O Documentário “David Attenborough e Nosso Planeta” da plataforma Netflix, retrata a devastação que o ser humano causou no ecossistema, através de ações poluentes e insustentáveis durante o passar dos anos. Assim como na obra cinematográfica abordada, observa-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, devido a conceitos indisciplinares perpetuados ao longo da história humana, a sociedade atual carece de informações a respeito de tal assunto, o que gera uma dificuldade em torno da questão da vida sustentável no Brasil.
Diante desse ponto de vista, faz-se necessário mencionar o período da Primeira Revolução Industrial, em que grandes industrias poluentes foram desencadeadas. Infelizmente, naquela época, não haviam estudos acerca dessa temática e, consequentemente, cada ano que se passava liberava-se cada vez mais agentes, ofensivos na atmosfera terrestre. É perceptível, então, que existe uma raiz histórica para a insustentabilidade dos tempos atuais, ocasionando uma intensa preocupação para as próximas gerações. Outrossim, não se pode esquecer de que, graças aos fatos supracitados, estudos foram feitos e confirmados a respeito do mau da poluição, mas ainda assim vê-se pessoas que não possuem esse conhecimento. Desse modo, fica claro as consequências das atitudes efetuadas de forma equivocada por ignorantes, ferindo a dignidade e a qualidade de vida de toda a população.
Ainda nessa visão, ressalta-se que há, no Brasil, uma evidente desinformação sobre a preservação ambiental, fomentando grande prejuízo ambiental. Nesse sentido, é lícito referenciar o filme “Noé” encontrado no Youtube, o qual homens mostram suas habilidades de sobreviver em meio a um dilúvio, fazendo isso por meio do desmatamento e da utilização de elementos químicos para a obtenção de armas. Dessa forma, é notório que, em situação análoga à metáfora abordada, os brasileiros, sem acesso aos conhecimentos acerca da degradação ambiental vivem na escuridão, isto é, ignorância, disseminando atitudes controversas ineficientes. Logo, é evidente a grande importância das informações, haja vista que a falta delas diminui o período de vida dos habitantes brasileiros.
Destarte, medidas são necessárias para resolver os problemas discutidos. Isto posto, cabe à escola, forte ferramenta de formação de opinião, realizar rodas de conversas com os alunos sobre a problemática ambiental, pode se concretizar por meio da efetuação de seminários e da atuação dos professores de biologia, estes irão desconstruir a visão dispersa dos estudantes, enquanto que aqueles irão mostrar dados/informações relevantes sobre o ecossistema. Espera-se com essa medida, que a desinformação associada a poluição seja paulatinamente erradicada no Brasil.
MelissaBraz
Olá, tudo bem? Aqui está a minha nota para a sua redação:
C1 – 160 (você errou algumas palavrinhas, como “dessarte”).
C2 – 160 (eu aconselharia você a citar o tema em todos os parágrafos ou, pelo menos, na introdução e conclusão).
C3 – 160 (eu achei um pouco repetitivo, por exemplo: você citou nos dois parágrafos sobre falta de conhecimento, sendo que poderia ser melhor explorado. Eu senti falta de um culpado mais explícito, como o Governo, a escola, a sociedade, etc).
C4 – 160 (nesse sentido, é mais achismo mesmo).
C5 – 160 (faltou o “modo” da proposta de intervenção).
Nota final: 800.