No Brasil, a exploração de recursos naturais ocorre desde antes de seu descobrimento, entretanto, como José de Alencar e outros autores do romance indianista mostraram, a relação entre o índio e a natureza era mais consciente, sendo principalmente para subsistência e cooperação. Porém, no século XXI, o que predomina são as vontades do ser humano que visa desenvolvimento e lucro, e na maioria das vezes, sem se importar com as possíveis consequências para o ambiente natural.
Percebe-se a necessidade de primeiramente ter consciência de como ocorre o uso destes recursos, assim como compreender o quanto da natureza é na maioria das vezes desperdiçado. Vem-se retirando cada vez mais do que é realmente necessário, mostrando uma sociedade de consumo globalizada. Já em 1950, o analista de marketing norte-americano Victor Lebow escrevia que apesar de haver uma economia produtiva há a exigência de fazer do consumo um meio de vida, usando e descartando coisas numa velocidade cada vez maior.
Ademais, vários crimes contra a natureza são dolorosamente memoráveis, a exemplo, o caso do Aterro Mantovani, instalado em Santo Antônio da Posse (SP), em funcionamento entre 1974 e 1987, recebeu resíduos de 61 indústrias da região e, em 1987 foi fechado pela Cetesb (agência ambiental paulista) devido a diversas irregularidades, além de os resíduos perigosos depositados ali vazaram para o lençól freático contaminando o solo e a água na região com substâncias como organoclorados, solventes e metais pesados.
Além de pensar no desenvolvimento, deve-se visar a sustentabilidade, já que, muitos dos recursos extraídos não são renováveis, além de que a própria natureza não é totalmente autorrenovável, e mesmo se fosse, ela não teria capacidade de regeneração diretamente proporcional à degradação causada.
Portanto, para que se possa ter pessoas com mais consciência sobre o consumo desenfreado, o ensino sobre o tema deve se iniciar no âmbito familiar e ser reforçado na escola, mostrando como ocorre a produção de determinados produtos e como o ambiente foi afetado com isso. As mídias sociais também devem auxiliar, no quesito de propagar através de seus meios que a vida não é baseada somente no consumo, e que para haver desenvolvimento, podem-se tomar meios que não visem somente lucro, mas também o bem-estar da área em questão. Juntamente, o governo deve elaborar programas que fiscalizem as ações de empresas nos ambientes naturais, tendo em vista prevenir futuros crimes ambientais e também um desenvolvimento mais sustentável.
Alanecarvalho
Introdução: você conseguiu apresentar o tema e contextualizar mostrando a sua tese.
Desenvolvimento: seu primeiro parágrafo de desenvolvimento você conseguiu defender seu ponto de vista de modo ok. No segundo parágrafo você utilizou ele todo para conta um fato e somente no terceiro fez a sua argumentação ( acredito que o modo que você fez com três parágrafos de desenvolvimento não seja errada, porém eu sugiro que você enxugue/ resume melhor o repertório para poder contextualizar melhor o seu (repertório+ contextualização+ argumentação) se isso estiver no parágrafo só melhor, pois o texto fica mais “amarrado”, ou seja, melhor conectado e mais coeso).
Conclusão: você utilizou a palavra consciência ( eu sugiro que você substitua por reflexão, pois fazer as pessoas ter consciência é algo muito difícil, uma vez que, isso é muito subjetivo, não é algo concreto). Na proposta de intervenção você tem que responder a algumas perguntas como: o que deve ser feito?, quem deve fazer? como deve ser feito? Pra quê deve ser feito?( Finalidade). Em alguns pontos eu senti falta da finalidade.
Obs: No geral o seu texto está regular, tente descubre quais suas dificuldades na redação para melhorar.
Continue assim você está no caminho certo e espero ter ajudado!.
VanessaSilvadaSilva
Olá, tudo bem?
Parabéns pela sua redação, na minha opinião ficou ótima!
A sua Introdução ficou bem estruturada você conseguiu por a problematização e a tese no lugar certo.
Sua introdução está bem feita, usou conectivos bons e conseguiu organizar seu argumentos e informações.
Sua proposta de intervenção ficou ótima também só não esquece de sempre dá a solução para casa problema exposto na introdução.
Competências :
1- 190
2- 200
3- 190
4- 200
5- 190
NOTA : 970