A globalização é um fenômeno que nos faz , em síntese , olhar diversos fatores isolados no entanto , numa conjectura ampla e universal. Suas problemáticas vêm evidenciando preconceitos e discriminações dos povos onde ela, a globalização , predomina-se .
Em primeiro modo , podemos dizer que a globalização é uma série de fatores que ratificam , desde o século 18 , com as grandes navegações e a procura por especiarias , metais preciosos e a venda de manufatura como : cana-de-açúcar e Pau-Brasil – no nosso território – , observa-se o inicio de mercado global . Ou seja , os colonizadores buscavam maneiras de explorar suas colônias e exportar a matéria prima para enriquecer e fomentar o consumo de suas metrópoles . Ademais , o inicio de um mercado geral seria uma maneira fácil de enriquecer , um mercado sem fronteiras , nota-se que até hoje essas características perpetuam .
Em segundo modo , Após esse período inicial da globalização , os resultados destas mostram catastróficos pois as colônias , atualmente ainda refletem o uso desenfreado da sua exploração . Esse movimento atual busca novos países , todavia não para ser colônia propriamente dito , e sim em busca de menores salários onde suas empresas possam enriquecer através dos países menos desenvolvidos . O mercado se Institucionalizou , monopólios de empresas globais se estabelecem em países pobres os tornando , mesmo com sua própria federação , em colônias de exploração institucionalizadas . pode-se notar os resultados da fomentação do mercado global pelos nossos antepassados . ademais , Estamos na era do consumo , ou seja a fomentação do consumo desenfreado e a busca por novas tecnologias. Consoante o geógrafo Milton santos afirma ; “A força da alienação vem dessa fragilidade dos indivíduos, quando apenas conseguem identificar o que os separa e não o que os une. ”
Portanto , poder-se-ia , através de politicas públicas do Governo Federal de cada país , em conjunto com OMC (organização mundial do comércio) , através de ações afirmativas , intervir nos países menos desenvolvidos no apoio a cultura local e na ratificação de acordos com as empresas e a sociedades onde elas se estabelecem para um crescimento mútuo entre homem e indústrias . No caso do Brasil , a fiscalizações de empresas que não cumprem a CLT (consolidação das leis do trabalho) e aplicabilidade das destas em proteção não só do trabalhador mas sim da cultura de cada um fazendo com que todos possam crescer em equidade .
LucasGabrielVasconcelos
Boa noite amigo, a redação ficou boa e você consegue demonstrar que domina o assunto, porém há alguns erros de acentuação, como por exemplo quando escreve “as colônias , atualmente ainda refletem o uso…” nesta oração você separou o sujeito ” as colônias” do predicado que é o restante da oração, fato que com certeza lhe retiraria pontos se tal erro fosse cometido em uma prova oficial. Outro ponto que gostaria de destacar é o fato de você se referir aos países que foram colônias como se ainda se mantivessem nesta situação, o que na realidade não acontece (pelo menos formalmente não). No mais você está de parabéns!
Victorhu_go32
Boa tarde!
• Pontos negativos.
1° Do começo ao fim da introdução é inevitável não perceber a grande quantidade de vírgulas e o uso desnecessário delas, que poderiam facilmente ser substituída por conectivos simples.
2° Logo no começo do D1 novamente o uso indevido de vírgulas é visto, o excesso de assunto e a falta de explicação do mesmo é extremamente prejudicial à sua nota.
3° Outro ponto interessante de enfatizar é falha na abreviação, o correto na sigla (OMC) seria “Organização Mundial do Comércio”. Sempre com o começo da palavra com letra maiúscula.
• Pontos positivos
– Achei excelente o uso de palavras formais perfeitas e a ideia de usar a exemplificação pra criar sua dissertação foi maravilhosa. Parabéns!
Nota Aprox. 720