No início de 2021, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) esteve em debate sobre a entrada do Brasil no bloco, em que, por questões ambientais brasileiras – como as queimadas na Amazônia – estiveram repensando se irão permitir. Com isso, os problemas das queimadas brasileiras afetam o país, em que está enfrentando desafios na sua redução, sendo estes o agravamento do efeito estufa, além do desenvolvimento do agronegócio.
Em primeira análise, o agravamento do efeito estufa aumenta a incidência de queimadas em regiões brasileiras. De acordo com o jornal BBC News, o Brasil é o 5° país que mais emite gases do efeito estufa no mundo e isso contribui diretamente com o aumento da temperatura média terrestre, o que gera o agravamento da escassez hídrica. Assim, o próprio país contribui com as secas em algumas das suas florestas, logo favorecendo a propagação do fogo em que pode ser provocado por impactos naturais ou antrópicas.
Ademais, o desenvolvimento da tecnologia no agronegócio é um dos desafios nas reduções das queimadas. Após a 1° Revolução Industrial, novas máquinas começaram a ser frequentemente implantadas na agropecuária – a chamada Revolução Verde. Isso fez com que grandes agricultores começassem a expandir seus latifúndios, tanto de forma legalizada, quanto ilegalizada. Assim, eles desmatam secretamente as florestas com queimadas nos dias atuais, com a finalidade de futuramente poder expandir seus negócios.
Portanto, há desafios que o Brasil está enfrentando na redução de suas queimadas. Logo, cabe ao Ministério da Ciência e tecnologia em conjunto com o Ministério do Meio ambiente financiar projetos de sustentabilidade e tecnologia, como em escolas e faculdades – apoiando financeiramente ou distribuindo equipamentos na produção de tecnologias de preservação ambiental e econômica -, a fim de que se tenha uma melhoria na contenção de incêndios, além de promover um consenso nos grandes agricultores e indústrias a se tornarem mais sustentáveis. Desse modo, o Brasil estará reduzindo gradualmente a quantidade de queimadas, podendo até mesmo se tornar influência entre os membros da OCDE.
Samuel1818
Opa, Skay. Gostei da sua redação, respeita a estrutura dissertativa-argumentativa!
•INTRODUÇÃO:
-Tem como contextualização um órgão reconhecido, o OCDE, além de um dado brasileiro.
Obs: Organização para a Cooperação e Desenvolvimento *ECONÔMICO*. Faltou uma palavra;
-Como seu tema é “Um país rico”, acho que poderia adicionar na tese uma palavra que faça referência a isso.
Pode ser: “os problemas das queimadas brasileira afetam *O DESENVOLVIMENTO* do país…” pois assim tem a abordagem do tema;
-Seu ARG.1 é agravamento do efeito estufa, e o ARG.2 o desenvolvimento do agronegócio.
•D1:
-Parágrafo muito bem desenvolvido, em todos os aspectos. Senti que faltou dizer QUEM CAUSA o agravamento do efeito estufa.
•D2:
-De início não entendi o que você quis trazer nesse parágrafo, então tive que reler ele para compreendê-lo. Está bem elaborado, mas tente deixar mais claro suas ideias. A intenção de convencer o leitor é que ele leia o texto sem interrupções ou dúvidas.
•Conclusão:
•Agente- Ministério da Ciência e tecnologia e Ministério do Meio ambiente; Obs: Faltou letra maiúscula.
•Ação- financiar projetos de sustentabilidade e tecnologia; Obs: Foi citado o Ministério da Ciência e Tecnologia primeiro, então deveria trazer a palavra “tecnologia” antes de “sustentabilidade”.
•Detalhamento- como em escolas e faculdades – apoiando financeiramente ou distribuindo equipamentos na produção de tecnologias de preservação ambiental e econômica –;
•Finalidade- a fim de que se tenha uma melhoria na contenção de incêndios, além de promover um consenso nos grandes agricultores e indústrias a se tornarem mais sustentáveis.
-Faltou o MEIO/MODO;
-Ótima frase de retomada da contextualização para o fechamento.
C1- 160. Bom domínio da norma-culta. Vi alguns erros… Um deles foi a repetição de palavras dos ARG.1 e ARG.2 tanto na introdução quanto no desenvolvimento. O ideal era buscar sinônimos, além de muitos verbos no gerúndio.
C2- 200. Compreendeu a proposta e trouxe repertórios pertinentes que fortalecem seu ponto de vista.
C3- 160. Boa organização e relação dos fatos.
C4- 200. Excelente uso dos elementos coesivos, os chamados conectivos.
C5- 160. Proposta bem elaborada. Para fechar 200pts nessa competência, deve-se ter os 5 elementos da conclusão (AGENTE, AÇÃO, MEIO, FINALIDADE, DETALHAMENTO) e na sua havia 4, por isso perde 40pts.
Nota: 880
KamillyEduardaCarvalhoRodrigues
Olá!
Sua redação é bem estruturada, porém falta desenvolver mais, colocando o seu ponto de vista. Em um desenvolvimento também é necessário ter início, meio e fim! Logo, o corretor vai buscar elementos no seu desenvolvimento para avaliar, estes que são :
– Retomada do argumento: VOCÊ FEZ!
– Repertório: VOCÊ FEZ!
– Desenvolver o repertório fazendo relação ao tema: VOCÊ FEZ!
– Desenvolver o texto com o seu ponto de vista: VOCÊ PODERIA TER DESENVOLVIDO MAIS, VEJA:
”Assim, o próprio país contribui com as secas em algumas das suas florestas, logo favorecendo a propagação do fogo em que pode ser provocado por impactos naturais ou antrópicas.”
Quando você escreve ”logo”, tecnicamente você já está fechando o texto, o que deixa o seu argumento vago, pois você não desenvolve
OBS: Sou apenas estudante, mas espero ter ajudado
Bons estudos…
suianythg
ola boa noite , eu irei avaliar sua redação introdução , primeiro a introdução começou um repertório sócio cultural ok , mas nao explorou bem a encaminhada para a tese e outra dá a entender que é um aposto explicativo e ficou errado pois não tem nada para explicar , vc deveria ter colocado em que e vírgula em seguida
desenvolvimento 1 teve tópico frasal , dados , e opinião bem bom .Ficou bom mas poderia ter desenvolvido mais sabe
desenvolvimento 2 ficou muito bom poderia ter averiguado mais a parte de opinião
conclusão , nao teve a retomada da tese , agente ok , meio ok , ação ok , finalidade ok , so faltou o detalhamento
competência 1 160 obs não explorei essa parte então eu nao tenho certeza dessa nota
competência 2 – 160
competência 3 – 140
competência 4 120 precisa desenvolver um pouco nessa parte ( na minha opiniao )
competência 5 160