Iniciante

Vidas são perdidas pela superioridade humana

  • 1

TEMA: “A importância do SUS para garantir à saúde no Brasil”

Ao longo de toda a história brasileira, diversos entraves foram encontrados no que diz respeito à sua pública. Infelizmente, dentre eles, destaca-se, devido à sua recorrência na conjuntura hodierna, a importância do SUS para garantir à saúde no Brasil. A partir de uma analise desse impasse, percebe-se que está vinculado não só a dependência das classes inferiores- a maioria da população não possui condições para tratamentos particulares- mas também a má gestão governamental. Descarte, urge a adoção de medidas para reverter esse panorama.

Em primeira perspectiva, boa parte da população brasileira vive em instabilidade financeira, o que os torna dependentes do SUS para cuidados médicos. Isso se deve, a desigualdade social muito frequente no país e os elevados custos de cirurgias e consultas. Nesse aspecto a Lei do SUS, garante a universalidade , a integridade e a equidade. Contudo, sabe-se que ainda existe lacunas a serem preenchidas para que a lei seja completamente promulgada.

Outrossim, convém frisar que a má gestão governamental, a constante corrupção e os desvios de verbas provoca crises na saúde pública. Em razão da falta de medicamento, equipamentos e profissionais capacitados para atender o público no geral, em consequência muitas vidas são perdidas. Na visão do filósofo, Jean-Jacques Rousseau, o homem é guiado por amor próprio, corrompe-se e passa a ser superior aos demais, evidenciado a atitude humana de pensar somente em si com superioridade e prejudicar os demais.

Portanto, medidas são necessárias para resolver a questão e a importância do SUS para garantir à saúde no Brasil, sendo dever do Governo Federal criar fundos de doações para ajudar famílias carentes quando necessitarem de cuidados médicos, por meio de empresas terceirizadas como meio  de reduzir seus imposto, a fim de fazer com que famílias carentes tenham condições para obterem medicamentos e ou cuidados especiais quando necessário. Ademias, o Poder Legislativo, dever fiscalizar com mais rigidez o destina das emendas  e verbas exigindo comprovação de ações feitas com o dinheiro, com o auxílio do Ministério da Saúde, para que a corrupção não comprometa a vida e o bem estar do corpo social. Logo, os entraves serão solucionados e o homem não venha a corromper-se e prejudicar pessoas inocentes, como pontua Rousseau.

Compartilhar

2 Correções

  1. Seu texto está ótimo!
    Mas teve momentos em que não houve clareza , n conseguir compreender muito bem a sua tese

    E em relação a sua argumentação eu gostei bastante !!!
    Ja a conclusão está meio sem coerência , não conseguir entender
    No momento em que vc fala por exemplo “Sendo dever do governo Federal criar fundos de doação para ajudar as famílias carentes quando necessitarem de cuidados médicos ,por meio de empresas terceirizadas…”
    O SUS não seria gratuito ? Então eu achei que ficou meio sem coerência esse trecho

    Mas vc fez uma ótima redação!

    • 0
  2. Seu texto está caminhando para você obter uma redação nota 1000.

    Na sua introdução, falta dizer com clareza qual é a sua tese a ser defendida ao longo do texto. No restante, tudo está muito claro.

    Achei seus dois argumentos muito rasos. Explique com maior clareza o que você quis dizer com eles!! Qual é o problema? Quais são as consequências geradas?

    Por fim, tenho algumas dúvidas em sua conclusão: para que os fundos de doação, se o SUS seria gratuito e existe as farmácias populares que a população pode retirar os medicamentos? Nesse caso, não seria melhor ofertar emendas destinadas a esse fim? Também falta clareza e aplicabilidade.

    NOTA: 740.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.