TRABALHO INFORMAL NO BRASIL
A ampla legislação trabalhista brasileira sempre foi vista como um mecanismo de proteção para o trabalhador. Todavia, não raramente é extremamente restritiva para quem quer contratar ou empreender, não deixando alternativa ao trabalhador senão a de recorrer à informalidade.
Primeiramente causado pela êconomia, carga de impostos (tributária) e sobrevivência humana. Os exemplos de atividades são muitas: fabricar máscaras de tecido, se inscrever em aplicativos de delivery, trabalhar para o sistema de UBER ou inclusivamente começar a vender pela internet.
Embora, essas novas atividades estejam se proliferando rapidamente, a atenção do poder público, neste momento mais voltada à crise de saúde, possivelmente se aplicará a fiscalização e controle dessas iniciativas, inibindo o seu crescimento.
As leis trabalhistas têm sua razão de ser, porém podem atrapalhar justamente aquele que lhe pretende proteger, ou seja, o trabalhador que quer trabalhar. Com isso o poder legislativo pode preparar uma proposta que atenda aos anseios da sociedade e que modernize as relações trabalhistas no Brasil.
– Letícia Cesário Heleno
Olá estou cursando o ensino médio, peço a quem puder corrigir o meu texto e dar sua opinião sobre ele, seja positiva ou negativa desde já agradeço muito. Fora isso pode falar aí oq pretende cursar?
arthurb.azevedo
C1- 160, três inadequações que comprometeram no sentido do texto.
C2- 40, a tese está implícita e a argumentação é muito superficial.
C3- 40, ausência de dados estatísticos, o que resultou na argumentação quase nula.
C4- 40, informações muito desconexas, articulação precária, sem elementos necessários à sinalização das relações entre as informações.
C5- 0, o texto não possui uma proposta de solução.
Nota: 280