De acordo como o sociólogo brasileiro Herbert de Souza, o desenvolvimento humano só será efetivado quando a sociedade afirmar 5 princípios fundamentais: igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade. Entretanto há uma contraditória diante da perspectiva do sociólogo quanto a igualdade e a participação relacionada a universalização do saneamento básico no Brasil. Diante disto, fica nítida a grave dificuldade enfrentada pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) em estruturar o saneamento em todo o país, que têm em si como fato gerador o déficit habitacional, e ainda a problemática urge por uma solução, sendo assim também o epicentro da causa de diversas doenças.
Sob esse viés, torna-se claro a importância da garantia de moradia adequada, já que a habitação é um elemento de produção e reprodução social relacionado a outros direitos, dentre eles o saneamento. Seguindo essa linha de raciocínio, uma pesquisa realizada em 2019 pela Fundação JoãoPinheiro apontou que mais de 5,8 milhões de moradias no país apresentavam problemas próprios ao déficit habitacional. Em consequência disso milhões de pessoas estão expostas as situações precárias e sem acesso digno a uma condição básica que afeta principalmente a saúde: saneamento.
Somado a isso é evidente o quão importante é ter os direitos assegurados, uma vez que são responsáveis por garantir uma vida digna, porém, nota-se um desvio destes quanto aos esgotos a céu aberto espalhados pelo Brasil, propiciando um ambiente próprio a doenças. No final da Idade média o continentes europeu foi devastado pela pandemia de peste bubônica, a doença era transmitida por meio de pulgas que ficavam em ratos contaminados. Por não existir saneamento na época e nem o conhecimento de uma forma eficaz de combatê-la, a infecção fez milhares de vítimas. Nesse cenário é possível perceber que o acesso ao tratamento de esgoto e água é essencial para a prevenção de doenças como a leptospirose, e para a perpetuação da vida humana, o que deixa claro a urgência em universalizar o saneamento básico.
Tendo em vista a problemática discutida, torna ainda mais urgente a universalização do saneamento básico no Brasil. Por isso é necessário que o governo federal invista em programas habitacionais, a fim de proporcionar moradias adequadas para a população, e assim poderão reaver sua dignidade. Além disso, o saneamento básico é um direito previsto por lei e portanto, é dever frio governo que através da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico deverá agir com investimentos e ações públicas que visem universalizar o saneamento, assim todos terão acesso.
Marya@37
Olá, tudo bem? Espero que sim! Vamos lá:
Introdução: boa introdução. Apresenta uma ótima citação que se encaixa muito bem no tema. Além disso, a sua tese está boa, porém, na minha interpretação tive dificuldade em identificar ela, acho que porque você colocou informações a mais como “e ainda a problemática urge por uma solução”.
Desenvolvimentos: D1- este parágrafo esta bom, mas achei um pouco confuso a progressão de argumentos, acho que devido a falta de conectivos mais concretos.
D2- gostei bastante desse parágrafo. A citação ficou muito boa e está de acordo com a temática e possui bons argumentos.
Conclusão: a sua conclusão está incompleta, ela apresenta: agente+ ação+ efeito. Está faltando assim, meio e detalhamento.
Comp. 1- Gramática: seu texto apresenta alguns erros, sendo que a maioria que percebi é a posição ou falta da vírgula, já que ela entra na C1. Exemplo: primeira linha do primeiro parágrafo: “De acordo como o sociólogo brasileiro Herbert”, você escreveu “como” em vez de “com”, assim como, na quinta linha do terceiro parágrafo” Nesse cenário é possível perceber que”, deveria ter uma “,” depois de “nesse cenário”. Com treino esses erros iram desaparecer. 160
Comp. 2- Repertório: ótimos repertórios, estão de acordo com o tema e estão sendo usados de forma produtiva. 200
Comp. 3- Projeto de texto- seu projeto de texto (de acordo com o que eu aprendi, não quer dizer que a sua forma de escrever esteja errada, já que tem várias formas de escrever) de acordo com a minha interpretação está um pouco confuso, principalmente com relação a progressão de ideias. Tive um pouco de dificuldade em encontrar a tese também. 140
Comp. 4- Coerência: seu texto está bem articulado, mas poderia utilizar mais conectivos entre os parágrafos para ligar melhor as ideias, por isso também que o projeto de texto ficou um pouco comprometido. 160
Comp. 5- Proposta de intervenção: sua proposta ficou boa, porém ficou incompleta como escrevi antes. 120
Total: 780
Peço desculpas se interpretei alguma parte errada, e se não tiver entendido alguma parte que escrevi, pode me mandar mensagem por aqui: [email protected] , não sou profissional, mas ficarei feliz em ajudar!
Espero ter ajudado e bons estudos!!!
camilaaaaaa
olá :)
-seu repertório cultural foi bem utilizado na construção dos argumentos
-o uso dos conectivos nos inícios dos parágrafos está muito boa também
-concordo com a outra correção no fato de que não fica muito evidente a sua tese
-o texto é bem escrito mas a forma que a escrita se desenvolve deixa ele meio confuso
>não sou especialista mas espero ter ajudo um pouco <3
CarlosRuas
Olá! Li sua redação e elaborei alguns apontamentos que julgo interessantes para sua jornada de estudos. De antemão digo que não sou especialista e, portanto, minha correção poderá conter alguns equívocos.
“De acordo como(com)* o sociólogo brasileiro Herbert de Souza, o desenvolvimento humano só será efetivado quando a sociedade afirmar 5 princípios fundamentais: igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade. Entretanto(,)* há uma contraditória diante da perspectiva do sociólogo quanto a igualdade e a participação relacionada a(à)* universalização do saneamento básico no Brasil. Diante disto, fica nítida a grave dificuldade enfrentada pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) em estruturar o saneamento em todo o país, que têm em si como fato gerador o déficit habitacional, e ainda a problemática urge por uma solução(trecho confuso)*, sendo assim também o epicentro da causa de diversas doenças.”
> O primeiro parágrafo começou bem, apresentou o tema relacionando o tema com um repertório escolhido, todavia a autor(a) acabou pecando em apresentar sua tese com clareza, bem como ao cometer alguns deslizes gramaticais, como o emprego de vírgula e crase.
“Sob esse viés, torna-se claro a importância da garantia de moradia adequada, já que a habitação é um elemento de produção e reprodução social relacionado a outros direitos, dentre eles o saneamento (a construção dos períodos tem me gerado uma estranheza ao lê-los)*. Seguindo essa linha de raciocínio, uma pesquisa realizada em 2019 pela Fundação JoãoPinheiro apontou que mais de 5,8 milhões de moradias no país apresentavam problemas próprios ao déficit habitacional. Em consequência disso(,)* milhões de pessoas estão expostas as(às)* situações precárias e sem acesso digno a uma condição básica que afeta principalmente a saúde: saneamento.”
> Cuidar a construção de períodos. Use mais conectivos para uma maior fluidez de ideiais.
“Somado a isso(,)* é evidente o quão importante é ter os direitos assegurados, uma vez que são responsáveis por garantir uma vida digna, porém, nota-se um desvio destes quanto(optar por outras expressões, como “quando observa-se esgotos…”) aos esgotos a céu aberto espalhados pelo Brasil, propiciando um ambiente próprio a doenças. No final da Idade média(,)* o continentes europeu foi devastado pela pandemia de peste bubônica,(use um conector no lugar da vírgula)* a doença era transmitida por meio de pulgas que ficavam(outros verbos ficariam melhor encaixados no lugar de “ficavam”, lembre-se de que o ENEM valoriza vocabulário vasto) em ratos contaminados. Por não existir saneamento na época e nem o conhecimento de uma forma eficaz de combatê-la, a infecção fez milhares de vítimas. Nesse cenário(,)* é possível perceber que o acesso ao tratamento de esgoto e água é essencial para a prevenção de doenças como a leptospirose, e para a perpetuação da vida humana, o que deixa claro a urgência em universalizar o saneamento básico.”
> Novamente, há erros de emprego de vírgula e carência de conectores. Mesmo que a argumentação seja feita de maneira satisfatória, a construção das palavras no texto faz toda a diferença na interpretação e na fluidez da leitura.
“Tendo em vista a problemática discutida, torna ainda mais urgente a universalização do saneamento básico no Brasil. Por isso(,)* é necessário que o governo federal invista em programas habitacionais, a fim de proporcionar moradias adequadas para a população, e assim poderão reaver sua dignidade. Além disso, o saneamento básico é um direito previsto por lei e portanto, é dever frio governo que através da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico deverá agir com investimentos e ações públicas que visem universalizar o saneamento, assim todos terão acesso.”
> Falta modo e detalhamento na conclusão. Apesar da autora utilizar de repertórios para defender suas ideias, a construção de períodos fez com que o texto ficasse confuso para a leitura e impactou diretamente na notas finais. O uso de conectivos é essencial na construção de um texto.
Notas:
Competência I: 120
Competência II: 160
Competência III: 160
Competência IV: 80 (a carência de conectivos prejudicou muito a nota nessa competência)
Competência V: 120
Nota final: 640
febarros
Olá, tudo bem? :)
Estou estudando para o Enem e tenho dificuldade em redação, não sou nenhuma expert mas espero que te ajude!
Introdução: Achei ótimo o começo, sua citação é boa e se encaixa muito bem com o tema. No final confesso que me perdi um pouco, achei que ficou confuso, por exemplo “em estruturar o saneamento em todo o país, que têm em si como fato (fator*) gerador o déficit habitacional, e ainda a problemática urge por uma solução” essa última frase você estava se referindo ao problema do saneamento ou ao problema do déficit habitacional? Acho que poderia tirar ela ou reescreve-la de uma forma mais clara, conectando o problema do saneamento com a falta de moradia.
Argumento 1: Está bom, mas concordo com a correção da Marya sua progressão de argumentos está um pouco confusa. Uma dica: você poderia também citar o artigo 5 da constituição federal de 1988, sobre os direitos iguais, que claramente a falta de saneamento e falta de moradia própria fere esses direitos.
Argumento 2: Ficou bom, o exemplo da idade média é ótimo, sua escrita é boa mas a forma que você desenvolve fica um pouco confusa. Treina isso, esse paragrafo poderia ser melhor se fosse mais direto e claro, relacionando a idade média com os dias de hoje, como que pode em século 21 parte da população estar vivendo em condições parecidas a idade média?? Poderia ter aproveitado mais.
Conclusão: Eu sou péssima em conclusão kkkk mas achei a sua boa!
Em resumo: Sua escrita é boa, você tem bons argumentos e citações históricas. Só falta aprimorar o desenvolvimento dos argumentos e ser mais claro na sua tese pra ficar menos confuso :)))