Uma Solução Para o Saneamento Básico

  • 0

A importancia dos serviços de distribuição de água e esgotamento sanitário para o bem estar e a dignidade dos indivíduos foi expressa de maneira exemplar no reconhecimento (na Resolução 64/292, de julho de 2010), por ponto da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) de direito a água potável limpa e segura como um direito humano essencial ao pleno gezo da vida e de todos os direitos humanos´´(UNGA,2016).

Contudo, a falta de saneamento gera relevantes custos sociais, em razão dos montantes gastos com o tratamento de doenças infecciosas e parasitárias, e também dos custos relativos á falta de pessoas no trabalho, á perda de produtividade e á degradação de meio ambiente, por exemplo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (2008), a cada dólar investido em saneamento, há um retorno de nove dólares para a economia de um país. Além disso, ao assumir o saneamento como direito humano fundamental, deve-se observar o quadro de prestação desse serviço no Brasil com preocupação. Segundo o conceito de déficit apresentado no Plano Nacional de Saneamento Básico (Planasab)- que incorpora não apenas o não atendimento da população, mas também o atendimento precário.

Embora nosso país tenha molhado nos últimos anos, a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico realizada em 2008 indica que apenas 55,2% dos municípios prestam coleta de esgoto e só 1/3 dessas fazem o tratamento, mantendo os indicadores de Brasil abaixo de países como a Jamaica, por exemplo. Enquanto temos os melhores desempenhos quanto ao abastecimento de água, resgatamos os piores dados em relação ao esgotamento. O outro problema, de acordo com a organização, é que a população esquece que o saneamento é um direito e acaba se habituando á situação precária e cobram do governo outros serviços, como asfaltamento, escolas, etc, que também são direitos que tem. O desafio para o nosso país está principalmente na gestão de sistema de saneamento e na população.

Portanto, a seleção para a preservação dessas águas é o investimento em saneamento e no tratamento do esgoto que reproduzem, em um menor espaço e tempo, a capacidade de autodeperação dos cursos d´agua.

 

Compartilhar

6 Correções

  1. OLÁ,ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
    A importancia dos serviços de distribuição de água e esgotamento sanitário para o bem estar e a dignidade dos indivíduos foi expressa de maneira exemplar no reconhecimento (na Resolução 64/292, de julho de 2010), por ponto da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) de direito a água potável limpa e segura como um direito humano essencial ao pleno gezo da vida e de todos os direitos humano
    A importância dos serviços de distribuição de água e esgotamento sanitário para o bem estar e a dignidade dos indivíduos foi expressa de maneira exemplar no reconhecimento ( Resolução 64/292, de julho de 2010) por ponto da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) de direito a água potável limpa e segura, como um direito humano essencial ao pleno gozo da vida e de todos os direitos humano.
    Ficou boa a introdução, mas ficou muito corrido, tipo um texto só.
    Contudo, a falta de saneamento gera relevantes custos sociais, em razão dos montantes gastos com o tratamento de doenças infecciosas e parasitárias, e também dos custos relativos á falta de pessoas no trabalho, á perda de produtividade e á degradação de meio ambiente, por exemplo
    Contudo, a falta de saneamento gera relevantes custos sociais, em razão dos montantes gastos com o tratamento de doenças infecciosas e parasitárias, e também custos relativos á falta de pessoas no trabalho, á perda de produtividade e á degradação de meio ambiente, por exemplo.
    OBSERVER O PARALELISMO SINTÁTICO

    • 0
  2. Boa tarde!
    Neste parágrafo: “Contudo, a falta de saneamento gera relevantes custos sociais, em razão dos montantes gastos com o tratamento de doenças infecciosas e parasitárias, e também dos custos relativos á falta de pessoas no trabalho, á perda de produtividade e á degradação de meio ambiente,” ficou bem confuso a ideia que queria expor.
    redigindo da seguinte forma talvez: “Além de geram elevados custos sociais, a falta de saneamento faz com que haja gastos em tratamentos de doenças infecciosas e parasitárias, tais como leptospirose, acarretando perda de mão de obra, redução na produtividade, além da degradação do meio ambiente.”
    Ademais os colegas acima referiram quanto a outros pontos da redação.

    • 0
  3. Olá tudo bem? Sobre a introdução: você apenas mostrou o tema que seria discutido, mas não disse as teses (o que será abordado durante o texto). Além disso, você utilizou um dado na introdução, recomendo que use dados durante o desenvolvimento 1 ou 2, se encaixaria melhor! No segundo parágrafo você tentou utilizar a crase (à) mas como um acento agudo (á), que são diferentes coisas. Caso fosse o acento da crase, não seria necessário o uso dessa de qualquer forma. Notei que você acabou utilizando muitos dados! Preze por além de por dados, usar uma alusão histórica, fatos do cotidiano, filmes, desenhos e entre outros. Enriqueça seu texto com um repertório mais autêntico. Soube argumentar a respeito dos problemas existentes e isso é muito bom. Conclusão: falta muita coisa. Há a ausência de um agente que irá auxiliar na solução do problema e como essa problema será solucionado. Você mostrou a solução mas de forma muito brusca, busque DETALHAR sua proposta de intervenção para melhor entendimento.

    • 1
  4. Olá :)
    É interessante usar a resolução da ONU, a qual oferece os direitos de água limpa e saneamento a todos, foi bem inteligente, porém houve falha na aplicação estrutural dessa referência, fique atenta ao uso do parêntesis na redação, não é adequado para esses fins os quais você citou a resolução. Além disso, o órgão e sua sigla são: Assembléia Geral das Nações Unidas (AGNU), houve um erro na especificação do mesmo.
    Sua introdução resumiu-se em um único período, mas de acordo com estrutura exibida pelo ENEM, é interessante, no mínimo, a elaboração de 3 períodos por parágrafo, perdendo pontos na estruturação.
    Outro erro posterior foi a inexistência das duas problemáticas à serem abordadas nos respectivos desenvolvimentos, isso gera perda de pontos em coerência. Pense na introdução como um resumo do que será abordado nos dois desenvolvimentos da redação, devido a isso, tem que haver exposição das duas problemáticas, busque chamar a atenção do leitor a partir do primeiro parágrafo.
    Reformulando seria:
    De acordo com a Resolução 64/292, declarada pela Assembléia Geral das Nações Unidas (AGNU) em julho de 2010, expressa-se o direito essencial humano à água potável e saneamento para pleno aproveitamento da vida. Diante disso, é de suma importância que esses serviços sejam igualitariamente distribuídos a todos, entretanto, essa teoria não se aplica a realidade, visto que, *as doenças infecciosas oriundas da falta de tratamento nos esgotos ainda são bastante frequentes*, somado a isso, *o desconhecimento dos direitos desses serviços pela população gera aceitação da precariedade e consequentemente despreocupação do governo.*
    as partes com * referem-se as problemáticas que você abordou durante a redação, mas não expressou na introdução.
    No desenvolvimento, percebi que você expressou 2 problemáticas distintas, o que acarreta em perda de pontos na coerência também, deixa o texto confuso, sem contar que a quantidade de linhas que o ENEM oferece não permite detalhar todos esse problemas perfeitamente.
    Falou das doenças decorrentes da falta de saneamento aliada a investimentos acentuados na saúde. Posteriormente, comentou sobre a precariedade do sistema brasileiro ao oferecer esses serviços, fica confuso. Além disso, o ponto após a problemática do Brasil indica finalização, mas, aparentemente, você ia complementar com o que escreveu em seguida, por isso, ficou confuso também. Perda de pontos na coerência.
    No desenvolvimento 2 você deu continuidade à problemática, isso não é correto. Pense: Mudou de parágrafo, mudou de assunto. Por isso, dá a entender que você não tem conteúdo para desenvolver, deixando a redação pobre. Só veio a exibir uma problemática um pouco diferente, quase no fim do parágrafo, no início do período “Outro problema”.
    Na conclusão houve erro, confusão ao escrever SOLUÇÃO, escreveu “seleção”. Não retomou a tese. Outra coisa, tratamento de esgoto é um tipo de Saneamento, portanto você poderia colocar: “Investimentos em saneamento, especificamente no tratamento de esgotos”.
    A Conclusão está muito vaga, só existe ação e detalhamento.
    Uma conclusão que atende as estruturas do ENEM, DEVE conter:
    AÇÃO
    AGENTE
    DETALHAMENTO
    MEIO
    EFEITO
    DESFECHO
    DICAS GERAIS: Use conectivos no início dos parágrafos de desenvolvimento, por exemplo: D1 –> Primeiramente, A priori, Em primeiro lugar.
    D2 –> Posteriormente, Outrossim, Em segundo lugar.
    Continue usando no início dos períodos os conectivos específicos pra períodos como você fez na redação acima.
    Portanto, seguem as notas:
    C1: 180, pois houveram alguns erros de pontuação e uso do acento agudo ao invés da crase.
    C2: 120, você não fugiu do tema, mas pecou na estrutura.
    C3: 80, Conteúdo repetitivo, deixando a redação pobre.
    C4: 180 Uso correto dos conectivos, porém ausência de alguns.
    C5: 80, por existir somente Ação e detalhamento, falta aprimorar e usar tudo que eu citei acima para uma conclusão perfeita.
    = 640
    Continue praticando, a redação tem muitos pontos positivos, procure melhorar sempre. Um beijo!

    • 0
  5. Na introdução vc pode ser mais breve e sucinta. Na introdução vc deve : delimitar o tema+ tese e projeto de texto (opcional). Vc colocou muita informação e não se posicionou. Apenas mostrou dados . Veja bem, dados e opinião são coisas diferentes. Se vc não tiver uma tese clara, o corretor nao vai saber o que vc pretende defender em sua argumentação.
    No primeiro parágrafo vc usou um bom dado, porém o seu tópico frasal está muito grande e um pouco confuso. Alem disso, senti falta de registro de autoria, isso poderia ser feito no ultimo parágrafo. No segundo parágrafo de desenvolvimento a tbm um topico frasal muito grande e não muito claro. Tbm carece de posicionamento.
    Na realidade o texto está mais uma exposição de dados do que uma argumentação. Isso tbm acontece porque há poucos conectivos para relacionar as partes e ideias do texto.
    Na conclusao nao tem agente, finalidade, objetivo. So tem ação e o detalhamento dela.
    Há alguns erros de virgulas e algumas palavras grafadas de forma errada.
    Não sou corretor oficial, mas como base na minha experiencia diria que vc receberia de nota…
    c1- 160
    c2-200
    c3- 160
    c4-120
    c5- 80
    TOTAL: 720

    • 0
  6. Oi Laís, tudo bem?
    Vamos corrigir sua redação:
    1. Sobre a introdução: você apenas mostrou o tema que seria discutido, mas não disse as teses (o que será abordado durante o texto).
    2. Além disso, você utilizou um dado na introdução, recomendo que use dados durante o desenvolvimento 1 ou 2, se encaixaria melhor!
    3. No segundo parágrafo você tentou utilizar a crase (à) mas como um acento agudo (á), que são diferentes coisas. Caso fosse o acento da crase, não seria necessário o uso dessa de qualquer forma. :)
    4. Notei que você acabou utilizando muitos dados! Preze por além de por dados, usar uma alusão histórica, fatos do cotidiano, filmes, desenhos e entre outros. Enriqueça seu texto com um repertório mais autêntico.
    5. Soube argumentar a respeito dos problemas existentes e isso é muito bom.
    6. Conclusão: falta muita coisa. Há a ausência de um agente que irá auxiliar na solução do problema e como essa problema será solucionado. Você mostrou a solução mas de forma muito brusca, busque DETALHAR sua proposta de intervenção para melhor entendimento.
    Show! Continue praticando ❤️

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.