Uma escola sem alunos TEMA: “O engajamento do jovem em sua própria Educação”

  • 0

A evasão escolar sempre esteve presente na sociedade e continua sendo um grande problema. Conforme o tempo passa há um crescimento acelerado que afeta muitas famílias em todo o Brasil e acarreta em um empobrecimento, e consequentemente o acréscimo da desigualdade, da sociedade brasileira. Sendo assim, umas das piores coisas que se pode acontecer no mundo da educação.

Esse fato pode trazer muitos prejuízos, tanto para a sociedade quanto para o próprio cidadão. Como por exemplo, a criação de uma mão de obra desqualificada para o mercado mundial, facilitando assim a exploração excessiva desse pobre trabalhador. Além do aumento significativo do trabalho informal, que tem como uma das consequências a pirataria que é considerada crime e vem sendo combatida por um longo tempo.

Por mais que em filmes e séries o trabalho duro sempre é retratado de uma forma boa e gratificante, na vida real essa ocorrência é em partes diferente. Pelo motivo de nem sempre, o termo “trabalhar duro” querer dizer que a pessoa terá sucesso na vida, pois sem a educação ela ao menos consegue pensar de forma inteligente para ter decisões boas para si própria. Além de apresentar dificuldades em conseguir um emprego legítimo e com um bom salário, pois estará sujeita à exploração, seja esta por uma remuneração baixa ou até pela quantidade de horas trabalhadas.

Com isso, por mais absurdo que seja, há pessoas que saem das escolas para trabalhar ou apenas não estudar e isso é extremamente prejudicial, pois é com a educação que elas conseguem refletir e determinar o futuro do mundo. Por isso é necessário que o Ministério da Educação junto com as escolas criem projetos sociais que auxiliem os jovens, para que não haja motivos para sair da escola, sendo esse programa pautado desde questões alimentícias até o engajamento no mercado.

Além do governo federal auxiliar os mais pobres com geração de empregos, seja por meio da iniciativa privada ou até programas sociais que irão ajudar o população a conseguir um emprego e sustentar suas famílias, para que assim o jovem não tenha que sair de sua escola para ajudar seus próprios parentes a ter dinheiro.

Compartilhar

1 Correção

  1. boa tarde!

    alguns pontos que eu gostaria de chamar a sua atenção:

    – o modelo de redação do ENEM é bem específico. ele quer que você apresente seus argumentos sobre um problema relacionando esse cenário com a atual conjuntura. sabendo disso, é essencial você adicionar repertórios que se encaixem no tema. por exemplo, você começou o segundo parágrafo de desenvolvimento falando de séries e filmes, então nesse caso seria bom dar um exemplo de algum, isso rende muitos pontos na competência 4. enfim, procure sempre adicionar uma alusão histórica/literária/filosófica ou citação em TODOS os parágrafos.
    – não deixe de argumentar! você tem que “dar sua opinião” sobre o problema, e pode fazer isso por meio de palavras com juízo de valor.
    – sempre responda aquelas perguntinhas coringas na proposta de intervenção (como, quem, o que, para que e para quem)

    lembrando, sou apenas uma estudante, mas eu segui esses conselhos que te dei agora e consegui melhorar muito minha escrita.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.