O filósofo Aristóteles afirma que o homem tem, por natureza, o desejo de conhecer. Todavia, tal anseio nem sempre é fomentado no Brasil, onde tanto a pouca publicidade de algumas localidades quanto a carência de inovações tecnológicas dificultam o turismo, bem como seus ganhos econômicos. Assim, é válido discutir a problemática e buscar soluções.
Diante desse cenário, é válido ressaltar a baixa divulgação de alguns pontos turísticos brasileiros como fator do problema. Nesse sentido, o filósofo Schopenhauer afirma que os limites do campo de visão do ser humano determinam sua visão de mundo. Similarmente, ao não divulgar algumas localidades turísticas do país, o Estado brasileiro faz com que potenciais viajantes não enxerguem, em seu território, possíveis destinos, como Guaramiranga ou a “terra da galinha-choca”, em Quixadá. Consequentemente, essas e ouras cidades podem ter sua economia enfraquecida pela redução de visitantes e deixar de gerar emprego. Logo, é preciso divulgar todos os pontos turísticos das regiões brasileiras.
Ademais, a lentidão de inovações tecnológicas representam outro agravante para a questão. Sob essa ótica, é razoável lembrar que, segundo o Índice Global de Inovação, o Brasil ocupa apenas a quinquagésima sétima posição de países mais inovadores. Com efeito, esse fato demonstra o atraso brasileiro em relação a, ao menos, outros cinquenta países. Por conseguinte, potenciais recursos tecnológicos, os quais criariam atrações turísticas — como elevadores submarinos —, não são tão fomentados quanto poderiam, deixando de promover novos nichos mercadológicos no ramo turístico. Dessarte, investimentos nesse âmbito se mostram válidos.
Portanto, é imprescindível superar os empecilhos do turismo no Brasil. Nesse viés, cabe ao Ministério das Comunicações divulgar, por meio de vinhetas audiovisuais — a serem criadas por designers e cineastas —, em TVs e redes sociais, todos os lugares turísticos brasileiros, com o fito de atrair mais visitantes. Além disso, o Poder Executivo deve destinar verbas para projetos que visem desenvolver novos recursos tecnológicos para atrações turísticas. Desse modo, o desejo natural por conhecimento, afirmado por Aristóteles, será facilitado.
MariaLuiza1313
Olá, espero poder te ajudar um pouco…
PONTOS PARA MELHORAR;
*Cuidado com as repetições de palavras (c4), no primeiro e segundo paragrafo, por exemplo, você colocou a palavra válido. Não tem problema repetir, mas te aconselho a colocar mais longe a palavra uma da outra.
*Explore mais os seus argumentos (c3). No segunda paragrafo achei bem explicado, já no terceiro senti falta de uma explicação completa.
* Na sua c5, faltou o detalhamento, o meio que você irá realizar a ação e não entendi muito bem o seu efeito. Logo, só vi o agente e a ação.
*teve um errinho na digitação acredito (c1), no final do segundo paragrafo “ouras cidades”.
*Erros de concordância (c1): ” como OS seus ganhos econômicos”. determinam A sua visão de mundo”. ” podem ter A sua economia enfraquecida”.
C1: 160.
C2: 200. (Ótimos dados e repertórios. Achei bem organizado o seu eixo temático).
C3: 160.
C4: 160.
C5: 80.
NOTA: 760.
Continue praticando, você tem um ótimo potencial para chegar a 900+.
AnaKRibeiro
Olá, Jotaveh!
Sua estrutura está correta. Um parágrafo para introdução, dois para o desenvolvimento e um para conclusão.
Sinto que sua tese poderia estra melhor explicitada…
Em seu segundo parágrafo, a citação do argumento de autoridade enriquece seu texto.
Deve ser erro de digitação o “ouras”, então vamos esquecê-lo.
Acho que a última frase desse parágrafo é desnecessária. Seria melhor que frases como estas aparecesse na conclusão.
No terceiro parágrafo, no “(…)em relação a(…)” , o “a” deveria ser craseado (perderia ponto na competência 1 do Enem).
Novamente, chamo atenção para a frase final desse parágrafo…Creio que seria melhor que esta estivesse no último parágrafo.
Para finalizar, a conclusão. Vejo que está bem construída, e que é possível detectar tudo o que é necessário para a obtenção da nota máxima. Só senti falta de melhores detalhamentos.
Agente: Ministério das Comunicações, Poder Executivo;
Modo: divulgação dos lugares turísticos, destinação de verbas;
Meio: vinhetas audiovisuais, TVs e redes sociais; projetos;
Detalhamento: “(…)com o fito de atrair mais visitantes.(…)”, “(…)que visem desenvolver novos recursos tecnológicos para atrações turísticas.(…)”
Finalidade: “(…)Desse modo, o desejo natural por conhecimento, afirmado por Aristóteles, será facilitado.”
Uma dica: é interessante explicitar o tema na conclusão, porque isso mostra que o compreendeu. Como uma ideia, você poderia ter colocado ao final: “Desse modo, o desejo natural por conhecimento, afirmado por Aristóteles, será facilitado, e o turismo passará a ter mais destaque na economia brasileira.”
Espero ter ajudado!