Aprendiz

UM MEIO EM CHAMAS

  • 2

Em seu art.225, a Constituição Federal de 1988 assegura a todos o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, sendo dever da sociedade civil e do poder público defendê -lo e preservá -lo para as futuras gerações. Entretanto, os frequentes aumentos de desmatamento e queimadas sobre a floresta amazônica ameaça a presença de um ecossistema harmônico garantido pela Constituição. Dessa forma , é preciso desconstruir, não só a omissão governamental, bem como a indiferença com a natureza por parte da população, para mitigar a questão, visto que é importante preservar o pulmão do mundo : a floresta amazônica.

Em primeiro plano, é imperioso destacar como a falta de ação do Estado agrava o fenômeno anteriormente citado. Sob essa perspectiva, o escritor Gilberto Dimenstein definiu como “Cidadania de Papel” , a ineficácia das leis na prática, sendo apenas garantida na teoria. Nesse viés, embora a Carta Magna zele por um meio ambiente equilibrado, o governo federal é incapaz, infelizmente, de preservar a floresta amazônica , esse grave problema gera sérias complicações, não apenas na natureza, mas também no bem- estar e saúde dos brasileiros, o que torna a “Cidadania de Papel” quase irreversível. Afinal, se garantir um direito é difícil, solucionar os impasses advindo dele é uma tarefa árdua.

Em segundo plano, vale ressaltar que a ausência de um pensamento voltado às questões ambientais motiva a problemática. A esse respeito, a filosofia Kantiana argumenta que a ideia de preservação é fruto de aspectos intrínsecos ao indivíduo, absorvidos em suas experiências vivenciadas. Nesse sentido, a concepção alienada de não saber como o desmatamento afeta a vida em sociedade vai ao encontro da lógica de Kant, haja vista que os pais e as escolas abordam de maneira ínfima a temática ambiental , fazendo com que os jovens deixem de incorporar informações que mostrem como a agressão ao meio ambiente os afetam diretamente. Portanto, se o Estado não agir, essa mentalidade se perpetuará.

Logo, para atenuar o impasse , o Ministério da Educação ( MEC) , responsável pelo desenvolvimento educacional do país, deve fazer palestras e debates relativo à importância da preservação da floresta amazônica ,por meio de um evento nacional, com uso de aparato tecnológico e jogos dinâmicos , a exemplo quiz de perguntas sobre os impactos do desmatamento, a fim de combater a indiferença com a natureza. Espera- se , com isso , um Brasil mais verde que garanta o equilíbrio ambiental para a presente e futura geração, conforme sua lei máxima: a Constituição Cidadã.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, Junior! Gostaria de fazer algumas OBS’s no que vc pode melhorar.
    •Atente para a concordância. Há um erro na introdução ( “os frequentes aumentos de desmatamento e queimadas sobre a floresta amazônica ameaça” – ameaçam deve seguir no plural) e tbm na conclusão (“deve fazer palestras e debates relativo ” – relativos deve seguir tbm no plural).
    •Há um erro de vírgula em “definiu como “Cidadania de Papel” , a ineficácia” – decidiu é um verbo transitivo direto e pede complemento, logo, este msm n pode ser separado por vírgula do verbo.
    •Tente n usar termos como “infelizmente”(usado no desenvolvimento 1), pois o gênero dissertativo argumentativo deve ser o mais imparcial possível, embora vc tenha de apresentar um ponto de vista.
    Contudo, gostei MUITO da sua redação! Apresenta boa contextualização (Constituição Cidadã), boa tese, bons argumentos e boa proposta de intervenção, além de esbanjar um bom repertório sócio cultural ( gostei da citação de Gilberto Dimenstein e confesso q vou adquirí-la kk).
    Logo, busque corrigir os aspectos levantados e treine bastante para q vc consiga seus objetivos! ;)

    • 1
  2. Redação bem escrita, usando citações e alusões históricas, com coesão e organização textual.
    Tem alguns erros na concordância/ tempo das palavras – onde deveria ter sido escrita no plural- Mas fora isso a redação foi muito bem escrita, continue treinando que vai garantir a nota máxima.

    • -2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.