Segundo a constituição federal promulgada em 1988 é dever do poder público assegurar a educação e ao lazer. No entanto, o trabalho infantil impede que essa parte da população desfrute desse direito constitucional na prática. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro.
O trabalho infantil é o principal causador de atraso educacional de uma criança. Hodiernamente, com leis tão sólidas do estatuto da criança e do adolescente, seria racional acreditar que esses menores tivessem acesso a educação e cultura, a realidade é completamente diferente e o resultado é refletido na alta taxa de evasão escolar no país. Segundo o IBGE 5,4 milhões de crianças trabalham no país, diante da exposta exploração infantil dessas milhões de crianças.
Faz-se ainda necessário salientar a pressão posta pela família para fazer o menor de idade trabalhar para ajudar na renda da casa como um dos impulsionadores do problema. Segundo o pensador Antonio Gomes Lacerda a educação não tem preço, mas sua falta tem custo. Diante de tal contexto a vontade da família em fazer a criança trabalhar trará prejuízos catastróficos no futuro.
Portanto, indubitavelmente. Medidas são necessárias para resolver essa problemática. Dessa maneira o conselho tutelar deveria fazer as leis que já existem no estatuto da criança e do adolescente valer de verdade. O governo precisa ajudar essas famílias e através de aconselhamentos recolocar essas crianças novamente em ambiente escolar. Dessa forma o Brasil poderá superar o problema do trabalho infantil.
HoracioSch
Muito boa a redação, é notável o domínio na norma padrão da língua portuguesa e soube articular a redação… Mas precisa dar contexto a sua tese!
Teve a mostra de seu repertório e isso corretor adora! Procure usar conectivos para começar os seus desenvolvimentos.
Fora isso, é esse o caminho, meus parabéns!
Caio123
– Introdução muito boa com apresentação do tema, contextualização e problematização ótimas.
-Desenvolvimento 1: argumento e repertórios bons. Porém falto o conectivo para inciar o parágrafo. Também falto o fechamento crítico.
– Desenvolvimento 2: nesse parágrafo falto você argumentar mais. O corretor irá ler a última frase do parágrafo e aceitará como se fosse um fechamento crítico e não como argumento. Fique atento a isso.
-Na proposta de Intervenção falto você detalhar mais ela. É uma boa proposta porém ainda ta muito vaga. Tente detalhar mais falando como você vai fazer isso, por meio de que, e dê exemplos.
VanessaSilvadaSilva
Boa noite!
Bom, a sua redação não está ruim, so que tem alguns errinhos que tira muito os seus pontos.
Na introdução vc não deu argumentos bons para uma Boa tese.
O Desenvolvimento está bom vc apresentou dados e ideias mas achei que faltou mais um ponto de vista seu no segundo parágrafo do Desenvolvimeto.
Na minha minha opinião não vi muitos erros ortográficos ou repetições de palavras.
Achei que faltou conectivos bons para o começo dos paragrafos do Desenvolvimeto….
A estrutura do seu texto está boa, so tenta focar na sua proposta de intervenção pois ela ficou muito “vaga” pois não respondeu qual o meio/modo para a solução da problemática,faltou detalhadamento.
Na conclusão Achei que não precisava coloca “Portanto, indubitavelmente. Medidas são necessárias…” acho que só precisaria colocar “Portanto, medidas são necessárias para resolver essa problemática.”
Mas vc e bom, continue treinando!
Competência :
1- 160
2- 120
3-150
4- 120
5- 80
Nota: 630
DuardaAlves
A conclusão está muitíssimo vaga! Você disse que o Conselho tutelar precisa fazer com que as leis que já existem vailam de verdade. Mas como eles fariam isso? Você não apresentou o meio; disse também que o Governo precisa ajudar essas famílias através de aconselhamento… Ao meu ver, essa não é uma solução eficaz, mas adiante você disse que ele [o governo] precisa recolocar a criança as crianças na escola. Certo. Ok. Mas como eles fariam essa recolocação? Precisa citar o meio.
Você citou no parágrafro dois sobre a suposta “vontade” das famílias em colocar as crianças para trabalharem. Mas, em boa parte dos casos, não é por vontade da família, mas sim porque elas realmente NECESSITAM de outra mão trabalhando para que eles possam viver. Nisso, você já poderia puxar a questão da concentração de renda e da desigualdade exorbitante do capital existente no país que leva com que as crianças ingressem forçosamente – e muito cedo – no mercado de trabalho para ajudar as suas famílias.
A redação em si está boa… Só a conclusão que precisa ser mais trabalhada! Boa sorte! :)
LuaCampbell
Ryan! Tente escrever mais, a sua redação está muito pequena.
Na introdução você esqueceu de contextualizar o Brasil na causa da problemática!
No começo do segundo parágrafo você esqueceu de por um conectivo, poderia ter usado: Primeiramente, sobretudo, à principio,em primeiro lugar…
Têm algumas frases informais no texto que você tem que reformular como: “Faz-se ainda necessário salientar a pressão posta pela família para fazer o menor de idade trabalhar”
Para ficar melhor seria:
” Faz-se ainda necessário salientar acerca da pressão famíliar que é imposta sobre o menor para que trabalhe”
“Dessa maneira o conselho tutelar [deveria fazer] as leis que já existem no estatuto da criança e do adolescente [valer de verdade.]”
Melhor seria:
“Dessa maneira é crucial que o conselho tutelar coloque em vigor as leis que existem no estatuto da criança e do adolescente.”