Uso de drogas licitas no Brasil

  • 2

Quando descobrimos uma alergia a determinado alimento o normal seria parar de consumi-lo, pois não nos faria bem continuar ingerindo, mas quando aquilo que nos faz mal também nos dá prazer? Será que todos conseguiriam parar? A resposta é não, realidade de muitos brasileiros viciados em drogas licitas como cigarro e bebidas alcóolicas.

O problema com vícios em cigarros e outras drogas no Brasil, assim como em vários outros países, se dá pelo fato da ilusão que se tinha do homem e da mulher bem sucedidos, o fumo não era visto com maus olhos, muito pelo contrário. Mas com o tempo, as informações sobre os prejuízos a saúde se tornaram publicas e muitos se conscientizaram.

Porém, de acordo com o INCA (instituto nacional de câncer), cerca de 200 mil pessoas ainda morrem por ano no Brasil, por uso de cigarros. Isso acontece porque a maioria das pessoas preferem sentir prazer a cuidar da sua própria saúde, situação muito bem tratada na série da HBO, Euphoria, que tem como protagonista, uma jovem que quase perde a vida, mas sem ajuda, não consegue parar de usar drogas.

Nossa horrível realidade nacional poderia ser evitada com investimentos por parte do governo, em  propagandas antifumo, que chegassem para todo território brasileiro, a construção imediata de clínicas de reabilitação em lugares onde se tem maior percentual de viciados, e por fim, a participação familiar, que é importante tanto na prevenção como no tratamento de pessoas dependentes.

Compartilhar

3 Correções

  1. Parabéns pelo texto !! Vou fazer uma correção por parágrafos e no final dou uma nota, pode ser? Não sou especialista, mas espero que possa ajudar! Ah, e não sei se vc está estudando pro Enem, mas vou corrigir de acordo com as competências. :*

    INTRODUÇÃO
    -você desenvolveu toda a sua introdução na 1° pessoa do plural (descobrimos, nos faria bem, nos faz mal), isso deve ser evitado, visto que o aconselhável é escrever sempre na 3° pessoa (ele/eles)
    -uma tese muito bem detalhada, mas não falou as duas problemáticas que seriam tratadas ao decorrer do texto, isso acabou ficando vago

    ARG 1
    – faltou acentuação em públicas
    – é bom vc aproveitar o seu conhecimento em outras áreas, poderia ter citado algo de biologia, história, algum sociólogo/filósofo, dessa forma você estará afirmando e reforçando mais ainda a sua ideia
    – aconselho, ainda, a utilização de conectivos, isso enriquece bastante seu texto
    -poderia ser mais trabalhado no desenvolvimento

    ARG 2
    -muito legal que você citou a série, que é algo atual e de acordo com o tema
    -o nome da Instituição deve ser escrito com letras maiúsculas (lugar próprio)
    – também poderia ser mais trabalhado no desenvolvimento

    CONCLUSÃO
    -novamente, a utilização da 1° pessoa do plural (nossa)
    -para se desenvolver uma boa conclusão vc deve se atentar as 4 perguntas: O QUE? QUEM? COMO? A FIM DE QUE?
    -você apresentou várias formas de intervenção do problema mas não respondeu as duas últimas perguntas “COMO?” e “A FIM DE QUE?”, ou seja, faltou detalhadamento
    -você pode utilizar também de outros agentes (a mídia, as esferas da união, ongs..)

    Mas, de maneira geral, você escreve muito bem, so precisa focar mais no desenvolvimento da sua redação, apresentando fatos, dados e informações que comprovem tudo que você está defendendo. Ah, e sempre use a 3° pessoa, rrss.. Parabéns pelo texto!

    C1: 80 (devido ao erro da 1° pessoa e alguns errinhos de acentuação e pontuação)
    C2: 140 (utilizar mais outras áreas do conhecimento)
    C3: 120 (trabalhar mais no desenvolvimento e argumentação, afim de defender seu ponto de vista)
    C4: 160 (procure usar mais conectivos na sua redação)
    C5: 140 (sempre que for desenvolver sua conclusão, lembre das 4 perguntas e responda mentalmente, isso ajudará bastante)

    NOTA: 640

    • 4
  2. oi, acho que sua redação está bem estruturada, a conclusão ficou muito bem feita, apresentando propostas de intervenção válidas e o assunto foi bem tratado. achei interessante a referência a euphoria, pois essa série é mesmo muito importante e tem tudo a ver com o tema. toma cuidado com a acentuação e tenta desenvolver um pouco mais a dissertação, e acho que vai melhorar anda mais!!

    • 2
  3. Não sou bom com correções, mas tenho algumas coisas que podem te ajudar

    Primeiro paragrafo: cita um pouco dos problemas que vc vai aborda no desenvolvimento

    Segundo e terceiro paragrafo:
    1- finalizar o parágrafo enfatizando que aquele problema deve ser corrigido.
    2- no primeiro parágrafo cite alguma obra/fatos históricos para comprovar aquilo que vc está falando, uma segunda fonte além de vc.
    3- use conectivos no começo dos seus parágrafos ( em primeira análise, em segunda análise, portanto, além disso, ….).

    Desenvolvimento: falta conectivo no começo do parágrafo e falta detalhamento vc n convenceu quem leu de que aquilo é de fato uma solução boa para aquele problema.

    **recomendo vc pesquisar no youtube a estrutura da redação do enem, caso seja seu objetivo!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.