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“Um por todos e todos por um”: A falta de de ética e cidadania no Brasil.

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Na perspectiva da socióloga Jane Addams, a ação é o único meio de expressão para ética. Desse modo, colocar em prática o lema “Um por todos e todos por um” a fim de alcançar a ética e a cidadania faz-se necessário para uma sociedade, o que não é frequente no Brasil. Por conseguinte, além da naturalização da falta de ética e cidadania na política verde-amarela, os cidadãos brasileiros são acostumados a a sempre priorizarem o beneficiamento próprio, impedindo uma coletividade harmoniosa.

 

Nesse sentido, é importante destacar que, a normalização da escassez de ética e cidadania na política brasileira é uma consequência estrutural. No período pré-colonial, quando os portugueses chegaram ao Brasil, o escambo entre nativos e colonizadores era habitual, todavia, enquanto os povoadores obtinham objetos valiosos, os indígenas eram enganados recebendo peças insignificantes. Logo, tal desfecho deve-se a construção histórica, passada a novas gerações políticas de que não há maneiras de governar com ética e integramente que resultem em conquistas pessoais.

 

Outrossim, cabe pontuar que, descumprir deveres como cidadão e ser antiético visando vantagens, tornou-se comum, gerando surpresa quando contrário. De acordo com o site jornalístico G1, uma jovem após deparar-se com uma alta quantia de dinheiro na rua, decidiu tomar as providências cabíveis. Embora a situação devesse ser algo costumeiro, essa realidade não é presente no Brasil devido a crescente individualidade entre as pessoas, que preferem pensar em si mesmas, o que dificulta uma harmonia na sociedade brasileira.

 

Portanto, medidas são essenciais para solucionar esse empecilho. Urge que o Ministério da Cidadania crie um projeto contra atitudes antiéticas na política nacional, juntamente com a mídia, elaborando palestras e campanhas, por meio de anúncios nas redes sociais e na TV aberta, promovendo a conscientização sobre a importância da prática da ética e da cidadania na sociedade brasileira, com o fito de informar os indivíduos sobre seus direitos e deveres. Somente assim será possível reverter tal problemática.

 

Por favor, corrijam com base nas competências do ENEM. Obrigada!

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4 Correções

  1. BOA NOITE !
    TEMA MUITO BOM, VAMOS LÁ =)

    PONTOS QUE ESTÃO PRESENTE EM SUA REDAÇÃO:
    Repertório introdutório
    Uso de conectivos
    Tese bem apresentada
    Tópicos frasais estruturados
    Dados
    Argumentação coesa
    Não houve fuga do tema
    Parágrafos com ideias coerentes
    Interligação de períodos, ok

    PONTOS QUE SE FAZEM AUSENTE :

    * Senti falta apenas de uma conclusão paragrafal em cada um dos parágrafos. Ficaria mais rica se colocasse. Por exemplo: Portanto, faz-se necessário a intervenção do (s) problema (s) …
    Nessa linha de pensamento.

    CORREÇÃO POR COMPETÊNCIA :

    Competência 01: 180
    Competência 02: 200
    Competência 03: 180
    Competência 04: 200
    Competência 05: 200

    CONCLUSÃO:
    Agente + : Ministério da Cidadania
    AÇÃO + : crie um projeto contra atitudes antiéticas na política nacional, elaborando palestras e campanhas,
    MEIO + : por meio de anúncios nas redes sociais e na TV aberta
    DETALHAMENTO +
    FINALIDADE + : com o fito de informar os indivíduos sobre seus direitos e deveres
    RESULTADO + : Somente assim será possível reverter tal problemática.

    **** DICA:

    # Cuidado com a(s) palavra (s) terminadas em NDO, pois o GERÚNDIO INDICA AÇÃO INACABADA OU EM ANDAMENTO. Ao invés de usar o gerúndio use palavras que indique certeza. Isso trará mais autoria em sua redação. ok?

    ESPERO TER TE AJUDADO, BOA SORTE NOS ESTUDOS…….
    Precisando estarei a disposição para ajudar ^_^

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  2. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
    160
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    200
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    160
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    160
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
    160
    nota: 840

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  3. Oii, tudo bom?
    Então, sua redação está excelente, posso compreender a ideia central e os exemplos ajudam a compreensão. A única coisa que quero pontuar, é a repetição da letra A no primeiro parágrafo, porém um erro mínimo. Os argumentos são claros e a estrutura da redação não está bagunçada, parabéns.

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  4. A sua redação está excelente, só te oriento a lê-la após terminar, pois você colocou 2 “a a” no primeiro paragrafo, na linha numero 5. Na frase ” os cidadãos brasileiros são acostumados a a sempre priorizarem o beneficiamento próprio, impedindo uma coletividade harmoniosa.”. Mas tirando esse erro a sua redação está ótima

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