Valorização do SUS (Sistema Único de Saúde) em tempos de Pandemia
Formalizada e instituída em 1990 com a lei 8.080 o SUS (Sistema Único de Saúde) surgiu, idealizada e discutida desde a constituição de 1988, especificamente no artigo 196 da constituição em que diz “A saúde é direito de todos e dever do estado […]”, assim revolucionando todo o sistema de saúde única e universal.
Além de ser um dos sistemas mais complexos se saúde do mundo, o SUS promove a equidade e também a melhora na qualidade de vida do cidadão brasileiro, e nesse momento de pandemia causada pela Covid-19 (doença transmitida por gotículas de saliva humana que compromete principalmente os pulmões) o nosso sistema de saúde tem sido essencial, para tratar os doentes que não tem condições para pagar um plano de saúde.
Todavia mesmo com mais de 35 mil mortos na data de 6 de junho de acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil nunca entrou numa verdadeira quarentena e agora depois de muita luta para o distanciamento social, os governadores e prefeitos irão flexibilizar as regras de “quarentena”, acarretando assim a problemas gravíssimos nos hospitais, em que já tem suas UTIS lotadas, sendo assim com a volta da normalidade não terá vagas para quem precisa, promovendo assim mais mortes.
E como dizia Maquiavel, “Os fins justificam os meios, deste modo se a população não se conscientizar em ajudar nosso sistema de saúde e nossos líderes políticos, os hospitais vão virar um caos. Os meios mais viáveis seria um “Lockdow” palavra inglesa usada agora para um bloqueio total e confinamento em massa da população, e somada com uma fiscalização séria, dando um alívio para o sistema público de saúde dando tempo dele se fortalecer e assim atendendo quem precisa dele.
amelo
Olá, como prometido, irei corrigir sua redação!!!!!
Irei corrigir sua redação com base nos critérios de uma proposta dissertativa argumentativa, certo?
INTRODUÇÃO:
—> Perceba que a introdução não apresenta uma estrutura (contextualização, tese e encaminhamento argumentativo). Ela já está expondo informação e não está explícita sua tese.
—> Além disso, sugiro que você use conectivos para unir a seja tese com a contextualização história sobre o Sistema Único de Saúde.
—> Portanto, a dica é: use conjunções/conectivos, eles auxiliam na ligação dos períodos e permitem mais organização textual.
DESENVOLVIMENTO:
—> O principal problema do seu texto é o excesso de informações, não foge do tema (o que é um ponto positivo!!), entretanto não argumentou sobre o dados trazidos, perdendo ponto nas competências. Sua estratégia de expor impactos para convencer é muito valiosa, no entanto, cuidado no exagero, porque ele transformou seu texto em expositivo.
—> Cabe ressaltar que usar conectivos (entre os parágrafos e períodos) é essencial, eles se interligam, garantido coesão e coerência ao texto. Tente inserir entre o início de cada parágrafo para interligação deles (coerência).
CONCLUSÃO:
—> Você acertou em observar que: é na conclusão que propostas de resolução são inseridas, é um grande passo. Entretanto, existem elementos básicos que devem ser adicionados para evitar que ela fique incompleta. São eles:
— Agente (Quem vai fazer?);
— Ação (O que vai fazer?);
— Modo (Como vai fazer?);
— Finalidade (Para quê vai fazer?). (Você só está mostrando esse)
—> Você fez uma retomada temática (parabéns, isso é essencial!!!!) Só não esquecer que ela deve ser breve para sobrar linhas para seguir os passos acima.
BONS ESTUDOS!! :))
Mônicatitto
Oi, tudo bom?
Então, eu sentir falta dos dois argumentos na introdução, pois são esses dois que você vai escrever nas introduções.
Estude mais sobre os conectivos, eles são essenciais, pois tem uma competência(não me recordo qual agora) que pontua isso.
Sua redação tem bons argumentos, mas eu te aconselho a estudar mais a estrutura da redação do enem, tá?
Vou te indicar alguns canais no youtube :
PoxaLulu
LumaePonto
Felipe Araújo
Romulo Bolivar
Débora Aladim!
Sucesso!
Tayse
Olá!
• No primeiro parágrafo/introdução, a sua problemática (no caso, duas. Uma para cada um dos parágrafos seguintes) deve estar explícita, e não percebi isso na sua introdução, o que já traz certa confusão ao leitor, que não compreende o que será desenvolvido nos demais parágrafos;
• Cuidado com o uso de 1ª pessoa do plural! É um erro gravíssimo na redação, visto que a mesma deve ser escrita em 3ª pessoa;
• Utilizou-se de bons argumentos!