Iniciante

Valorização do professor para a formação da sociedade.

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O filme “Sociedade dos Poetas Mortos” se passa em 1959 em uma tradicional escola norte-americana guiada pela tradição, honra, disciplina e excelência. Nesse contexto, um novo professor, Jonh Keating, confronta esses ideias conservadores estimulando o pensamento crítico e autônomo dos jovens e ajudando-os a enxergar o mundo de um ponto de vista diferente, perseguindo suas paixões e assumindo o controle de suas próprias vidas. Fora das telas, entretanto, percebe-se a necessidade da reconstrução da imagem do professor, vendo-o como ferramenta mediadora da construção do conhecimento e não como detentor uno do saber, retirando o papel ativo do aluno.

 

Em primeiro plano, é preciso reconhecer o papel do docente na formação não somente educacional, mas também social do corpo discente. De acordo com Paulo Freire, educador e filósofo brasileiro, ser professor significa ter um compromisso constante com as práticas sociais, cabendo a ele trabalhar com metodologias participativas e desafiadoras que estimulem o criticismo e a formulação de hipóteses a respeito do conhecimento cientificamente elaborado. Infere-se, portanto, que passar conteúdos em sala de aula visando somente que os alunos assimilem o que lhes foi passado, sem discutir ou questionar sobre a dada informação, retira deles a possibilidade de se construírem como seres políticos e pensantes.

 

Ademais, vale ressaltar como o professor é uma figura crucial para a formação de cidadãos e profissionais e, todavia, altamente desvalorizado pela sociedade. Tendo em vista os atrasos e as barreiras impostas pela deficiência educacional atual- em que os educadores não dispõem de ferramentas adequadas para conseguirem atrair a atenção e interesse dos alunos- tem-se como resultados alunos desinteressados e professores desmotivados em tentar lutar contra um sistema falho em aspectos metodológicos, estruturais, materiais e físicos. Desse modo, é preciso evoluir no que diz respeito a suprir as necessidades exigidas e pautadas nos pilares da educação visando um maior desempenho dos profissionais.

 

Nesse sentido, é imperioso um novo olhar acerca da construção do professor como ferramenta de transformação social. Assim sendo, é necessário que o Ministério da Educação promova formações para os docentes, visando o aprimoramento da didática utilizada por esses profissionais, por meio da inserção de novas técnicas metodológicas de ensino juntamente com a introdução de instrumentos adequados para a administração das aulas. Assim, haverá uma maior interação e troca de conhecimentos entre esses profissionais e os alunos, deixando a educação tecnicista e reprodutiva no passado.

 

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4 Correções

  1. Achei sua redação muito boa, introdução bem elaborada, teses com exelentes desenvolvimentos e conclusão muito legal. Ortografia otima só em uma parte q n entendi esse ” alunos- tem-se ” poderia ter utikizado só no tem-se, e depois do alunos uma virgula, não sei se foi erro do teclado mas enfim.. continue assim que vc vai longe. NOTA : 950

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  2. Competência 1: 160, o participante demonstra o domínio a escrita.
    Competência 2: 160, o participante compreende a proposta da redação e aplica conceitos.
    Competência 3: 160, o participante seleciona, organiza, relaciona e interpreta a estrutura da redação.
    Competência 4: 120, a participante demonstra o conhecimento do mecanismo de forma mínima.
    Competência 5: 160, elabora a proposta de intervenção respeitando o direitos humanos.
    (Total: 760)

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  3. competência 1 = 180. Utiliza a norma padrão, mas possui alguns desvios.
    competência 2 = 160. Apesar de existir base teórica, o texto precisa relacionar melhor elas ao tema.
    competência 3 = 160. Boa argumentação, porém o ponto de vista, no segundo parágrafo, foge um pouco da análise temática.
    competência 4 = 200. Ótima utilização dos conectivos.
    competência 5= 200. intervenção possui agente,ação,meio e efeito, além de um bom detalhamento.
    NOTA = 880 até 920

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  4. Nota: 920
    Sua redação está muito boa!
    Sugiro revisar a escrita de algumas palavras, como na linha 3, primeiro parágrafo, onde você escreveu ideias, o que não concorda com o restante da frase. Outra dica é que ao usar “em primeiro plano” coloque posteriormente o segundo plano, mesmo usando depois outro conectivo, ele ainda não substitui a necessidade do segundo. Cuide algumas repetições de ideias para que a redação não se torne cansativa.
    Boa introdução relacionando o filme a sua perspectiva. Sua proposta de intervenção também está muito boa.

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