Desde o iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. Conquanto, ao se observar os empecilhos para a valorização do idoso no país, verifica-se que esse pequeno ideal iluminista é constatado apenas na teoria e não desejavelmente na prática e problemática persiste intresicamente a realidade do país. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro.
Primordialmente, vale ressaltar que, as pessoas da terceira idade, sofrem diariamente, desrespeito social das demais. Conforme Zigmunt Bauman, sociólogo polonês, vivemos tempos líquidos onde nada dura. Sendo assim, tal contexto afirma que, além desses idosos, enfretarem cotidianamente negligências sociais, eles ainda tem seus direitos básicos garatido pela constituição, como esporte e e lazer, negados pelo governo.
Outrossim, destaca-se os auto-índices de abandono parental como impulsionador dos efeitos da desvalorização. Segundo Issac Newton, físico alemão, toda ação gera uma ato igual ou contrário. Seguindo essa linha de pensamento, nota-se que, muitos deles acabam perdendo sua convivência familiar, e isso causa como, por exemplo, setimentos revoltantes nos idosos.
Infere-se, portanto que o problema se mostra uma grande pedra a ser removida do caminho para o desenvovimento. Destarte, os meios de comunicação, deve instituir, propagagandas anuciando as dificuldades, enfrentadas por eles, o bjetivando uma visão humanitária nas pessoas. Seguidamente, necessita que o governo, construa mais locais de entretenimento para essa classe. Nesse sentido, tais implementações, visam combater o impasse de forma precisa e democrática.
Valorização do idoso no Brasil
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YzaSilva
Sua redação ficou muito bem explicada, você usou bastante dados e referências para enriquecer seus argumentos, o único ponto que acho que deva melhorar é o número de linhas, procure reduzi-las sendo mais objetivo nos seus parágrafos e assim tentando resumi-los. Além disso na penúltima linha do seu 3 parágrafo, percebi que você escreveu “como por exemplo” e isso é tipo uma redundância, “como” e “por exemplo” é a mesma coisa, então prefira escrever uma das duas palavras.
Giulia:)
Olá, tb?
Bom, no geral, eu achei o seu texto bem argumentado e estruturado, você usou uma grande variação de palavras (algumas que eu nem sabia que existia: conquanto?! hahahhaa), inseriu repertórios socioculturais nos seus parágrafos e iniciou com os conectivos certos. -> Muito bem! :D
Porém, tome cuidado, se você quiser dar um UP! na sua redação fique de olho nos seguintes pontos:
1º) ESCRITA DAS PALAVRAS: sim! hahahaah isso mesmo, tome cuidado quando for escrever uma palavra pra não comer uma letrinha ou outra ;)
Além disso, quando for citar um nome cuidado pra não trocar uma letrinha por outra tb, como: Is(s)ac Newton, na verdade é: Is(a)ac Newton.
Uma dica para memorizar o nome dos autores de repertórios pertinentes é tirar um tempo pra decorar! mas, e como eu decoro?! Simples, tira um tempinho e fala: agora é a hora, vamos lá! hahahaha senta, relaxa e escreve várias vezes se for preciso , além disso, durante o processo, falar em voz alta ajuda a decorar, então vai lá e fala várias vezes que nem doido hahahah
Outra dica super importante é: tentar relacionar esses assuntos no seu cotidiano, isso mesmo! nem que você não fale em voz alta para os outros durante uma conversa, mas relacionar aquilo que você tem estudado com o seu cotidiano ajuda a não esquecer o que você já decorou! :D então não se esqueça: não deixe esfriar o conteúdo que você decorou com tanto esforço, use ele no seu cotidiano!
2º) INTRODUÇÃO: a sua tese (aquilo que você entendeu do tema e que vai levar o rumo da sua redação) deve estar na introdução, evite colocar: “Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro.” isso deixa meio que no ar 🌬 a sua tese, então cuidado! ^.^
3º) CONCLUSÃO: tente criar uma proposta que apareça logo de cara um agente do Governo e, se possível, só eles (isso garante que você não perca pontos nessa parte) como: o Ministério da Cidadania, juntamente com o Ministério da Cultura…
Além disso, tente detalhar mais a sua proposta. ^.^
Espero ter te ajudado :D
Bons estudos!
Nayare
Olá, Marcus. Tudo bem? Peço licença para comentar sua redação. Amei a abordagem do tema, afinal, não é algo que vemos com frequência hoje em dia.
Sua redação está muito boa, parabéns!
Usou muito bem os conectivos e isso é ótimo.
Atente-se a alguns pequenos detalhes que fazem toda diferença e podem, inclusive, subir a sua nota.
►”[…]destaca-se os auto-índices de abandono parental como impulsionador dos efeitos da desvalorização[…]”: seria muito interessante se você trouxesse dados dos auto-índices. Dados científicos (pesquisas, artigos, entrevisas) enriquecem muito sua redação. ► Senti uma dificuldade considerável em encontrar suas duas teses na introdução. Achei muito legal a utilização de pensamentos filosóficos. Você conseguiu interrelacionar dois assuntos que eu jamais teria pensado que seria possível. Parabéns pelo talento! :)
►”Primordialmente, vale ressaltar que, as pessoas da terceira idade, sofrem diariamente, desrespeito social ♦ das demais. ♦”: Eu não entendo ao que você estava se referindo com “das demais”.
Parabéns! Continue se esforçando. Você tem muuuito potencial. :)
Até a próxima e bons estudos!
TamiresRosa
*Primordialmente, vale ressaltar que, as pessoas da terceira idade, sofrem diariamente, desrespeito social das demais.
Não separe sujeito do predicado: Primordialmente, vale ressaltar que as pessoas da terceira idade sofrem, diariamente, desrespeito social das demais.
** Conforme Zigmunt Bauman, sociólogo polonês, vivemos tempos líquidos onde nada dura.
Entendo sua ideia, mas creio que poderia ser mais formal, “nada dura” me parece uma expressão informal. Além disso, cuidado ao utilizar “onde”, pois tal palavra deve ser apenas utilizada em referência a lugares
*** negados pelo governo.
Quais são suas provas desse argumento?
****Mesma correção do primeiro *: Destarte, os meios de comunicação deveM instituir propagagandas anuNciando as dificuldades enfrentadas por eles, Objetivando uma visão humanitária nas pessoas.
120 – Competência 1: Domínio da norma culta da língua escrita
160 – Competência 2: Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema
120 – Competência 3: Selecionar e organizar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista
160 – Competência 4: Domínio de mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
120 – Competência 5: Proposta de intervenção
TOTAL: 680
Parabéns!!
Luisin
Uma Redação bem elaborada, desconsiderando o erro de digitação na terceira linha no quarto paragrafo.
acho que poderia ter utilizado outro argumento, como estrategia argumentativa, no terceiro paragrafo, ou então um pouco menos fragmentado.
mas o seu segundo paragrafo, foi impecável!
parabéns!!
soube relacionar a ideia da estratégia argumentativa com o tema proposto e o que estava falando não deixando fragmentação