Sendo, infelizmente, um problema com uma expansão cada vez mais comum na atualidade, a evasão escolar vem se mostrando como a única alternativa por milhares de estudantes brasileiros. Enquanto uma parcela de jovens garantem a educação como direito básico, outros são privados dela por diversos motivos.
A falta de renda, de apoio ou acessibilidade são só alguns exemplos de situações que levam a ocasionar a evasão escolar na vida de grande parte dos jovens que, por direito, deveriam continuar estudando. As consequências desse abandono à educação, traz consigo prejuízos que afetam muitas areas.
Além de trazer consequências negativas para o sujeito que foi posto à evasão escolar, essa atitude também prejudica a política social de um país; ou seja, um país que não possuí bons índices relacionados à educação, certamente não será bem sucedido em outros fatores como: a economia, a saúde e em índices se igualdade social.
Levando em consideração tudo o que aqui foi mencionado podemos concluir que para haver uma solução concreta para a questão do abandono escolar, é necessário tirarmos a pedra da desigualdade social do meio do caminho, cobrar as autoridades políticas para o desenvolvimento de políticas públicas que vizem o apoio ao jovem em sua trajetória escolar. Parafraseando Paulo Freire, educação não muda o mundo; educação transforma as pessoas; as pessoas mudam o mundo.
VitoriaMB
Olá!
Sua redação está boa, mas pode melhorar!
Eu percebi que faltou alguns conectivos no começo de parágrafos de desenvolvimento, faltou exemplificar melhor a proposta do tema escolhido.
Competência 1: Domínio da língua portuguesa: 120
Competência 2: Compreensão da proposta: 120
Competência 3: Organização e defesa: 120
Competência 4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: 120
Competência 5: Proposta de intervenção: 120
Nota final: 600