Transtornos mentais: Desafios da saúde pública brasileira no século XXI

  • 1

Foi da Segunda Revolução Industrial que houve  chegada da tecnologia junto a internet para o mundo, trazendo um grande salto na economia e uma mudança na forma de trabalho da sociedade. Com isso, a pressão e preocupação para o ser humano aumentou, com a tentativa de alcançar as metas através da cobrança, logo surgindo os transtornos mentais, afetando milhares de pessoas deixando grandes desafios a saúde pública a serem solucionados.

No  âmbito brasileiro, essa é uma questão muito delicada a se tratar. Estresse, depressão e ansiedade são considerados  mal do século, se encontrando principalmente no meio de trabalho devido a carga de serviços feitos e a fazer, afetando a mentalidade da pessoa e como consequência se tem: Os transtornos. Assim, gera o aumento de pacientes em busca de tratamentos na saúde pública aos que não tem condições para pagar particular,havendo a superlotação por falta de financiamento da área de saúde.

A falta de profissionais como psicólogos e programas públicos voltadas a saúde mental para a sociedade são desafios enfrentados pelos brasileiros. Crianças e adolescentes enfrentam cada vez mais transtornos mentais, pelo uso excessivo da internet, sofrendo ataques verbais, o que acaba levando ao suicídio, gerando mais e mais transtornos. Desse jeito a falta de programas não ajuda no término do mal do século.

É imprescindível, portanto, alternativas para solucionar esse impasse o Ministério da Saúde deve impor programas públicos para planos de saúde de trabalhadores para ajudar no âmbito do trabalho, enfatizando a controlar a mente humana e principalmente  o descanso dela, assim havendo alcance dos objetivos sem empecilho como esses. Aos jovens a OMS(Organização Mundial da Saúde) deve disponibilizar a profissionais gratuitos em escolas e em hospitais para se ter o cuidado e apoio dês da adolescência para trabalhar com a própria mente, juntamente com apoio das próprias famílias. Como já dizia o famoso psiquiatra Freud ” Em última análise, precisamos amar para não adoecer”, assim vencendo contra os transtornos mentais.

Compartilhar

5 Correções

  1. Sua redação está boa, porém vc cometeu erros ortográficos e em alguns períodos não houve coerência.
    PARÁGRAFO 1
    ”logo surgindo os transtornos mentais, afetando milhares de pessoas deixando grandes desafios a saúde pública a serem solucionados”. AQUI VC DEVERIA TER ESCRITO ‘PARA SEREM SOLUCIONADOS’
    PARÁGRAFO 2
    ”Estresse, depressão e ansiedade são considerados mal do século, se encontrando principalmente no meio de trabalho devido a carga de serviços feitos e a fazer”, AQUI VC DEVERIA TER COLOCADO APÓS A PALAVRA ANSIEDADE O TERMO ‘O’ E, QUANDO VC ESCREVEU ‘FEITOS E A FAZER’ PECOU,PORQUE ESSE CONECTIVO ‘E A’ NÃO CABE NO CONTEXTO. O CERTO SERIA USAR ‘OU’.
    ”afetando a mentalidade da pessoa e como consequência se tem: Os transtornos.” FORMA CERTA: AFETANDO A MENTALIDADE DAS PESSOAS E , CONSEQUENTEMENTE GERANDO OS TRANSTORNOS. DIFERENTE NÉ?
    ”Assim, gera o aumento de pacientes em busca de tratamentos na saúde pública aos que não tem condições para pagar particular,havendo a superlotação por falta de financiamento da área de saúde.” ASSIM,SURGE MAIS UM PROBLEMA: A SUPERLOTAÇÃO DE UNIDADES DE SAÚDE,POIS A BUSCA POR TRATAMENTO CRESCE,E GRADATIVAMENTE A FALTA DE ESTRUTURA PARA ATENDER A DEMANDA DA SOCIEDADE.
    PARÁGRAFO 3
    ”A falta de profissionais como psicólogos e programas públicos voltadas a saúde mental para a sociedade são desafios enfrentados pelos brasileiros.” NÃO TEM SENTIDO VC ESCREVER SOBRE ‘A FALTA DE PROFISSIONAIS” E LOGO DEPOIS CITAR UM EXEMPLO DE ‘PROGRAMAS PÚBLICOS’ ENTENDE? VC PODERIA TER ESCRITO: ‘A FALTA DE AGENTES COMO PSICÓLOGOS E PROGRAMAS PÚBLICOS VOLTADOS ( VC ESCREVEU VALTADAS) PARA A SAÚDE MENTAL DA SOCIEDADE É MAIS UM DESAFIO POR CAUSA DA PROCRASTINAÇÃO DOS SUPERIORES’
    ”Desse jeito a falta de programas não ajuda no término do mal do século.” A EXPRESSÃO ‘DESSE JEITO’ É MUITO INFORMAL.
    PARÁGRAFO 4;
    Sua conclusão está muito grande. Tente ser mais objetiva nela da próxima vez.
    Bjo, espero ter ajudado

    • 1
  2. A redação ficou muito boa, parabéns pelo uso de uma cronologia usando a segunda revolução industrial e pela conexão
    que existe entre os parágrafos, seu texto é fácil de ler
    e não é cansativo. :).
    Demonstra que possui bom repertório e qualidade de escrita.
    Domínio da escrita formal da língua portuguesa
    É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase.

    • 1
  3. Parabéns, ficou muito bom mesmo.
    Você tem um bom controle em relação a gramática, e dá pra perceber vendo as vírgulas encaixadas corretamente no contexto geral do texto.
    Há também um bom controle em relação às palavras, mas eu me senti “incomodado” em relação aos espaçamentos das palavras.
    Acerca dos pontos finais, etc.
    Enfim, a nota que eu lhe dou é 9.2 (ou melhor, 950).
    Novamente, meus parabéns!

    • 1
  4. Parabéns, ficou muito bom mesmo.
    Você tem um bom controle em relação a gramática, e dá pra perceber vendo as vírgulas encaixadas corretamente no contexto geral do texto.
    Há também um bom controle em relação às palavras, mas eu me senti “incomodado” em relação aos espaçamentos das palavras.
    Acerca dos pontos finais, etc.
    Enfim, a nota que eu lhe dou é 9.2 (ou melhor, 950).
    Novamente, meus parabéns!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.