ações como: construções de açudes,transposição de rios, cisternas, barragens, investimento em infraestrutura na região e sistemas de irrigação para o desenvolvimento da agricultura. Dessa forma, eliminará o grande impacto da seca sobre a sofrida população.
Para que mais vidas como as da família do Sr. Fabiano e de Sinhá Vitória sejam mudadas e dessa forma poderem ter uma vida digna e feliz.

” Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água.”
Thomas Fuller

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, tudo bem?
    Gostei bastante do repertório sociocultural, viu? Porém, você poderia ter resumido mais, deu a impressão que tu iniciou com uma resenha ao contrário de uma contextualização :)
    Minha sugestão:
    O filme “Vidas Seca” de Nelson Pereira dos Santos estreado no ano de 1963 retrata a história de uma família do sertão Nordestino que enfrentou uma das piores estiagem do Brasil, atravessando o sertão em busca de meios para sobreviver. No entanto, no cenário brasileiro hodierno, ainda observa-se os desafios da expansão da seca no Brasil. Nesse contexto, é oportuno pontuar a negligência governamental (causa1) e a omissão midiática (causa2)
    —–> Vc precisa OBRIGATORIAMENTE apresentar essas duas causas na sua introdução.

    No desenvolvimento vc iria defender suas duas causas apartir de repertórios socioculturais também, para cada causa é um parágrafo e sugiro que seja no máximo umas 8 ou 9 linhas.

    • 1
  2. Boa noite!
    Vou corrigir segundo as competências do Enem, se esse não era seu objetivo, desconsidere a correção. Não sou professora, mas tentarei ajudar.

    OBSERVAÇÕES GERAIS
    1-Divida seu texto em parágrafos (4 de preferência)
    2-Evite colocar uma frase de impacto solta no final, tente colocar ela no próprio texto. Não esqueça também de contextualizar essa frase antes de colocá-la.

    INTRODUÇÃO
    1-Sua referência é muito boa, mas evite detalhá-la muito, não é necessário um resumo da obra, apenas pegue a ideia central da história e relacione com o tema da redação;
    2-Coloque sua tese na última linha do primeiro parágrafo. Na introdução, é bom trazer a referência com explicação breve, relação com o tema, por meio de conectivos e depois, a tese (sua opinião).

    DESENVOLVIMENTO
    1-Apresente um conectivo no início desse parágrafo, fazendo uma relação com o que foi escrito anteriormente;
    2-Atente-se à concordância verbal. “várias regiões do país está”, mude para “várias regiões do país estão);
    3-Não faça um parágrafo com um período. Você colocou apenas um ponto final no parágrafo todo. O uso da vírgula é essencial, mas, às vezes, é necessário colocar um ponto final, seguido de conectivo.
    4-Traga algum repertório externo para sustentar sua argumentação. Você diz: “não é de hoje que ouvimos notícias sobre essa escassez de água”. Nessa parte, poderia ter exemplificado alguma notícia, ou trazer outra referência.
    5-Você apresenta boas informações, mas tem muitos temas pouco desenvolvidos. É melhor apresentar poucos temas e explicá-los e relacioná-los bem, do que muitas informações pouca trabalhados no decorrer da redação.
    6-Tome cuidado com a repetição de palavras em um espaço curto. Recomenda-se que uma palavra seja repetida com folga de pelo menos três linhas. Nesse trecho: “Muitas vezes as pessoas precisa…, muitas vezes, contaminada…” , o “muitas vezes” está repetido na linha seguinte.

    CONCLUSÃO
    1-Aqui, você coloca muitas ações, mas não especifica nenhuma delas. Falta detalhamento, ao invés de colocar “construções de açudes, transposição de rios, cisternas, barragens, investimento em infraestrutura na região e sistemas de irrigação”, escolha umas duas delas e detalhe mais, especifique o modo como isso será realizado. Não é necessário elaborar um super planejamento, mas exponha apenas uma ideia de como isso poderia ser implantado, através do que.

    Seu texto é bom, tem muitas ideias, a questão é apenas dar uma aprimorada, deixando-o articulado e sucinto. Você conseguiu relacionar a referência lá da introdução com o fim do texto, muito bom!!
    Treine mais redações, leia outras que tiraram 1000, assista vídeo-aulas, se for possível e veja a estrutura da redação do ENEM .Além disso, aprimore o estudo de sintaxe que será possível melhorar bastante o texto.

    Boa sorte!!

    Competência 1: 160 (Apenas alguns errinhos de concordância e repetição)
    C2: 160 (você entende a proposta, aplica conhecimentos de outras áreas, só a referência que ficou grande)
    C3:120 (mais organização e articulação)
    C4:120 (período longo)
    C5:120( teve agente, ação e finalidade, mas faltou modo e detalhamento)

    TOTAL: 680

    • 2
  3. Bom, sua escrita e ótima e poucos erros ortográficos.
    O que ficou a desejar foi a sua tese (sua opinião que é defendida durante toda a redação), que na introdução não consegui indentificar.Quando se faz a redação, no caderno o espaço é de 30 linhas, foram ótimas palavras, mas é bom ter um projeto de texto, que é quando você tem em mente tudo que irá escrever no papel( uma pequena elaboração antes de iniciar a redação).Sua conclusão está boa.
    Nota:820

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.