Ao observar o livro sagrado dos cristãos (Bíblia), vê-se o tráfico humano retratado na história de José, onde o livre comércio de pessoas era extremamente evidenciado. Nessa perspectiva, a realidade brasileira apresenta traços semelhantes, uma vez que esse fato ainda é presenciado em determinadas regiões. Desse modo, pode-se concluir que essa permanência é resultado de raízes históricas que devem ser renovadas, através de órgãos específicos e divulgações midiáticas.
Sob esse ponto de vista, é importante observar o passado brasileiro, visto que o tráfico negreiro tinha seu valor em meados do século XIX. Com isso, foram originadas novas gerações e os costumes de comércio humano permanecera,, mesmo com imposições jurídicas. Nesse sentido, é relevante citar que a baixa presença de organizações políticas para intervir na problemática de fato, ainda é presenciada no século XXI, elevando o tráfico humano no Brasil.
Outrossim, a violação dos direitos de privacidade observados na transação comercial humana efetua o descumprimento da Constituição Federativa do Brasil. Ainda não bastante, ao observar a terceira lei de Newton ,” Toda ação tem uma reação”, entende-se a raiz da dificuldade, já que a má divulgação da ocorrência da comercialização social efetua a óbice.
Logo, infere-se dever do NETP (Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas), incluir a distribuição de órgãos nos mais variados territórios brasileiros, e também impondo maior divulgação da problemática, por meio das redes sociais (Facebook e Instagram), como objetivo de conscientizar a sociedade da existência do problema e leva-los a denunciar casos presenciados. Dessa maneira, o tráfico humano em questão no Brasil se reduzirá.
quelks
– “Ao observar a Bíblia, livro sagrado dos cristãos, vê-se…”
– Comércio humano pode ser um tanto quanto abragente, não necessariamente voltado ao tráfico de pessoas.
– Esse parágrafo poderia ser mais aprofundado. Qual a prática que leva à reação? Transações humanas ocorrem o tempo todo, transferências bancária é um exemplo de transação.
– Talvez esse parágrafo ficasse melhor com algo do tipo “Outrossim, o aprisionamento indevido de pessoas é uma violação humana. Segundo a Constituição de 1988, todos os indvíduos possuem liberdade de ir e vir, o tráfico humano, por sua vez, fere esse direito, sendo inconstituicional. Dessa forma, o contrabando humano é contrário às normas previstas na Legislação Superior do Estado.”
– Faltou a retomada da introdução e o detalhamento no quarto parágrafo.
Em geral, a redação está bem escrita, só alguns elementos que parecem “jogados” de certa forma que não são devidamente desenvolvidos, porém, é uma boa redação que pode ficar melhor com a prática :)